Seguimento Meteorológico Livre 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
gravoso mas não tanto, neste momento não existirá nenhuma parte do território em seca extrema e provavelmente muito pouco em seca severa, a grande parte da seca será moderada
Não te baseies na seca meteorológica, que é a única que o IPMA disponibiliza porque isso ilude. Na minha zona a seca está amenizada por umas semanas graças à chuva abundante que caiu na semana passada, mas se o anticiclone permanecer por muito tempo depressa volta tudo ao mesmo. Por exemplo em termos de barragens está praticamente igual, sendo que só se continuasse a chover dessa forma é que isto iria começar a ir para a frente, nesse sentido.
Em grande parte do Alentejo e em todo o Algarve pouco tem chovido e é preciso muito, mas mesmo muito. Em toda a região Sul possivelmente, o acumulado anual ainda nem a 50% da média está e não nos podemos esquecer que os anos anteriores não compensaram. Não me posso queixar muito porque acredito que no Sudeste, a situação esteja mesmo grave. No mapa da percentagem de água no solo, o local onde está instalada a estação de Mértola tem a cor do "PEP" e quanto ao resto do continente, mal de nós se o mapa não tivesse as cores que tem atualmente...
 


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Não te baseies na seca meteorológica, que é a única que o IPMA disponibiliza porque isso ilude. Na minha zona a seca está amenizada por umas semanas graças à chuva abundante que caiu na semana passada, mas se o anticiclone permanecer por muito tempo depressa volta tudo ao mesmo. Por exemplo em termos de barragens está praticamente igual, sendo que só se continuasse a chover dessa forma é que isto iria começar a ir para a frente, nesse sentido.
Em grande parte do Alentejo e em todo o Algarve pouco tem chovido e é preciso muito, mas mesmo muito. Em toda a região Sul possivelmente, o acumulado anual ainda nem a 50% da média está e não nos podemos esquecer que os anos anteriores não compensaram. Não me posso queixar muito porque acredito que no Sudeste, a situação esteja mesmo grave. No mapa da percentagem de água no solo, o local onde está instalada a estação de Mértola tem a cor do "PEP" e quanto ao resto do continente, mal de nós se o mapa não tivesse as cores que tem atualmente...


viva,

falava em concreto em relação ao ultimo mapa disponibilizado pela IPMA em relação ao índice PDSI, tendo em conta o presente mês de novembro calculo que terão havido melhorias significativas, embora concorde contigo em relação ao que dizes.
em termos de barragens elas só começam a ganhar volume substancial se houver CC, altura em que os solos deixam de ter capacidade para reter água, coisa que infelizmente ainda não acontece no sul e parte do centro.

Ywqdbsl.jpg


ÍNDICE PDSI

  1. O índice PDSI tem as seguintes características:
    • Deteta a ocorrência de períodos secos e chuvosos
    • Compara o estado do solo com a média climatológica
    • Avalia evolução da seca em termos de frequência e intensidade
    • Permite comparações diretas entre diferentes regiões
  2. O procedimento de cálculo do PDSI no IM baseia-se no seguinte desenvolvimento:
    • Determinação do balanço hídrico mensal, com base em séries climatológicas longas de temperatura, precipitação.
    • Determinação mensal da quantidade de água no solo requerida para manter/repor uma situação normal nesse mês
    • Determinação mensal de índices de anomalias de água no solo
    • Determinação de coeficientes adaptados ao clima de Portugal Continental




quanto ao indice de água no solo estamos assim:

sOpZPR3.jpg


muito tem ainda que chover para repor os valores normais nas barragens, e para tirar o pais de uma situação de seca, mas não esquecer que temos ainda o inverno pela frente pelo que não considero motivos para pânico, ou que estejamos numa situação de rotura a curto ou médio prazo nas zonas com maior carência.
podia e devia estar muito melhor, sem duvida, mas já houve anos que por esta altura se falava em racionamentos de água no baixo Alentejo e Algarve.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
até as temperaturas muito amenas.
Bem, isso é o que nós, de todo, não precisamos. Com temperaturas amenas, o Algarve e o Alentejo vão, rapidamente, perder o que ganharam neste mês. :facepalm:

Enfim, 2019, pior ano de sempre no Interior Alentejano e no Algarve ao nível da chuva, sem dúvidas! :angry:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Eu se souber o tempo que vai fazer nos próximos 3 dias, já fico satisfeito...
Acho que ainda falta muito para saber como vai ser Dezembro...

