Seguimento Meteorológico Livre 2019

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
Acho que o sobreiro até é uma espécie que prefere zonas mais frescas e húmidas do que as que se situam no Baixo Alentejo (Interior).
Em Mértola deveria ser mais comum a azinheira, essa sim, bem melhor adaptada a situações de seca.
mto provavelmente deve ser azinheira sim, mas qualquer forma estavam a morrer...bastantes áreas com árvores doentes e outras secas.

Infelizmente não consigo encontrar o video da reportagem na pagina da rtp, hoje so tem vídeos sobre as eleições.
 
Última edição:


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
mto provavelmente deve ser azinheira sim, mas qualquer forma estavam a morrer...bastantes áreas com árvores doentes e outras secas.

Infelizmente não consigo encontrar o video da reportagem na pagina da rtp, hoje so tem vídeos sobre as eleições.

Eu também vi essa mesma reportagem da RTP, e fiquei ainda mais sensibilizado, ao ver o estado em que estão muitas dessas barragens, e como estão os terrenos, feitos em pó.
Hoje mesmo vi vários sobreiros jovens e outros já adultos, alguns já secos, e outros que para lá caminham, e numa zona com lençõl freático baixo, como é a zona do Paúl do Boquilobo.
 
  • Gosto
Reactions: jamestorm

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Modelos a adiar a mudança de panorama meteorológico é a nossa triste sina... Não sei vocês, mas este prolongamento do tempo quente e estável, altera-me o humor e o bem-estar... São demasiados meses sem precipitação considerável, AA em modo eterno e calor exagerado para a época do ano...
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
Sim tb me faz mal, sente-se logo aquele enjoo deprimente...não gosto do calor doentio quando se estende assim para este época do ano. Sou daqueles que se dá melhor com a época mais fria do ano, embora aprecie o sol no Verão. Cada coisa na sua altura.
O meu avô dava-se tão mal com o tempo quente, que até chegava a vomitar e deixava de comer nos dias de grande calor...só bebia água. Era algo fisiológico mesmo.

Quanto à mudança de padrão, na verdade já não acredito que aconteça este mês, mas sim em Novembro.

Modelos a adiar a mudança de panorama meteorológico é a nossa triste sina... Não sei vocês, mas este prolongamento do tempo quente e estável, altera-me o humor e o bem-estar... São demasiados meses sem precipitação considerável, AA em modo eterno e calor exagerado para a época do ano...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Já viram isto? Impressionante!



As anomalias positivas da temperatura da água do mar nessa área do Pacífico poderão ter contribuído para isso com esses +1,5 ºC... Sempre li que é o "combustível preferido" das tempestades tropicais...

anomnight.10.3.2019.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Logo no inicio do vídeo, o leito do rio, mais se parece com um swale, pois é onde as "paredes" são mais acentuadas, esse caudal mais se parece com o de uma ribeira que está quase a secar, ás portas do verão.
Pelo aspecto, não sei esse pouco caudal vai aguentar mais uns dias/ semanas de calor, até que não seque mesmo por completo.

@Aurélio Carvalho, venha ela, que eu cá estou á espera.