Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu sinceramente não acredito em mais nada do que meia-dúzia de pingas para aqui e para o centro/sul que de nada vão servir, nem sequer para se aproximar da média do mês.
Já saiu a previsão mensal da AEMET e só nas regiões mais a norte é que indica uma anomalia positiva na precipitação na última semana do ano, provavelmente vão se aproximar da média do mês ou ficar dentro dela.
E para o inicio de Janeiro também não estou a ver a coisa famosa...
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A tendência para a semana, após a "frente natalícia", parece claramente daquele tempo um bocadinho "aborrecido", mas que neste caso, pelo menos para as regiões a Norte poderá ser bastante bem-vindo.

Tempo morno, nublado, com chuva fraca, que tenderá a ser mais persistente e intensa nas regiões montanhosas por efeito da precipitação orográfica. Não é de admirar que os acumulados nessas zonas mais montanhosas no final do mês até sejam bastante razoáveis, o que poderá ser um alívio bem generoso para as bacias hidrográficas da metade norte do país. Uma situação à partida normal de Outono/Inverno, com fluxo persistente zonal, sem frentes muito activas devido à proximidade da dorsal a Sul.
Geralmente, quando estamos de "barriga cheia", é aquele padrão que nos faz rogar pragas, pois não tem nada de emocionante, e é completamente aniquilador de episódios frios. Mas na verdade, é o padrão típico de causar regime de precipitação normal no terço norte do país pelo menos. Neste caso, para essas zonas, a confirmar-se o que aparentam os modelos, será bem-vindo claro.

Já a Sul, infelizmente... A história continua a ser outra. Esse padrão obviamente pouca ou nenhuma precipitação trará, pelo menos a zonas mais planas. Quando muito algumas zonas montanhosas das Beiras e do Alto Alentejo podiam ter alguns acumulados minimamente razoáveis.
Ainda assim, pode ser que caiam alguns mm's preciosos entre nos dias 24 e 25 no extremo Sul, nomeadamente no Sotavento Algarvio, ainda antes da frente Atlântica, fruto daquela cut-off que virá em sentido retrógrado. Não acredito que dê muita coisa, parece apenas poder dar alguns aguaceiros no litoral, e claro, em regime de completa "lotaria". Mas todos os mm's serão bem vindos, e muitas vezes chove bem mais do que o esperado com este tipo de cut-off's aparentemente inofensivas.
Vamos lá ver...

Interessante e informativa análise, obrigado.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu não quero criar polémicas nem discussões (já o fórum as tem tido demais), e muito menos quero minimizar a gravidade da seca no sul do país, que persiste, e que não parece haver grandes sinais de melhorar muito...
Mas tenho de fazer este comentário:

A mim perturba-me um bocado insistirem no tipo de afirmação "Esta frente de nada serviu". "A chuva que aí vem nada vai fazer". Etc.., e têm sido imensos comentários nesse sentido.
Desculpem lá mas:

1) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off resolvem a seca? Não. Têm toda a razão, claro que não resolve. Mas também ninguém afirma isso acho eu, pelo menos no seu perfeito juízo! Até aqui tudo bem, e com esse tipo de afirmação posso concordar e corroborar.

2) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off não servem de nada? Sim! Claro que servem! Mais que não seja para não agravar ainda mais a seca! É melhor caírem 20-30mm , ou mesmo 5-10mm que não resolvem a seca, mas que a atenuam ou pelo menos não deixam agravar ainda mais? Ou é exactamente a mesma coisa isso não acontecer? Pelo teor de alguns posts mais parece que é exatamente igual. E isso é que não consigo concordar, não faz qualquer sentido, e me faz imensas "comichões".

Tenho visto dezenas e dezenas de comentários nesse sentido aqui no fórum ao longo destes meses.
Até posso estar a ser "picuinhas"... :D Mas às vezes parece que quase vai chegar ao ponto de se começar a ver comentários do tipo: "para caírem 10mm mais vale não cair nada! é igual!".
É igual o tanas desculpem lá! :p


PS: Mais uma nota, que infelizmente temos de ter noção. O padrão que está a instalar agora nesta altura, até é relativamente "normal". Muito mais chuva a norte que a sul. É o normal, e não seria problema se não viéssemos de um terrível padrão de (não) acumulado para trás. E sei que parece uma visão negativa ou quase de "gozo" para quem mais anseia a chuva no Sul, mas a verdade é que dado o estado actual da seca nessa região, um padrão dito "normal" para a época não vai resolver a seca no sul do país. Na realidade, para "resolver" a seca no sul do país num período relativamente curto, só mesmo ocorrendo um padrão anormal. Sim, porque um padrão com chuva muito acima da média em particular no sul, seria também sem dúvida um padrão anormal...
 
Última edição:
M

Membro excluído 274

Eu não quero criar polémicas nem discussões (já o fórum as tem tido demais), e muito menos quero minimizar a gravidade da seca no sul do país, que persiste, e que não parece haver grandes sinais de melhorar muito...
Mas tenho de fazer este comentário:

A mim perturba-me um bocado insistirem no tipo de afirmação "Esta frente de nada serviu". "A chuva que aí vem nada vai fazer". Etc.., e têm sido imensos comentários nesse sentido.
Desculpem lá mas:

1) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off resolvem a seca? Não. Têm toda a razão, claro que não resolve. Mas também ninguém afirma isso acho eu, pelo menos no seu perfeito juízo! Até aqui tudo bem, e com esse tipo de afirmação posso concordar e corroborar.

2) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off não servem de nada? Sim! Claro que servem! Mais que não seja para não agravar ainda mais a seca! É melhor caírem 20-30mm , ou mesmo 5-10mm que não resolvem a seca, mas que a atenuam ou pelo menos não deixam agravar ainda mais? Ou é exactamente a mesma coisa isso não acontecer? Pelo teor de alguns posts mais parece que é exatamente igual. E isso é que não consigo concordar, não faz qualquer sentido, e me faz imensas "comichões".

Tenho visto dezenas e dezenas de comentários nesse sentido aqui no fórum ao longo destes meses.
Até posso estar a ser "picuinhas"... :D Mas às vezes parece que quase vai chegar ao ponto de se começar a ver comentários do tipo: "para caírem 10mm mais vale não cair nada! é igual!".
É igual o tanas desculpem lá! :p

Tens toda a razão, muitas vezes são as nossas emoções que se sobrepõem à razão.
Também eu te agredeço pelas tuas sábias palavras.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde!

Os modelos na última semana deste ano prevêem maior probabilidade de ocorrência de precipitação a Norte do País. Se chove a Norte pode ser que venha parar qualquer coisa a sul. Mesmo sendo pouca, será sempre bem vinda, apesar de pouco contribuir para aliviar a seca.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
@rozzo, não é picuinhas é piegas. :D

O ECM ainda dá uns belos 20 a 30 mm no Sotavento Algarvio durante o Natal, já o GFS aniquilou quase tudo, mas depende da dita cuja. Já vi situações destas, renderem mais do que aquilo que prevê os modelos e outras vezes chover menos e outras vezes em que não se prevê nada e cai 50 mm em 1 hora, como aconteceu em Fevereiro deste ano. :rolleyes:
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Como o @rozzo disse, não subestimem a precipitação orográfica. Este tipo de precipitação é algo que os modelos negligenciam. Como exemplo mais recente tivemos a tempestade Ana, onde ainda antes de a frente propriamente dita ter passado já havia muitas zonas do norte do pais com acumulados muito próximos e até superiores aos 100mm.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e belem