Pior, ainda nem entrámos em Dezembro e já vai aqui uma choradeira que não se aguenta. Repara bem, que alguns estão sempre a falar do AA é o chamado amor platónico ou até obsessão amorosa pelo AA.

Já agora digam aí os números do euromilhões para mais logo :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Eu se souber o tempo que vai fazer nos próximos 3 dias, já fico satisfeito...
Acho que ainda falta muito para saber como vai ser Dezembro...

Pior, ainda nem entrámos em Dezembro e já vai aqui uma choradeira que não se aguenta. Repara bem, que alguns estão sempre a falar do AA é o chamado amor platónico ou até obsessão amorosa pelo AA.

Já agora digam aí os números do euromilhões para mais logo :D

As previsões a longo prazo são falíveis mas indicam tendências meteorológicas e para mal dos nossos pecados quando preveem tempo seco aqui para o nosso cantinho costumam acertar ou ficar perto.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Anda aqui muito pessimismo em relação ao futuro. Não vou negar que o ano está a ser muito seco na região Sul, mas fazer o funeral a dezembro por causa de más previsões a 26 de novembro é ridículo... Vejam o que aconteceu em 2009, quando a seca também estava a ser grave (embora menos que agora) até meio do mês, e depois tivemos o dezembro mais chuvoso dos últimos 18 anos, e o 3º mês mais chuvoso do século a seguir aos marços de 2001 e 2018
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Anda aqui muito pessimismo em relação ao futuro. Não vou negar que o ano está a ser muito seco na região Sul, mas fazer o funeral a dezembro por causa de más previsões a 26 de novembro é ridículo... Vejam o que aconteceu em 2009, quando a seca também estava a ser grave (embora menos que agora) até meio do mês, e depois tivemos o dezembro mais chuvoso dos últimos 18 anos, e o 3º mês mais chuvoso do século a seguir aos marços de 2001 e 2018

ridículo?

mais que ridículo, é absurdo e totalmente ilógico!!!
da mesma maneira que seria um absurdo dizer que o próximo mês ia ser de chuva até fartar, é igualmente absurdo dizer que vai ser o contrário,
estar a vaticinar um mês que ainda nem sequer entrou..............sem palavras lol
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Do mesmo modo que será ridículo e ilógico, vaticinar que o mês não será com base em supostos instintos sem qualquer argumento científico que contarei aquilo que modelos de longo e médio prazo vaticinem.
Um argumento sensato será dizer "A tendência para o mês de Dezembro vai no sentido de que venha a ser um mês ameno e seco, isto de acordo com as previsões de médio e longo prazo, havendo um consenso entre ambos os modelos existentes. Contudo a atmosfera é muito dinâmica e previsões a longo prazo apresenta uma baixa taxa de fiabilidade e deve ser apontada como uma tendencia".
Será ridículo mais neste momento dizer que não vai ser seco, do que dizer que vai ser seco.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
É impressão minha ou vem aí o 2°round para o leste Ibérico...
É mais que óbvio o padrão instalado... Não desce nada em latitude nem do Atlântico nem do Mediterrâneo. O AA sempre a bloquear e a potenciar fenómenos extremos no Mediterrâneo.
Vamos ver até quando dura esse padrão que já tem mais de um ano...

Nota : Já não sei se é o AA se é a dorsal Africana ou um mix dos dois...
 
Última edição:

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Os modelos estão todos a prever o regresso do AA, não sei onde é que está a confusão, quando assim é muito dificilmente erram.

Neste momento sim estão em consenso em relação ao regresso do anticiclone no início de Dezembro esperemos que nao fique por ca muito tempo nao podem e estar a condenar o mês de Dezembro e dizerem que vai ser um mês muito seco se ainda estamos em novembro tenham calma, em relação a chuva nos próximos dias os modelos tem tido muitas oscilações nas diferentes saidas daí eu ter referido a incerteza nos modelos.