Seguimento Meteorológico Livre 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Davidmpb 1 Jan 2019 às 17:12.

1. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Neve em Setembro? seria uma novidade. Pois eu ja ficava satisfeito com granizo ou mesmo chuva normalíssima, mas consistente .

2. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Eu não disse que era agora, pois não? É o meu desejo constante. Vale sempre. Desse que venha.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    jamestorm gostou disto.
  3. pe5cinco5

pe5cinco5
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Nov 2014
    Local:
    Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
    Neve no mês de setembro na Península Ibérica? Só se for nos Pirenéus :lol:

Mas sim, desejos temos todos. Eu cá escolho chuva para ver a paisagem verde e que haja muito e bom fruto para a agricultura que mais tarde vai parar às nossas mesas. :)

"Charneca" Mundial gostou disto.
  4. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Este tópico não é o Seguimento Meteorológico Livre Setembro de 2019. É Seguimento Meteorológico Livre 2019.

pe5cinco5 gostou disto.
  5. microcris

microcris
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Set 2017
    Local:
    Arouca
    Deixem lá a chuva para o tempo dela (a não ser uma ou outra trovoada). O pessoal quer apanhar as uvas e o milho

Pedro1993 gostou disto.
  6. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    De acordo com o índice PDSI no final agosto mantém-se a situação de seca meteorológica, verificando-se ligeiro desagravamento em alguns locais das regiões do norte e centro. Assim no final de agosto quase todo o território do continente estava em situação de seca meteorológica, sendo que cerca de 35 % estava nas classes de seca severa e extrema. Na Tabela apresenta-se a percentagem do território nas várias classes do índice PDSI. .

• normal: 1.2%
    • seca fraca: 34.3%
    • seca moderada: 29.6%
    • seca severa: 22.9%
    • seca extrema: 12.0%

http://www.ipma.pt/pt/oclima/observatorio.secas/

7. microcris

microcris
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Set 2017
    Local:
    Arouca
    Eu sei que a maior parte do país está em situação se seca.
    Sem ir ver os dados relativos à precipitação de Setembro, parece-me que é normal ter aguaceiros em Setembro e não chuva a serio. Parece que o pessoal quer que de repente chova tudo o que não choveu no inverno passado.
    Sim senhor, precisamos de chuva. Mas que venha quando é "normal" vir, que pelo que me lembro, deve ser mais a partir de Outubro.

remember gostou disto.
  8. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    em anos normais, não como os últimos que é seca de chuva, lembro me que na segunda quinzena de Setembro por vezes já aparecia as primeiras chuvas, veremos sábado, gfs agora até tem para o sul também

9. Aurélio Carvalho

Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Out 2018
    Local:
    Faro
    Sim já teremos alguma chuva no fim de semana não será muita nem costuma, ser por esta altura.
    O normal por Esta altura é aparecer às primeiras chuvas pelo noroeste e arrefecer pela última semana. O normal em Setembro no sul é chover pouco!!

"Charneca" Mundial gostou disto.
  10. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    As vindimas estão já praticamente na recta final, e quando ao milho, uns já estão a colher, enquanto que ainda esta semana passei por uns campos de milho que ainda estavam a regar, por isso, esses ainda vão demorar, pelo menos mais umas boas semanas, hoje em dia com os secadores, á chegada da recepção deste cereal, por vezes ainda se debulha nos meses de outubro e novembro.

11. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Mas já que a situação de seca não é algo normal (embora cada vez mais recorrente), podemos também fugir à regra e querermos já alguma chuva que tanta falta faz. Se estamos com falta de água, quanto mais cedo ela vier, melhor.

O normal é eu receber o meu salário no fim do mês, mas se eu neste momento já tiver a conta a zeros, vou querer já receber o meu dinheiro, certo? :lol:

Sinceramente, não são estes aguaceiros fortes e repentinos que vão resolver a situação de seca. Todos sabemos que numa carga de água os solos estando secos não conseguem absorver a chuva da mesma maneira do que se fosse numa frente fria, onde até pode chover a mesma quantidade mas num período mais alargado (em vez de caírem 30mm em 1h, se fosse em 6 horas seria muito melhor), isto para já não falar do eventual estrago de culturas.

12. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Esses 15 a 20 mm no Algarve são quase 2 vezes a média do mês, mas feita num dia ou dois. Se chover como dizem os modelos, será bastante bom, sobretudo para o Algarve e para o Interior Centro. :pray::viva:

Já por aqui a média não deverá ser feita, mas 7 a 10 mm não é nada mau... :rain:

13. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    A frente prevista para sábado parece trazer bastante chuva e de forma generalizada, que venha ela o mais rápido possível está tudo muito seco.:pray:

14. Aurélio Carvalho

Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Out 2018
    Local:
    Faro
    Nestas runs das 12h para o sul nem se passa dos 3 mm... mal da para apagar o pó!!

jamestorm e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  15. microcris

microcris
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Set 2017
    Local:
    Arouca
    Tinto e branco por apanhar. Não é grande coisa, praí uns 1500l e tinto e uns 1000 de branco.
    O milho está agora a amadurecer, um bocado atrasado.
    Eu sei que é um tema polémico mas, o verão esteve bem longe ser o que normalmente é para os lados de Arouca. Então em Aveiro (cidade), foi uma desgraça.

De acordo. Mas mesmo assim, a frente fria, se esperasse mais uma semanita, não era defeito :P

jamestorm, Duarte Sousa e Pedro1993 gostaram disto.

Partilhar esta Página