MipsUc

Cumulus
Registo
7 Nov 2017
Mensagens
124
Local
Carregal do Sal - Pardieiros (320m)
Eu não quero criar polémicas nem discussões (já o fórum as tem tido demais), e muito menos quero minimizar a gravidade da seca no sul do país, que persiste, e que não parece haver grandes sinais de melhorar muito...
Mas tenho de fazer este comentário:

A mim perturba-me um bocado insistirem no tipo de afirmação "Esta frente de nada serviu". "A chuva que aí vem nada vai fazer". Etc.., e têm sido imensos comentários nesse sentido.
Desculpem lá mas:

1) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off resolvem a seca? Não. Têm toda a razão, claro que não resolve. Mas também ninguém afirma isso acho eu, pelo menos no seu perfeito juízo! Até aqui tudo bem, e com esse tipo de afirmação posso concordar e corroborar.

2) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off não servem de nada? Sim! Claro que servem! Mais que não seja para não agravar ainda mais a seca! É melhor caírem 20-30mm , ou mesmo 5-10mm que não resolvem a seca, mas que a atenuam ou pelo menos não deixam agravar ainda mais? Ou é exactamente a mesma coisa isso não acontecer? Pelo teor de alguns posts mais parece que é exatamente igual. E isso é que não consigo concordar, não faz qualquer sentido, e me faz imensas "comichões".

Tenho visto dezenas e dezenas de comentários nesse sentido aqui no fórum ao longo destes meses.
Até posso estar a ser "picuinhas"... :D Mas às vezes parece que quase vai chegar ao ponto de se começar a ver comentários do tipo: "para caírem 10mm mais vale não cair nada! é igual!".
É igual o tanas desculpem lá! :p


PS: Mais uma nota, que infelizmente temos de ter noção. O padrão que está a instalar agora nesta altura, até é relativamente "normal". Muito mais chuva a norte que a sul. É o normal, e não seria problema se não viéssemos de um terrível padrão de (não) acumulado para trás. E sei que parece uma visão negativa ou quase de "gozo" para quem mais anseia a chuva no Sul, mas a verdade é que dado o estado actual da seca nessa região, um padrão dito "normal" para a época não vai resolver a seca no sul do país. Na realidade, para "resolver" a seca no sul do país num período relativamente curto, só mesmo ocorrendo um padrão anormal. Sim, porque um padrão com chuva muito acima da média em particular no sul, seria também sem dúvida um padrão anormal...

Muito bem escrito.
Acho que esta mensagem devia estar no inicio de cada página deste tópico para ver se alguns membros interiorizam estas palavras. Não existe essa função no fórum? É que às vezes uma pessoa fica aborrecida ao vir aqui e ler cada disparate.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Eu não quero criar polémicas nem discussões (já o fórum as tem tido demais), e muito menos quero minimizar a gravidade da seca no sul do país, que persiste, e que não parece haver grandes sinais de melhorar muito...
Mas tenho de fazer este comentário:

A mim perturba-me um bocado insistirem no tipo de afirmação "Esta frente de nada serviu". "A chuva que aí vem nada vai fazer". Etc.., e têm sido imensos comentários nesse sentido.
Desculpem lá mas:

1) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off resolvem a seca? Não. Têm toda a razão, claro que não resolve. Mas também ninguém afirma isso acho eu, pelo menos no seu perfeito juízo! Até aqui tudo bem, e com esse tipo de afirmação posso concordar e corroborar.

2) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off não servem de nada? Sim! Claro que servem! Mais que não seja para não agravar ainda mais a seca! É melhor caírem 20-30mm , ou mesmo 5-10mm que não resolvem a seca, mas que a atenuam ou pelo menos não deixam agravar ainda mais? Ou é exactamente a mesma coisa isso não acontecer? Pelo teor de alguns posts mais parece que é exatamente igual. E isso é que não consigo concordar, não faz qualquer sentido, e me faz imensas "comichões".

Tenho visto dezenas e dezenas de comentários nesse sentido aqui no fórum ao longo destes meses.
Até posso estar a ser "picuinhas"... :D Mas às vezes parece que quase vai chegar ao ponto de se começar a ver comentários do tipo: "para caírem 10mm mais vale não cair nada! é igual!".
É igual o tanas desculpem lá! :p


PS: Mais uma nota, que infelizmente temos de ter noção. O padrão que está a instalar agora nesta altura, até é relativamente "normal". Muito mais chuva a norte que a sul. É o normal, e não seria problema se não viéssemos de um terrível padrão de (não) acumulado para trás. E sei que parece uma visão negativa ou quase de "gozo" para quem mais anseia a chuva no Sul, mas a verdade é que dado o estado actual da seca nessa região, um padrão dito "normal" para a época não vai resolver a seca no sul do país. Na realidade, para "resolver" a seca no sul do país num período relativamente curto, só mesmo ocorrendo um padrão anormal. Sim, porque um padrão com chuva muito acima da média em particular no sul, seria também sem dúvida um padrão anormal...

Excelente post! Revejo-me totalmente no seu conteúdo! :thumbsup:

O conjunto de pequenas precipitações que temos tido desde Outubro serviram para pelo menos não estarmos ainda pior. Não vi aqui ninguém a dizer - "Bem, caíram 30mm no Alentejo, o assunto da seca está resolvido", no entanto o choradinho continua, de cada vez que cai meia dúzia de milímetros "Ah e tal isto não serve para nada" Serve sim! E muito! Já vai nascendo alguma erva importante para o gado e permite algum alivio à flora silvestre (estão a morrer milhares de sobreiros, para os que ficam qualquer pingo que caia vale ouro).

É insuficiente para o que precisamos? É, claramente é muito insuficiente! Mas é o que há, e quanto a isso não podemos fazer nada! Se a lamentação constante servisse para enviar o AA para Marte também me juntava à ladainha! :D
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Podemos dizer com alguma certeza, baseada na tendência dos modelos e na informação a 10 dias do IPMA, que o Natal e a passagem de ano serão molhadas em especial no norte e centro do país.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Última Hora

Chuva vem para a consoada e fica até ao fim do ano.

A chuva regressa a Portugal continental para a noite de consoada e fica pelo menos uma semana, até ao último dia de 2017.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no dia 24 de dezembro "o céu irá apresentar-se temporariamente muito nublado, com possibilidade de períodos de chuva fraca, mais provável no litoral".

Consequências do deslocamento do anticiclone para sudoeste, que permite a chegada de uma depressão, irá afetar o estado do tempo nos dias 25 e 26. "Para o dia de Natal, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que irão aumentar de frequência e intensidade a partir da tarde nas regiões Norte e Centro", lê-se no comunicado do IPMA.

"Há condições para queda de neve acima de 1400 metros de altitude a partir do final da tarde" do dia 25 e 26. "O vento será do quadrante sul, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 70 km/h, nas terras altas", acrescenta o IPMA.

A chuva vem para ficar, pelo menos, até ao dia 31. Segundo as previsões, a última noite do ano será fria mas seca, ideal para quem planeou a passagem de ano na rua.

Entre esta tarde e a consoada vão duas noites, frias e secas, segundo o IPMA, e um dia de sábado com "céu pouco nublado ou limpo, com condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal". O vento "será geralmente fraco", lê-se, ainda, no comunicado.

https://www.jn.pt/nacional/interior/chuva-vem-para-a-consoada-e-fica-ate-ao-fim-do-ano-9004997.html
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Teya

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Já sabemos que é o criador de antípoles :D

Anticiclone - Antílope - Antípoles :lmao::lmao::lmao: Esta evolução é linda!


Eu não quero criar polémicas nem discussões (já o fórum as tem tido demais), e muito menos quero minimizar a gravidade da seca no sul do país, que persiste, e que não parece haver grandes sinais de melhorar muito...
Mas tenho de fazer este comentário:

A mim perturba-me um bocado insistirem no tipo de afirmação "Esta frente de nada serviu". "A chuva que aí vem nada vai fazer". Etc.., e têm sido imensos comentários nesse sentido.
Desculpem lá mas:

1) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off resolvem a seca? Não. Têm toda a razão, claro que não resolve. Mas também ninguém afirma isso acho eu, pelo menos no seu perfeito juízo! Até aqui tudo bem, e com esse tipo de afirmação posso concordar e corroborar.

2) Uma frente de 30mm ou 10mm nuns aguaceiros de uma cut-off não servem de nada? Sim! Claro que servem! Mais que não seja para não agravar ainda mais a seca! É melhor caírem 20-30mm , ou mesmo 5-10mm que não resolvem a seca, mas que a atenuam ou pelo menos não deixam agravar ainda mais? Ou é exactamente a mesma coisa isso não acontecer? Pelo teor de alguns posts mais parece que é exatamente igual. E isso é que não consigo concordar, não faz qualquer sentido, e me faz imensas "comichões".

Tenho visto dezenas e dezenas de comentários nesse sentido aqui no fórum ao longo destes meses.
Até posso estar a ser "picuinhas"... :D Mas às vezes parece que quase vai chegar ao ponto de se começar a ver comentários do tipo: "para caírem 10mm mais vale não cair nada! é igual!".
É igual o tanas desculpem lá! :p


PS: Mais uma nota, que infelizmente temos de ter noção. O padrão que está a instalar agora nesta altura, até é relativamente "normal". Muito mais chuva a norte que a sul. É o normal, e não seria problema se não viéssemos de um terrível padrão de (não) acumulado para trás. E sei que parece uma visão negativa ou quase de "gozo" para quem mais anseia a chuva no Sul, mas a verdade é que dado o estado actual da seca nessa região, um padrão dito "normal" para a época não vai resolver a seca no sul do país. Na realidade, para "resolver" a seca no sul do país num período relativamente curto, só mesmo ocorrendo um padrão anormal. Sim, porque um padrão com chuva muito acima da média em particular no sul, seria também sem dúvida um padrão anormal...

Subscrevo!

Aproveito para desejar boas festas e votos de um excelente Inverno a começar com a chegada da chuva nos próximos dias.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Semana toda de chuva quando metade do pais não vai ver chuva.. Será q o GFS é assim tão mau?não me parece!


Mais de metade do país não vai ver chuva , para aqui no Natal se chover vai ser uns 4 mm ou menos , e depois o resto da semana deve chover muito pouco ou mesmo nada , o mais provável é nada , mais um mês seco , enfim já nem tenho esperanças para nenhum mês , os modelos prometem tanto mas acaba por não acontecer nada , aliás temos tido temperaturas primaveris , temperaturas dignas de março/abril , a seca está a se a agravar novamente e se continuar assim , então vamos ter das secas mais longas em portugal , para a semana aumentam mais as mínimas e as temperaturas máximas vão continuar primaveris sem grandes alterações , poderão até ir aos 20 graus ou mesmo ultrapassar para a semana .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Mais de metade do país não vai ver chuva , para aqui no Natal se chover vai ser uns 4 mm ou menos , e depois o resto da semana deve chover muito pouco ou mesmo nada , o mais provável é nada , mais um mês seco , enfim já nem tenho esperanças para nenhum mês , os modelos prometem tanto mas acaba por não acontecer nada , aliás temos tido temperaturas primaveris , temperaturas dignas de março/abril , a seca está a se a agravar novamente e se continuar assim , então vamos ter das secas mais longas em portugal , para a semana aumentam mais as mínimas e as temperaturas máximas vão continuar primaveris sem grandes alterações , poderão até ir aos 20 graus ou mesmo ultrapassar para a semana .
E raios de sol irão cair, tipo chuva , cuidado é preciso muito cuidado :facepalm:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.