Seguimento Meteorológico Livre 2019

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Acho que as previsões em termos de precipitação não estão assim tão diferentes daquilo que estavam... Mas que era pouca . E neste momento o dia mais chuvoso previsto será o dia 19 Janeiro ... Com alguns valores jeitosos .
Neste momento o gfs fez um claro retrocesso e o ecm caminha para o mesmo.
A tendência será para o fortalecimento do AA e deixar de haver o sinal para a formação do bloqueio em latitudes mais a norte.
Esta situação poderá afectar não apenas o desenrolar do resto de janeiro mas fundamentalmente o mês de Fevereiro que os modelos apontavam como vir a ser extremamente chuvoso.
 
  • Gosto
Reactions: RedeMeteo


The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Como assim ? Contínuas a ver luz ao fundo do túnel ?
Existe muita volatilidade dos modelos para se poder tirar qualquer tipo de conclusão. Apesar de nas saídas mais recentes parecer haver uma tendência para fortalecimento do AA, vamos ter de esperar mais um pouco para ter certezas.
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Resumindo em linguagem não metereológica :

Sabado estragado, para quem tem actividades ao Ar livre, com uma chuvado jeitosa.

e Resto do Mês - tudo na corda bamba.

Parece que sim. Aparentemente sábado será um óptimo dia para fazer bolos, ir ao cinema, ginásio ou praticar desporto indoor.
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
O ECM e agora o GFS estão a "chutar" a instabilidade para o Este da Península Ibérica e para o Mediterrâneo. É normal que assim aconteça, pois os modelos têm sempre altas expectativas que são influenciadas pelos ventos de Oeste :D
Sabem, o único membro do fórum que se irá animar bastante com tudo isto é o @Pek ;)
Eu ainda não deitava já a toalha ao chão... Ainda existem modelos a prever o mesmo que ontem o ECM previa....

Enviado do meu MI 6 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Eu ainda não deitava já a toalha ao chão... Ainda existem modelos a prever o mesmo que ontem o ECM previa....

Enviado do meu MI 6 através do Tapatalk

Pois, mas após alguns anos a seguir o fórum e os modelos de previsão, quando o ECM e o GFS enviam a instabilidade para Leste, run a run irá mais para Leste.
Houve situações em que previam instabilidade, frio e neve para a Península Ibérica com mais de 150 h de antecipação e, na verdade, a instabilidade ocorreu na Itália ou na Adriático :D
Temos de considerar do evento que ocorreu na Estratosfera e a divisão do Vortex Polar, variantes que vêm atrapalhar ainda mais as previsões e os modelos.
Pessoalmente considero que, existindo frio instalado e alguma instabilidade, nunca se pode descartar alguma surpresa. Agora ter expectativas altas é o mesmo que apostar na Placard com a esperança de ficar rico ;):D
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
E, por vezes, chego-me a surpreender :D:pray:

uj7kej7.jpg
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Nesta última saída o GFS carregou bastante no frio. A cota da neve poderia chegar aos 400 metros ou até menos. Mas nessa hora de maior frio poderia faltar o factor precipitação. Nesta última saída o frio também poderia se prolongar para além do dia 23. Poderia continuar até dia 26/27.
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e luismeteo3

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Modo pessimista on:

Pois, sempre a mesma coisa, eu sabia que o AA ia estragar o esquema e mandar tudo para Espanha e Mediterrâneo, é uma vergonha este clima de pasmaceira, nunca temos nada de jeito, chegamos ao dia 16 e praticamente sem chuva.... este Inverno deverá ser dos mais secos de sempre, vamos ver se Março ou Abril ainda salvam alguma coisa , mas não estou a ver isto com bons olhos ...:angry:




Modo optimista on:

Vamos ver , estou em crer que o padrão acabará por mudar e todo o País ficará pelo menos na média de precipitação em Janeiro, e mais para o fim do mês uma bela entrada fria com neve a cotas baixas.

Nos meses de Inverno que ainda faltam espero boa chuva e bem repartida pelo País, de modo a abastecer bem todas as barragens, também espero eventos invulgares de frio com neve a cotas baixas em especial lá para Fevereiro :cold:

Vamos aguardar serenamente, que isto da Meteorologia é uma "caixinha de surpresas".
 
Última edição: