Seguimento Meteorológico Livre 2019

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,635
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas são tão nervosos... Depois das vossas intervenções continuo a visualizar chuva em todo o país. É preciso calma!
Vejam como estávamos em fev 18 e depois marco de 2018.
O vosso discurso era o mesmo... O que é preciso é que vá chovendo, algo que está previsto pelos modelos...
Quer gfs quer ecm!!
Calma pessoal!!
Não sei se será bem assim... o GFS está muito menos favorável, prevê alguma precipitação residual e depois o regresso do AA.
Para nosso bem oxalá que fosse o ECM a ter razão, mas tenho muitas dúvidas disso.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois vocês já tinham referido esse facto aqui e penso ser realmente critico para entender o que se está a passar. Não basta só fazer as medias, o numero de dias de chuva estão a diminuir em todo o país.

Depois temos ainda cidades e aldeias com solos cada vez mais impermeabilizados e a escorrência de muita água que antigamente atingia os lençóis freáticos.

Isso tudo se deve ás más praticas agrícolas, que temos de mudar urgentemente, pois são centenas de hactares de solo totalmente exposto, que não seguram mais do 20 mm de precipitação, e isto se não forem de forma torrencial, e mais do que isso, vai tudo de arrastão, o que não recarrega os lençóis freáticos, e acaba por assorear as linhas de água, isto é um daqueles temas que dava pano para mangas.
Nós hoje em dia temos muito conhecimento, aliado á alta tecnologia, alfaias modernas e não faz mais sentido insistirmos, em párticas culturais do século passado.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,821
Local
Lisboa e Alenquer
Eu diria que a maioria das praticas agrícolas em Portugal baseia-se em técnicas dos anos 50 do sec. passado. Intensiva, agressiva pra o solo, baseado em adubos e muito pouco sustentável. Mta coisa va ter que mudar nas próximas décadas.

Isso tudo se deve ás más praticas agrícolas, que temos de mudar urgentemente, pois são centenas de hactares de solo totalmente exposto, que não seguram mais do 20 mm de precipitação, e isto se não forem de forma torrencial, e mais do que isso, vai tudo de arrastão, o que não recarrega os lençóis freáticos, e acaba por assorear as linhas de água, isto é um daqueles temas que dava pano para mangas.
Nós hoje em dia temos muito conhecimento, aliado á alta tecnologia, alfaias modernas e não faz mais sentido insistirmos, em párticas culturais do século passado.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu diria que a maioria das praticas agrícolas em Portugal baseia-se em técnicas dos anos 50 do sec. passado. Intensiva, agressiva pra o solo, baseado em adubos e muito pouco sustentável. Mta coisa va ter que mudar nas próximas décadas.

Pois, olha mais um motivo para se deixar essas práticas que já nem sequer se deveriam de usar nos dias de hoje, felizmente já existe empresas agrícolas que "já acordaram", e já estão a trabalhar de forma que tem de ser para o futuro, com o mínimo de mobilização posssível, só para dar um exemplo aqui dos agricultores que fazem forragem para enfardamento, ainda agora colocaram as sementes á terra, e já estão com prejuízos, só nas mobilização sem necessidade, assim nem vale a pena trabalhar.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Não sei se será bem assim... o GFS está muito menos favorável, prevê alguma precipitação residual e depois o regresso do AA.
Para nosso bem oxalá que fosse o ECM a ter razão, mas tenho muitas dúvidas disso.

Pois, estou a estranhar a disparidade das previsões entre o ECM e o GFS, até porque o GFS não prevê qualquer precipitação para segunda-feira e o ECM dá um dia de chuva... Estamos a 72 horas...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,635
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pois, estou a estranhar a disparidade das previsões entre o ECM e o GFS, até porque o GFS não prevê qualquer precipitação para segunda-feira e o ECM dá um dia de chuva... Estamos a 72 horas...
O Gem e o icon também preveem alguma precipitação na segunda-feira ( em geral fraca), portanto veremos...
Hoje vi bastantes formigas de asas no meu quintal, pode ser que seja algum sinal.:p
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

Invest 98L

EUMETSAT_MSG_RGBNatColourEnhncd_WestAtlantic.jpg


7933869aeaf90d303f4df74030742bc8a35869dcc8cd9a5dddcd29808f02d1ad.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Isto é tudo muito bonito de se dizer... mas eu se me levantar neste momento e for à casa de banho não tenho água na torneira, como não tive quase o dia todo e como tem sido habitual nos últimos, quase, 3 meses ;) Vila viçosa tem cerca de 5000 habitantes, é uma vila pequena, mas pense que neste momento estão 5000 pessoas sem água em casa a alterar hábitos diários e talvez na próxima intervenção aqui no fórum não seja tão leviano quando fala da seca no sul de Portugal ;)

Não deixa de ser irónico que uma vila relativamente perto da maior albufeira do país, esteja a viver tal situação.
A albufeira do Alqueva tem neste momento 3 vezes mais água que Castelo de Bode (que abastece parte da Capital).

