Seguimento Meteorológico Livre 2019



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
Deixem lá a chuva para o tempo dela (a não ser uma ou outra trovoada). O pessoal quer apanhar as uvas e o milho

De acordo com o índice PDSI no final agosto mantém-se a situação de seca meteorológica, verificando-se ligeiro desagravamento em alguns locais das regiões do norte e centro. Assim no final de agosto quase todo o território do continente estava em situação de seca meteorológica, sendo que cerca de 35 % estava nas classes de seca severa e extrema. Na Tabela apresenta-se a percentagem do território nas várias classes do índice PDSI. .

  • normal: 1.2%
  • seca fraca: 34.3%
  • seca moderada: 29.6%
  • seca severa: 22.9%
  • seca extrema: 12.0%
sECc5Wp.png


http://www.ipma.pt/pt/oclima/observatorio.secas/
 

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré
De acordo com o índice PDSI no final agosto mantém-se a situação de seca meteorológica, verificando-se ligeiro desagravamento em alguns locais das regiões do norte e centro. Assim no final de agosto quase todo o território do continente estava em situação de seca meteorológica, sendo que cerca de 35 % estava nas classes de seca severa e extrema. Na Tabela apresenta-se a percentagem do território nas várias classes do índice PDSI. .

  • normal: 1.2%
  • seca fraca: 34.3%
  • seca moderada: 29.6%
  • seca severa: 22.9%
  • seca extrema: 12.0%
sECc5Wp.png


http://www.ipma.pt/pt/oclima/observatorio.secas/

Eu sei que a maior parte do país está em situação se seca.
Sem ir ver os dados relativos à precipitação de Setembro, parece-me que é normal ter aguaceiros em Setembro e não chuva a serio. Parece que o pessoal quer que de repente chova tudo o que não choveu no inverno passado.
Sim senhor, precisamos de chuva. Mas que venha quando é "normal" vir, que pelo que me lembro, deve ser mais a partir de Outubro.
 
  • Gosto
Reactions: remember

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Eu sei que a maior parte do país está em situação se seca.
Sem ir ver os dados relativos à precipitação de Setembro, parece-me que é normal ter aguaceiros em Setembro e não chuva a serio. Parece que o pessoal quer que de repente chova tudo o que não choveu no inverno passado.
Sim senhor, precisamos de chuva. Mas que venha quando é "normal" vir, que pelo que me lembro, deve ser mais a partir de Outubro.

em anos normais, não como os últimos que é seca de chuva, lembro me que na segunda quinzena de Setembro por vezes já aparecia as primeiras chuvas, veremos sábado, gfs agora até tem para o sul também
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Sim já teremos alguma chuva no fim de semana não será muita nem costuma, ser por esta altura.
O normal por Esta altura é aparecer às primeiras chuvas pelo noroeste e arrefecer pela última semana. O normal em Setembro no sul é chover pouco!!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Deixem lá a chuva para o tempo dela (a não ser uma ou outra trovoada). O pessoal quer apanhar as uvas e o milho

As vindimas estão já praticamente na recta final, e quando ao milho, uns já estão a colher, enquanto que ainda esta semana passei por uns campos de milho que ainda estavam a regar, por isso, esses ainda vão demorar, pelo menos mais umas boas semanas, hoje em dia com os secadores, á chegada da recepção deste cereal, por vezes ainda se debulha nos meses de outubro e novembro.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
Eu sei que a maior parte do país está em situação se seca.
Sem ir ver os dados relativos à precipitação de Setembro, parece-me que é normal ter aguaceiros em Setembro e não chuva a serio. Parece que o pessoal quer que de repente chova tudo o que não choveu no inverno passado.
Sim senhor, precisamos de chuva. Mas que venha quando é "normal" vir, que pelo que me lembro, deve ser mais a partir de Outubro.

Mas já que a situação de seca não é algo normal (embora cada vez mais recorrente), podemos também fugir à regra e querermos já alguma chuva que tanta falta faz. Se estamos com falta de água, quanto mais cedo ela vier, melhor.

O normal é eu receber o meu salário no fim do mês, mas se eu neste momento já tiver a conta a zeros, vou querer já receber o meu dinheiro, certo? :lol:

Sinceramente, não são estes aguaceiros fortes e repentinos que vão resolver a situação de seca. Todos sabemos que numa carga de água os solos estando secos não conseguem absorver a chuva da mesma maneira do que se fosse numa frente fria, onde até pode chover a mesma quantidade mas num período mais alargado (em vez de caírem 30mm em 1h, se fosse em 6 horas seria muito melhor), isto para já não falar do eventual estrago de culturas.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
☔ CHUVA ☔
Válido para os dias 21 e 22 de setembro de 2019

Prevê-se que uma cut-off, de origem fria, influenciada por uma perturbação de NO, possa vir a afetar Portugal Continental, com episódios de precipitação significativos para o fim de semana.

Nota: concordância entre GFS e ECM!


GFS

Perturbação de origem fria a aproximar-se do NO da Península Iberíca
anim_qbu1.gif


Com anomalia negativa de Geopotencial, o que por si já prova que o tempo irá arrefecer

anim_myh4.gif


Cut-off a aproximar-se de Portugal Continental
anim_zzp9.gif


Acumulações acima dos 30 mm na região do Minho e acima dos 10 mm em Lisboa e no Porto
102-777SP.GIF


Formação de Jet Stream, na região Norte, nos altos níveis da atmosfera
anim_krr5.gif


Muita atenção ao vento que irá soprar com rajadas fortes na região do litoral centro e litoral norte, possivelmente com rajadas acima dos 70 km/h

anim_dwz3.gif


Preparem-se para passar o dia de Sábado nublado

anim_uus3.gif



Temperaturas

ISO 6 a 850 hPa

anim_mvv6.gif


Com isto, as temperaturas irão descer para valores abaixo dos 10ºC em boa parte do interior centro e norte de portugal continental

anim_xlm5.gif



ECM

Previsão de acumulado de precipitação, em 24h. Além do GFS, este modelo também mostra precipitação em torno dos 10 mm para Lisboa (talvez até acima), enquanto que na região Norte coloca mais, possivelmente até acima dos 35/40 mm.
y48ODtm.png



-----------------------------------------------------

Vamos ver se é desta que finalmente temos um episódio de precipitação, de rega para o País, após um Verão que foi, na maior parte, seco.


Esses 15 a 20 mm no Algarve são quase 2 vezes a média do mês, mas feita num dia ou dois. Se chover como dizem os modelos, será bastante bom, sobretudo para o Algarve e para o Interior Centro. :pray::viva:

Já por aqui a média não deverá ser feita, mas 7 a 10 mm não é nada mau... :rain:
 

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré
As vindimas estão já praticamente na recta final, e quando ao milho, uns já estão a colher, enquanto que ainda esta semana passei por uns campos de milho que ainda estavam a regar, por isso, esses ainda vão demorar, pelo menos mais umas boas semanas, hoje em dia com os secadores, á chegada da recepção deste cereal, por vezes ainda se debulha nos meses de outubro e novembro.

Tinto e branco por apanhar. Não é grande coisa, praí uns 1500l e tinto e uns 1000 de branco.
O milho está agora a amadurecer, um bocado atrasado.
Eu sei que é um tema polémico mas, o verão esteve bem longe ser o que normalmente é para os lados de Arouca. Então em Aveiro (cidade), foi uma desgraça.

Mas já que a situação de seca não é algo normal (embora cada vez mais recorrente), podemos também fugir à regra e querermos já alguma chuva que tanta falta faz. Se estamos com falta de água, quanto mais cedo ela vier, melhor.

O normal é eu receber o meu salário no fim do mês, mas se eu neste momento já tiver a conta a zeros, vou querer já receber o meu dinheiro, certo? :lol:

Sinceramente, não são estes aguaceiros fortes e repentinos que vão resolver a situação de seca. Todos sabemos que numa carga de água os solos estando secos não conseguem absorver a chuva da mesma maneira do que se fosse numa frente fria, onde até pode chover a mesma quantidade mas num período mais alargado (em vez de caírem 30mm em 1h, se fosse em 6 horas seria muito melhor), isto para já não falar do eventual estrago de culturas.

De acordo. Mas mesmo assim, a frente fria, se esperasse mais uma semanita, não era defeito :P