Seguimento Meteorológico Livre 2019

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Já vi aqui comentários penso do nosso membro C0ldPT a referir-se a valores de ISO -2, etc. Gostava de perceber se estou certo ao que penso sobre isso. Quando falam sobre ISO estão a referir-se á Temperatura a 850hPa. Segundo percebi para haver neve é preciso conjugar a temperatura do ar a 2m próximos de 0 com valores negativos da Temperatura a 850hPa. Nesta última saída teríamos Temperatura a 850hPa entre -2 e -4 o que seria muito bom para haver neve no meu entender. Gostava de saber se o meu raciocino está correcto.
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e luismeteo3


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Já vi aqui comentários penso do nosso membro C0ldPT a referir-se a valores de ISO -2, etc. Gostava de perceber se estou certo ao que penso sobre isso. Quando falam sobre ISO estão a referir-se á Temperatura a 850hPa. Segundo percebi para haver neve é preciso conjugar a temperatura do ar a 2m próximos de 0 com valores negativos da Temperatura a 850hPa. Nesta última saída teríamos Temperatura a 850hPa entre -2 e -4 o que seria muito bom para haver neve no meu entender. Gostava de saber se o meu raciocino está correcto.
A ISO é a temperatura a 850hpa (sensivelmente 1500m de altitude, variando). Quanto às isos -2 a -4 geralmente são insuficientes para neve a cotas baixas/muito baixas, dependendo também da temperatura a 500hpa, preferencialmente abaixo dos -30ºC (entre muitos outros fatores). :)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Pensava que neste fórum havia mais amantes do frio! Sei que em termos de chuva isto esta literalmente uma seca, mas estamos a ter um dos janeiros com média das mínimas mais baixa até ao momento
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Já vi aqui comentários penso do nosso membro C0ldPT a referir-se a valores de ISO -2, etc. Gostava de perceber se estou certo ao que penso sobre isso. Quando falam sobre ISO estão a referir-se á Temperatura a 850hPa. Segundo percebi para haver neve é preciso conjugar a temperatura do ar a 2m próximos de 0 com valores negativos da Temperatura a 850hPa. Nesta última saída teríamos Temperatura a 850hPa entre -2 e -4 o que seria muito bom para haver neve no meu entender. Gostava de saber se o meu raciocino está correcto.
Resumindo se o que te interessa é frio e neve segue a linha 528dam.

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: dvieira

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
zH1odRl.jpg


A crista anticiclónica vai manter a colossal anomalia nos próximos dias.

PoH34vq.png
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Já vi aqui comentários penso do nosso membro C0ldPT a referir-se a valores de ISO -2, etc. Gostava de perceber se estou certo ao que penso sobre isso. Quando falam sobre ISO estão a referir-se á Temperatura a 850hPa. Segundo percebi para haver neve é preciso conjugar a temperatura do ar a 2m próximos de 0 com valores negativos da Temperatura a 850hPa. Nesta última saída teríamos Temperatura a 850hPa entre -2 e -4 o que seria muito bom para haver neve no meu entender. Gostava de saber se o meu raciocino está correcto.
Mais um detalhe... Como foi aqui escrito e bem, a temperatura aos 850hPa representa o valor perto dos 1500m geralmente. Mas atenção que em saídas como as de ontem do europeu ou a do chinês hoje, vê-se uma área depressionária enorme associada à bolsa de ar frio. Ou seja, nessas cartas o nível dos 850hPa está bem mais baixo nessa zona, perto dos 1200m. Quero com isto dizer que em cartas invulgares assim valores modestos de -2/-4 dessa variável são enganadoras. E aos tais 1500m aproximadamente que temos como referência, os valores da temperatura são mais baixos claro.
Em saídas como a do europeu hoje isso já é menos relevante para nós, pois temos valores mais "normais" do geopotencial sobre a nossa região.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Ainda tudo muito indefinido nos modelos mas teremos chuva para os próximos 15 dias que será maioritariamente fraca.
Não será chuva para encher barragens mas pelos ajuda nas hortas.
Com este cenário eu diria que nem aos 15 mm chegarei ao fim do mês !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Fico com a impressão que fora dalguns lugares mais altos, a temperatura tem andado abaixo do normal, e as mínimas bem abaixo: pode não ter havido nenhum dia super extremado em que há lugares com mínimas de -10 °C, mas tem havido sequências bastante grandes de mínimas abaixo do normal, mesmo que sejam só 2/3 °C abaixo do normal nalguns sítios, têm sido bastante persistentes

Por aqui nem se fala, não me lembro de ter uma sequência de mínimas assim consecutivas abaixo ou proximas dos 0ºC. Desde finais de Dezembro que ando abaixo dos 3ºC todas as noites. Vale que de dia sobe até aos 17ºC para compensar a coisa...

Mesmo no Algarve tem estado bastante frio que não é muito comum, então em Sagres a mínima mais alta foi de 6.1ºC nos últimos 10 dias, com mínimas sempre abaixo dos 4ºC. Sagres, não é propriamente um sítio muito frio. :cold:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Ainda tudo muito indefinido nos modelos mas teremos chuva para os próximos 15 dias que será maioritariamente fraca.
Não será chuva para encher barragens mas pelos ajuda nas hortas.
Com este cenário eu diria que nem aos 15 mm chegarei ao fim do mês !!
só eu e tu é que somos realistas... tudo a sonhar com neve e nós só queriamos chuvaaaaaa
os famosos sites de noticias que andam desde dezembro a anunciar mudanças de padrão já estão a começar a ficar mal vistos, já o ano passado foi assim, andaram 3 meses a anunciar que a mudança de padrão era no final do mes x e depois no final do mes y... tem de ser mais realistas , tudo so nos sabemos que aqui só reina o AAAAA
 
  • Gosto
Reactions: Tyna e Gerofil

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Fico com a impressão que fora dalguns lugares mais altos, a temperatura tem andado abaixo do normal, e as mínimas bem abaixo: pode não ter havido nenhum dia super extremado em que há lugares com mínimas de -10 °C, mas tem havido sequências bastante grandes de mínimas abaixo do normal, mesmo que sejam só 2/3 °C abaixo do normal nalguns sítios, têm sido bastante persistentes

Por aqui nem se fala, não me lembro de ter uma sequência de mínimas assim consecutivas abaixo ou proximas dos 0ºC. Desde finais de Dezembro que ando abaixo dos 3ºC todas as noites. Vale que de dia sobe até aos 17ºC para compensar a coisa...

Mesmo no Algarve tem estado bastante frio que não é muito comum, então em Sagres a mínima mais alta foi de 6.1ºC nos últimos 10 dias, com mínimas sempre abaixo dos 4ºC. Sagres, não é propriamente um sítio muito frio. :cold:

Por aqui, nos primeiros 15 dias do mês, a anomalia negativa na média das mínimas é acompanhada por uma anomalia positiva na média das máximas de dimensão semelhante.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Se calhar vou dizer um grande disparate, mas essa bifurcação do jet, com um dos braços sobre nós, não vai obrigar a bolsa de ar polar a ficar sobre a península ibérica? :unsure:



Olha, eu não percebi nadinha do que disseste mas mesmo assim soou-me bem.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3