Seguimento Meteorológico Livre 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Davidmpb 1 Jan 2019 às 17:12.

1. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    so·la·ren·go 2
    (solar, relativo a sol + -engo)
    adjectivo

[Informal] O mesmo que soalheiro.

"solarengo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/solarengo [consultado em 30-11-2019].

Basta uma "pesquisazinha"... ;)

E gota fria é uma palavra portuguesa. Aliás, as duas palavras são totalmente portuguesas, não percebo a questão. :lol:
    Aliás, se eu estivesse a escrever em espanhol, não era fria, mas sim fría, com aquele acento agudo no -i-.
    Já DANA, sim, isso é um termo castelhano. Em português possivelmente seria a tempestade DINA (Depressão Isolada em Níveis Altos). :lmao:

Agora, não me venham dizer que "cut-off" é português. :rolleyes:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Muito sinceramente não vejo nada de relevante nos modelos. Aquilo que eu vejo é o mesmo do costume, ou seja, anticiclone sempre a ganhar terreno e tudo a ser adiado ou arrastado para leste.
    Ou desce em latitude, ou então, a região mais carente de precipitação continuará a receber restos. Já agora, aquilo que se forma não é o anticiclone, mas sim os núcleos associados ao mesmo porque o anticiclone nunca deixa de existir. :p Aquilo que tem acontecido nos últimos anos é aquilo que os modelos mostram atualmente, constantemente sobre as nossas latitudes a formar núcleos e a empurrar tudo para bem longe. Não vejo boas notícias nas previsões porque infelizmente, a secura dos anos anteriores começa sempre assim, mas também não vou estar a adiantar aquilo que poderá acontecer nos próximos tempos. A única coisa que tenho certa é que o anticiclone já não tem o comportamento normal que tinha.

Pelo bem de uma certa região de Portugal, era bom que isto não fosse para durar, mas pronto, ninguém manda nisto (e ainda bem :D).

3. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Pelo menos próximos 10 dias nao haverá qualquer precipitação ...depois vamos ver, mas qdo o monstro chega assim em Dezembro, mau sinal...
    O Ano passado lembro-me de algumas paginas anunciarem logo no final de Novembro q nao iria chover em Dezembro e isso me ter espantado...e depois nem sequer foi so o mês de Dezembro...foi ficando.
    Pode ser que este ano não seja assim.

4. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    E o "frio" que aí vem não é nada demais, como alguns andam por aí a dizer.:rolleyes:

5. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    Que bom era esta Cut-off render uns preciosos mm's mas não parece ser esse o caso. Ainda assim tenho alguma esperança face à dificuldade de previsão nestes casos.
    Depois é tudo uma grande incógnita. Não há nada nada definido! Eu diria que haverá chuva para os locais do costume mas logo veremos.

6. RStorm

RStorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Dez 2017
    Local:
    Montijo (18 m)
    Se há coisa em que a margem sul é rainha, é nas diferenças abismais de quintal para quintal :lol: Só o seguimento que o nosso amigo @Ricardo Carvalho faz sobre os "contrastes" entre Azeitão e Sesimbra, diz tudo :D

No entanto, estas diferenças entre nós os dois não é nada de inédito, pois geograficamente chove mais na tua zona do que aqui.
    O factor "proximidade do oceano" deve ser a principal causa :D Por aqui já não é bem assim, mas volta e meia os papéis invertem-se.
    De qualquer da maneiras, o valor está bastante longe da média e isto é aqui nesta área do concelho, pois na parte leste (Pegões/Canha) acredito que haja zonas em que ainda não tenham passado dos 200 mm anuais :unsure:

#2496 RStorm, 1 Dez 2019 às 11:52
    Última edição: 1 Dez 2019 às 11:59
  7. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Para o ano há outros.

8. Tonton

Tonton
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Dez 2017
    Local:
    Mactamã
    He, he, foste ver ao Priberam, que não vale ponta de corno..... :facepalm:
    Solarengo diz respeito a solares, o resto é deturpação.

Gota fria não se utiliza em Portugal, mas sim em Espanha, podes dizer depressão ou vale em altitude, por exemplo...

ampa62, joselamego e luismeteo3 gostaram disto.
  9. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Por acaso aqui na Margem Sul/Alentejo dizia-se muito a palavra "solarengo" para nos referirmos a dias de sol. Entretanto chegou a moda de Lisboa e pronto, a palavra deixou de ser utilizada, tal como muitos regionalismos típicos da zona, que deixaram de se usar. Esse outro significado muito possivelmente espalhou-se pelo Litoral Centro devido à vinda dos beirões para a Península de Lisboa, sendo que esse outro significado veio de lá.
    Por exemplo, os meus avós raramente dizem "soalheiro", tal como um nortenho ou um sintrense diria. :rolleyes:
    E se achas mesmo que é só um devaneio do Priberam, a palavra também está no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa e também na Infopédia.
    É assim, eu não sou um professor de português nem tive formação em português, logo posso estar a dizer a maior estupidez possível sem dar conta disso. :D

Não se usa o termo "gota fria" em Portugal, é verdade, mas continua a ser o termo mais "português", em vez do anglicismo "cut-off". Uma coisa é ser mais utilizado em português, outra coisa é ser português. É como dizer que "centro comercial" é espanhol, porque nós por cá utilizamos o termo "shopping". :facepalm:

luismeteo3 e joselamego gostaram disto.
  10. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Eu uso muito mais o termo "dia soalheiro", do que o termo solarengo, e é por ser uma expressão que me sai mais naturalemente, e até me parece mais fácil de empregar nas frases, mas nós como temos uma língua portuguesa tão rica no que toca a sinónimos, podemos e devemos usar o termo que nos for mais conveniente.

11. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Eu sempre usei solarengo, conheço a palavra soalheiro, mas soa-me excessivamente formal.

Pedro, joselamego e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  12. Aurélio Carvalho

Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Out 2018
    Local:
    Faro
    Boas,

Começa me a parecer que poderemos ter uma mudança aí mais ou menos para a última dezena do mês, com o núcleo do AA mais para oeste e possibilitando as depressões descerem em latitude!

luismeteo3, RStorm, 1337 e 2 outras pessoas gostaram disto.
  13. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Este vento todo deve ter a ver com a instalação do AA?
    As temperaturas na verdade nao vão descer assim tanto...

luismeteo3 e joselamego gostaram disto.
  14. Açor

Açor
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Set 2019
    Local:
    Feteiras, ilha de São Miguel, Açores
    Pelos Açores Anticiclone "ad eternum"...
    Até perder de vista ou onde a mesma alcança.
    Incrível mas devemos ser dos poucos locais do planeta Terra em que o Anticiclone é mais estático.
    Longe vão os meus invernos a valer dos anos 70 e 80...!
    A geração de hoje sabe lá o que é isso!
    Enfim, é levar com esta sina habitual de há anos para cá.

15. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    O anticiclone subtropical 'português' não é muito diferente dos outros e, pondo em perspetiva, há outros um bocado mais implacáveis.

Relembro que a Austrália é só um bocadinho mais pequena que a Europa.

Utilizadores a ler este tópico (Membros: 1, Visitantes: 4)

1. Thomar

Partilhar esta Página