Seguimento Meteorológico Livre 2019

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
entretanto aqui continuo eu com os mapas de água no solo :D

e a chuva da ultima madrugada e manhã ajudou e de que maneira na reposição em grande parte do pais, praticamente já não há zonas em PEP (apenas pequenas áreas), o vale do Tejo desagravou e de que maneira, o interior do baixo Alentejo teve uma excelente reposição, e o Algarve apesar de ainda estar em défice, não deixa de ter tido uma melhoria significativa.

já agora e para esclarecer o mapa, a resolução são 16km, pelo que a malha de analise é relativamente larga e não vale apena andar a analisar quadrado a quadrado

5xu9j1l.jpg
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
entretanto aqui continuo eu com os mapas de água no solo :D

e a chuva da ultima madrugada e manhã ajudou e de que maneira na reposição em grande parte do pais, praticamente já não há zonas em PEP (apenas pequenas áreas), o vale do Tejo desagravou e de que maneira, o interior do baixo Alentejo teve uma excelente reposição, e o Algarve apesar de ainda estar em défice, não deixa de ter tido uma melhoria significativa.

já agora e para esclarecer o mapa, a resolução são 16km, pelo que a malha de analise é relativamente larga e não vale apena andar a analisar quadrado a quadrado

5xu9j1l.jpg

Ainda vais ser crucificado por algum. :lol:

Mesmo com a pouca precipitação no Algarve, o nível tem subido. A evapotranspiração tem sido baixa nestes últimos dias aliada à precipitação, sem dúvida, que o nível de água do solo tem subido embora seja ainda baixo.

Se, por exemplo, chover 15 mm e evaporar 5 mm, fica na terra 10 mm e isso faz aumentar o nível da água do solo, na volta, é quando chover menos e evaporar mais que o nível aumenta. :rolleyes:
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Eu ia comentar esse mapa surreal mas prefiro estar calado... Looll
So para não ser repetitivo!!


reclamações ou solicitação de informações:

Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Rua C do Aeroporto
1749-077 Lisboa
Portugal

Telefone: +351 218 447 000

Fax: +351 218 402 468

Internet: www.ipma.pt

Emails

Comercial: comercial@ipma.pt

Informações: info@ipma.pt


metodologia do mapa:

O índice de água no solo (AS), produto soil moisture index (SMI) do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), é disponibilizado para o RUN 00 UTC t+0, ECMWF-HRES, e tem 16 km de resolução. Considera a variação dos valores de percentagem de água no solo (média 0-100 cm profundidade), em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, entre o ponto de emurchecimento permanente (PEP) e a capacidade de campo (CC) e a eficiência de evaporação a aumentar linearmente entre 0% e 100%. A cor laranja escuro quando AS ≤ PEP; entre o laranja e o azul considera PEP < AS < CC, variando entre 1 % e 99 %; e azul escuro quando AS > CC. O mapa utiliza os limites das DRAP (Direções Regionais de Agricultura e Pescas).
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Nota: Opa acredita nesse mapa quem quer.. quem não quer como eu desvaloriza o... simples ou não, já mostrei as incoerências ao longo do tempo desse mapa. É dispenso ironias com posts com prints de contactos.
Assunto encerrado.

Quanto ao tempo as próximas semanas pelo menos as duas próximas trarão tempo seco e ameno em linha com as previsões sazonais!!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,216
Local
loule-caldeirao
Basicamente esse mapa de humidade no solo não tem um input real. É baseado no modelo ECMWF supostamente com a precipitação que deverá ter caído no local daí ter muitas falhas. Pelo menos é assim que eu o estou a ver...
Penso que no Norte é que não existem dúvidas ;)

Para mim existe outro fator... Normalmente no Sul vamos ao "PEP" facilmente durante o Verão e as plantas aguentam pois o índice apenas mede a humidade no 1°m de solo. Atualmente a seca é bem mais profunda que isso!
Qualquer das formas, termos índices de humidade entre os 10 e os 20% às portas de Dezembro...Tirem as vossas conclusões .
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,057
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Neste momento, não vale a pena tirar conclusões sobre previsões a mais de 3 dias, já que há uma grande instabilidade em relação ao tempo. :)
É que este ano temos uma surpresa: a tempestade pós-tropical Sebastien. Há modelos que apoiam o landfall deste em Portugal lá para o fim da semana, e isso traria a nossa amiga chuva (e, possivelmente, um tempo mais chuvoso nos tempos a seguir). :pray: Se o Sebastien for para Norte e fizer landfall nos sítios do costume, teremos tempo anticiclónico em Portugal. :wacko:
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Também dispenso ironias com loladas de quem não quis comentar e acabou por comentar com sarcasmos e sem qualquer dado que fundamente qualquer incoerência num mapa divulgado por uma identidade oficial.
Não se acredita no mapa tudo bem, acredita quem quer.
Dizer que é mentira no mínimo e por uma questão de honestidade intelectual mostre-se dados que desmintam o apresentado e não simplesmente argumentario vazio e sem qualquer dado que contradiga o exposto.
 
Última edição: