Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Seria um acumulado razoável

y6WF55N.gif
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Agora fiquei assim:





240-777_SP.gif


Nas próximas saídas, quando ocorrerem os cortes, ninguém me vai aturar:

 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
é uma péssima ideia entusiasmar-se com uma Run isolada boa, como esta das 12h do GFS

É verdade é uma boa saída do Gfs mas não entrem em euforias vamos acompanhando e logo vemos o que o tempo nos reserva para a próxima semana.;)

Totalmente de acordo. Para já só podemos ver esta saída como uma tendência (ainda frágil), nada mais.

ainda nem sabemos se vai chover já estás a pensar no AA depois..

Concordo com todos e sei que depressa vem a próxima run com 0 mm de precipitação.
Mas dentro desta temática, o que não deixa de ser curioso é o facto do IPMA ter aumentado as probabilidades de precipitação para quase todo o país desde ontem e o AEMET ter esta previsão logo pela manhã.


Predicción
Válida para los días 22 al 26 de noviembre de 2017

Día 22 (miércoles)

Es probable que penetre un frente por el noroeste peninsular, con el consiguiente aumento de la probabilidad de precipitaciones en Galicia, y pudiendo ser persistentes o con cierta intensidad en el oeste. De manera más débil y dispersa no se descarta que puedan afectar a otras zonas del noroeste peninsular, y en Canarias también se esperan precipitaciones en islas occidentales; predominio en el resto de España del tiempo estable. Las temperaturas máximas podrán experimentar un ascenso en el litoral cantábrico y un descenso en amplias zonas de la mitad norte y en el oeste de Canarias. Vientos de componente sur con probables intervalos de fuerte en el litoral gallego.

Días 23, 24, 25 y 26 (jueves, viernes, sábado y domingo)

El frente que penetra por Galicia no muestra tendencia clara a extenderse al interior peninsular, por lo que la mayor probabilidad de precipitaciones queda restringida al noroeste peninsular; podrán ser localmente fuertes o persistentes en el oeste de Galicia y del Sistema Central, y con alguna incertidumbre a partir del viernes también es posible que se produzcan en Andalucía occidental, entorno de Pirineos, oeste de la meseta norte y de Extremadura. Continúa la probabilidad de precipitaciones en Canarias, principalmente en el oeste y norte del archipiélago. Las temperaturas podrán iniciar un descenso a partir del sábado. Vientos con predominio de la componente sur.

Coincidência ou não, creio que os meteorologistas estão como nós, esperançados numa mudança de padrão. :) Recordo-vos o meu post da passada segunda-feira, onde referia que o AO e o NAO iriam ter alterações para a próxima semana ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
O freemeteo.co.uk já está a dar para a minha localização 84mm até Sábado dia 25... será? Era bom!
Penso que esse site se baseia no GFS, já sabes como é. :p Estamos a uma semana disso, não vale a pena dares credibilidade a tal previsão. Antes, ainda temos de ter a certeza se chove ou não, quantos aos acumulados só mesmo 1 ou 2 dias antes.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)

Completando essa notícia:

SECA - SITUAÇÃO A 15 NOVEMBRO
2017-11-17 (IPMA)

O valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental entre 1 e 15 de novembro foi muito inferior ao normal e corresponde a apenas 24% do valor médio mensal.

De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, a 15 de novembro, verifica-se um aumento da área em situação de seca extrema em todo o território de Portugal Continental (Figura 1).

A 15 de novembro cerca de 6% do território estava em seca severa e 94% em seca extrema.

Quase todo o território está há cerca de 5/6 meses consecutivos em situação de seca severa e extrema, não se tendo verificado um desagravamento no início do outono como seria normal e se tem verificado em outras situações de seca.

A 15 de novembro, grande parte das regiões do interior e da região Sul de Portugal continental, apresentam valores de água no solo inferiores a 20%, sendo mesmo em alguns locais próximos ou iguais ao ponto de emurchecimento. Nas regiões do litoral Norte e Centro os valores variavam em geral entre 20 a 60 %.

A situação mais provável no final de novembro corresponde à continuação da severidade da seca, tendo em conta a previsão mensal do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF).


Imagens associadas

  • Figura 1, índice meteorológico de seca - PDSI - 15 novembro 2017

  • Figura 2, percentagem de água no solo
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
A incerteza do que virá é o tempero da meteorologia ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Esta saída gfs das 18z :D...
Chove tudo de uma vez em 3 ou 4 dias e depois Anticiclone novamente. Esperemos que não seja assim mas mesmo na saída das 12z estava igual. Seria a repetição do ano passado, de nada nos vale se assim for, apenas haveria enxurradas. Mas claro, vamos nos concentrar primeiro na precipitação da próxima semana que pelo menos já todos prevêem qualquer coisa e o resto depois logo se vê.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O GFS é tão mau quanto o GEM. Ou se preferirem, o GFS é tão bom quanto o GEM.



Infelizmente o UkMet é ainda mais fominha que o ECM. Os seus gráficos são bastante peculiares. Se há espaço livre há que preenchê-lo com uma frente.

xbmZfCr.gif


Voltando ao mais relevante, a previsão não é muito má (para os Açores, claro :D):

UW120-21_wsf0.GIF

UW144-21_vcq0.GIF


---

 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.