E com isto não quero negar a seca que o país atravessa, mas sinceramente, a falta de água nas torneiras, não é definitivamente culpa do São Pedro. Não em pleno século XXI.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Isso seria muito muito mau para nós, mais um ano de seca e com temperaturas acima do normal.
O país não consegue aguentar mais um ano sem chover a serio.

Será possível isto? Ainda estou a pensar...

Como já disse por aqui, se não chover bem em novembro, este ano será o menos chuvoso desde que há registos em todo o país! E, curiosamente, ninguém fala do assunto. :angry:

Nós precisamos de um bom ano hidrológico. No entanto, o facto de termos todos os modelos a apontarem para um único destino significa uma coisa: padrões definidos. Ou seja, Portugal mais tarde ou mais cedo terá um clima árido. :facepalm:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,821
Local
Lisboa e Alenquer
Tal como o que está acontecer na Califórnia Central e Sul...

as depressões de Inverno passaram mais para Norte. Continua-me a pasmar que não se fale mais nisso e em soluções.

Vamos aguardar que não seja assim tão mau este ano. Tenho esperança de que vá chover a serio num dos meses.pelo menos.

Será possível isto? Ainda estou a pensar...

Como já disse por aqui, se não chover bem em novembro, este ano será o menos chuvoso desde que há registos em todo o país! E, curiosamente, ninguém fala do assunto. :angry:

Nós precisamos de um bom ano hidrológico. No entanto, o facto de termos todos os modelos a apontarem para um único destino significa uma coisa: padrões definidos. Ou seja, Portugal mais tarde ou mais cedo terá um clima árido. :facepalm:
 
Última edição:

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Não deixa de ser irónico que uma vila relativamente perto da maior albufeira do país, esteja a viver tal situação.
A albufeira do Alqueva tem neste momento 3 vezes mais água que Castelo de Bode (que abastece parte da Capital).

E com isto não quero negar a seca que o país atravessa, mas sinceramente, a falta de água nas torneiras, não é definitivamente culpa do São Pedro. Não em pleno século XXI.

Eu próprio anteriormente num comentário já tinha referido que o racionamento de água em Vila Viçosa não era única e exclusivamente culpa do São Pedro. Nos últimos anos (10-12 anos) tem-se verificado que o sistema de abastecimento de água está completamente "roto". Era frequente haver fugas de água no sistema e praticamente todos os meses eram feitos arranjos nas condutas. Mas esta situação não ocorre apenas aqui... tal como uma notícia recente referiu cerca de 60 ou 70% da água perde-se até chegar às torneiras. Os sucessivos executivos camarários sabiam da situação e deviam ter minimizado o problema de forma adequada, mas como é típico em Portugal, só depois de acontecerem os problemas é que se tenta arranjar soluções.

Vila Viçosa, pelo que sei, é abastecida por 2 locais. Uma pedreira inactiva (contigua à pedreira que desmoronou no fatídico acidente da estrada de Borba) que, honestamente, não sei se ainda tem muita água ou não, e abastece um pequeno bairro de Vila Viçosa. E é principalmente abastecida por um furo a alguns kms daqui, que sempre teve muita água e sempre foi conhecido pela sua "força", mas que pelos vistos tem estado com dificuldades em repor os níveis. De acordo com alguns estudos hidrológicos da região, esta zona dos mármores é excelente na riqueza de aquíferos subterrâneos. Os antigos sempre referiram a existência de "grutas de água" por baixo da região. Praticamente todas as quintas e herdades na região têm furos de água e noras antiquíssimas (dos tempos dos fidalgos e dos reis aqui na vila).

Contudo, a câmara municipal nos últimos tempos fez, que eu saiba, 2 furos de forma a mitigar a situação. Um deles acho que encontrou água, mas pouca (pelo que é inutilizável) e o outro está a ser feito esta semana. Era suposto começar a encontrar água aos 100m mas pelo que me disseram ontem (não sei se é verdade ou não) aos 130m ainda não tinham encontrado...

Com tudo isto quero dizer que parece-me óbvio que a culpa não é única e exclusivamente do São Pedro, mas também me parece óbvio que uma zona que é conhecida pela sua abundante água subterrânea, quando começa a ser difícil encontrar água ou os níveis encontrarem-se sempre baixos, a culpa também é dos sucessivos meses de chuva abaixo do normal.