Seguimento Meteorológico Livre 2019



RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Pois, eu pelo contrário, vejo hoje ainda maiores possibilidades de precipitação, com o deslocamento do anticiclone dos Açores para oeste e a entrada de sucessivas linhas de instabilidade e baixas pressões na mediações da Península Ibérica procedentes de noroeste...

http://www2.wetter3.de/Fax/12_ECMWF_ENS_p0_500hPa+144_240.gif
Não descarto que haja boas possibilidades e espero que assim se confirme, mas no entanto parece que já vi as coisas bem melhores :hmm: Mas pronto, os modelos andam num "tira e põe", vamos ver o que sai na rifa...
Como temos a memória "fresca" sobre o que aconteceu num passado recente é normal que fiquemos em sobressalto com certas saídas em que apareçam cortes absurdos :unsure:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Alguem daqui sente falta de ver neve ou eventos extremos?

Basta apanhar um voo para Reykjavik, Islandia, amanha.

Ciclogenese explosiva, na maior tempestade do ano no Atlantico, a puxar a pressao abaixo dos 940mb e ventos superiores a 200kmh, os modelos dao rajadas a 250kmh. Acumulacoes de neve de 200cm em menos de 24 horas a cota zero. Efectivamente alerta vermelho.

https://www.severe-weather.eu/mcd/b...JCdiOvwxb4aV8H-g4gBSmplMF_odTLTJjRwWLS9y88zEo

Eu vivi la 5 anos, sei bem da violencia que as vezes ocorre por la. Nao da para explicar, so vivido!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,057
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Os modelos têm vindo a adicionar precipitação nas últimas saídas. :pray:

O ECMWF deve ser o que prevê mais de todos os modelos. A previsão até à véspera de Natal, de acordo com o ensemble, é esta: :rain:

Tavira
Máximo: 139,1 mm
Percentil 90: 79,8 mm
Mediano: 43,8 mm
Percentil 10: 16,1 mm
Mínimo: 2,5 mm

Almada
Máximo: 131,9 mm
Percentil 90: 94,4 mm
Mediano: 58,7 mm
Percentil 10: 19,5 mm
Mínimo: 11,4 mn

Idanha-a-Nova
Máximo: 172,2 mm
Percentil 90: 121,3 mm
Mediano: 73,1 mm
Percentil 10: 27,5 mm
Mínimo: 17,3 mm

Amares
Máximo: 546,6 mm :surprise:
Percentil 90: 345,3 mm
Mediano: 238,4 mm
Percentil 10: 144,4 mm
Mínimo: 104,6 mm

O GFS não prevê valores tão elevados (exceto no Norte, onde prevê valores bem elevados), mas mesmo assim tem vindo a colocar cada vez mais precipitação nas últimas saídas. O americano prevê 18 mm para Tavira, 52 mm para Almada, 40 mm para Idanha-a-Nova e 268 mm para Amares. :rolleyes:

Nenhum destes acumulados referidos seria uma solução para a seca, mas pelo menos não iria piorar o problema. :)
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
  • Gosto
Reactions: joselamego

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ainda não me parece que seja desta que ocorrerá uma mudança de padrão. Muito à semelhança do que foi Novembro, as previsões apontam para uma ligeira descida do AA e das depressões em latitude, permitindo um fluxo de W/NW húmido. Tal beneficia claramente o litoral norte e centro do país, podendo contribuir qualquer coisa no Interior norte e centro, alto Alentejo, litoral Alentejano e Serras algarvias, mas prejudicando o baixo Alentejo e litoral sul algarvio. Basicamente são ondulações no jacto polar, que descendo um pouco traz muito para o Norte e qualquer coisa mais para sul, mas subindo deixa apenas qualquer coisa a norte.

Para haver verdadeiramente uma mudança de padrão, a circulação zonal tem de ser interrompida. Enquanto tivermos ciclones muito intensos a afectar o Norte Atlântico e Norte da Europa sucessivamente não poderá haver uma mudança significativa. A sul, ficaremos apenas com restos de frentes, com uma ou outra mais intensa pelo meio numa descida da ondulação do jacto. O AA teria de subir em latitude para a região da Islândia/Norte Europa, para então o storm track ser obrigado a desviar-se para latitudes entre 40/50º ao longo do Atlântico. Só aí teríamos verdadeiramente uma mudança de padrão que traria muita chuva e possivelmente frio para todo o país e não apenas para o norte.

De qualquer forma, melhor assim que um bloqueio duradouro e tempo completamente seco, como por vezes também acontece (Inverno 2004/2005).
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
E o sul que se lixe.
:facepalm:
Claro que ele quer que o sul se lixe, até porque é ele que controla a meteorologia.
Se calhar é melhor o pessoal do sul fazer-lhe umas oferendas para ver se chove por ai. Eu não sei o que o pessoal do norte ofereceu mas resultou.

Acho que não falo só por mim, mas se fosse possível acredito que ninguém se importava de desviar uma boa parte ou mesmo toda a chuva que está prevista até ao final deste mês para o Alentejo e Algarve.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
E o sul que se lixe.

Mas você acha mesmo que alguém neste fórum não deseja que chova no sul tanto como você?! Esse tipo de afirmações são tão desnecessárias, quanto as que você costuma fazer no verão a desejar 40ºc :facepalm:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
EBx7xWh.jpg


Não levem a mal, é apenas uma brincadeira, aproveitando a deixa do @RedeMeteo. :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
:facepalm:
Claro que ele quer que o sul se lixe, até porque é ele que controla a meteorologia.
Se calhar é melhor o pessoal do sul fazer-lhe umas oferendas para ver se chove por ai. Eu não sei o que o pessoal do norte ofereceu mas resultou.

Acho que não falo só por mim, mas se fosse possível acredito que ninguém se importava de desviar uma boa parte ou mesmo toda a chuva que está prevista até ao final deste mês para o Alentejo e Algarve.

Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem! :D


Da mesma maneira que ali o @RedeMeteo está-se a borrifar para os outros quando anualmente deseja os >40º no verão, não há grande solidariedade para com ele aquando da falta de chuva no inverno.

É a vida :D

Não é a vida mas sim, mais o feitiço que virou-se contra o feiticeiro. :D


Os modelos até estão interessantes, no Algarve, mas fico-me por aqui, não vá alguém lançar um feitiço e depois é uma carga de trabalhos. :rolleyes: