Seguimento Meteorológico Livre 2019

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores


Uma ciclogénese explosiva não muito longe.

anim_seh7.gif


Pronto, pronto, não vou voltar a desconsiderar isto :D

genprob.4enscon.2019102600.altg.000_120.png


Coisa raríssima. Surgirem 2 tempestades tropicais tão perto dos Açores com dias de diferença.
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boas,
O gfs e o ecm seguem na sua teimosia, o gfs nem chuva indica para segunda e o ecm indica alguma chuva para todo o país.
Provavelmente precipitação dispersa e pouco frequente.
Após isso teremos diversos sistemas frontais a dar precipitação a norte e centro e talvez alguma coisinha a sul nada de especial.
Veremos o que acontece!!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Já estou a ver que aqui no Oeste pouco ou nada vai chover nestes dias...qdo começa assim...palha
Boas,
O gfs e o ecm seguem na sua teimosia, o gfs nem chuva indica para segunda e o ecm indica alguma chuva para todo o país.
Provavelmente precipitação dispersa e pouco frequente.
Após isso teremos diversos sistemas frontais a dar precipitação a norte e centro e talvez alguma coisinha a sul nada de especial.
Veremos o que acontece!!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
392
Local
Amadora
Eu diria que... "contudo a barragem cá da zona continua a descer(valores históricos!) , pois a gestão da mesma é desenfreada como tudo."
São Pedro tem as costas largas, mas parece-me que o problema maior poderá ser a jusante das barragens, e não só a montante (escoamento). Ou as albufeiras estão vazias por evaporação?

@jonas_87, a albufeira da Mula já esteve pior que isso.
Exemplo:
31/08/1999 cota: 0,39m.
30/09/2000 cota: 0,80m.
Eu soube hoje que a barragem desceu abruptamente de nível de uma semana para a outra. ( Não consigo datas exactas) mas obtive a informação de um amigo do trail que corre ali todos os domingos.

Ou alguma avaria? Ou necessidade de manutenção?

De resto não faz sentido esvaziar a barragem de uma semana para a outra ( ela não estava cheia segundo ele)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Isto é o que deverá chover até ao fim do mês, de acordo com o GFS:
ECMWF_132_PT_APC_pt-PT_pt.png

120 a 130 mm no Gerês e 0,2 a 0,5 mm no Sotavento Algarvio. E vá lá que o modelo dá um pouco de chuva, pois podia ser tal e qual como na Andaluzia. :facepalm:

Deixando as brincadeiras de lado, há de facto uma realidade muito preocupante: não chove algo digno no Sotavento Algarvio desde a primavera de 2018. :uau: :rain:

Este mês deverá acabar com 42 a 45 mm por aqui na Charneca, o que equivale a 65% do valor médio. No Litoral Centro o mês deverá acabar próximo do normal, no Litoral Norte e Minho acima do normal e em pontos da Serra Algarvia deverá acabar nos 70 a 90% do valor normal. Por outro lado, na Costa do Sotavento Algarvio e em pontos do Baixo Alentejo, nem 10% do valor normal terão. :(
Em suma, outubro de 2019 será parecido a março de 2016, no que toca às anomalias de precipitação:
mrrpe201603.jpg
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Obrigado. Se chover isso até ao final do mês ja nem era mau...tudo é ganho. Mas falta a mudança de padrão tao aguardada.
Isto é o que deverá chover até ao fim do mês, de acordo com o GFS:
ECMWF_132_PT_APC_pt-PT_pt.png

120 a 130 mm no Gerês e 0,2 a 0,5 mm no Sotavento Algarvio. E vá lá que o modelo dá um pouco de chuva, pois podia ser tal e qual como na Andaluzia. :facepalm:

Deixando as brincadeiras de lado, há de facto uma realidade muito preocupante: não chove algo digno no Sotavento Algarvio desde a primavera de 2018. :uau: :rain:

Este mês deverá acabar com 42 a 45 mm por aqui na Charneca, o que equivale a 65% do valor médio. No Litoral Centro o mês deverá acabar próximo do normal, no Litoral Norte e Minho acima do normal e em pontos da Serra Algarvia deverá acabar nos 70 a 90% do valor normal. Por outro lado, na Costa do Sotavento Algarvio e em pontos do Baixo Alentejo, nem 10% do valor normal terão. :(
Em suma, outubro de 2019 será parecido a março de 2016, no que toca às anomalias de precipitação:
mrrpe201603.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,191
Local
loule-caldeirao
Precisamos de chuva a sério para hidratar os solos e as previsões só dão chuviscos. Curioso que quando surge a hipótese de alguma Cut-off ou depressão a baixar em latitude são devaneios porque à medida que o tempo passa os modelos voltam à realidade. O início de Novembro não trará grandes novidades... É sempre a adiar!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Precisamos de chuva a sério para hidratar os solos e as previsões só dão chuviscos. Curioso que quando surge a hipótese de alguma Cut-off ou depressão a baixar em latitude são devaneios porque à medida que o tempo passa os modelos voltam à realidade. O início de Novembro não trará grandes novidades... É sempre a adiar!

Pois estava agora mesmo a ver as previsões para o inicio do mes, e os meus olhos até "brilharam", ao ver os possíveis acumulados, apesar de já se ver a erva a verdejar, e das noites serem bem húmidas, mas não é o suficiente, precisamos é de chuva e asério.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Eu não sei mas as previsões me parecem excelentes mesmo para o sul, poderá surgir uma zonal muito forte. O Atlântico vai ficar muito activo.
Acho que cerca de 300 mm para a região norte em apenas cerca de 15 dias e muito significativo!!
Para a região sul vai depender de qt a zonal descer!!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial