Seguimento Meteorológico Livre 2019

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Boas.
Por vezes sabem de que user me lembro?
Do grande criador dessa maldição que nos assola frequentemente: o "Antílope dos Açores"!
Já não me recordo do seu username, mas lembro-me perfeitamente dos seus posts dramáticos do tipo: "vem aí muito calor...vamos morrer todos assados" ou "vem aí um dilúvio...vamos morrer todos afogados" :D
Apesar de por vezes me cansar...é verdade que também me fez dar umas boas gargalhadas.
Além disso deixou-nos o "Antílope dos Açores" que ainda hoje por vezes é mencionado nesta "casa"
Desculpem o off-topic....é apenas para desanuviar um pouco desta espera interminável por chuva.
;)!
 


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Boas.
Por vezes sabem de que user me lembro?
Do grande criador dessa maldição que nos assola frequentemente: o "Antílope dos Açores"!
Já não me recordo do seu username, mas lembro-me perfeitamente dos seus posts dramáticos do tipo: "vem aí muito calor...vamos morrer todos assados" ou "vem aí um dilúvio...vamos morrer todos afogados" :D
Apesar de por vezes me cansar...é verdade que também me fez dar umas boas gargalhadas.
Além disso deixou-nos o "Antílope dos Açores" que ainda hoje por vezes é mencionado nesta "casa"
Desculpem o off-topic....é apenas para desanuviar um pouco desta espera interminável por chuva.
;)!

SpiderVV

24 Set 2017 às 19:58#3255
Trovoada extreme weather disse:
o antílope dos Açores
Antilope_cervicapra_3_gall.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É curioso que, saída após saída, os modelos estão a prever cada vez mais precipitação
O ECMWF, por exemplo, começou na semana passada a prever 40 a 50 mm no Sotavento Algarvio, em relação ao valor máximo, e com um valor mediano de 15 mm (exatamente para a mesma semana), e neste momento prevê quase 150 mm de valor máximo, com um valor mediano de 60 mm. :surprise: :rain:
Até o GFS tem vindo a aumentar a quantidade de chuva para cá, embora ainda preveja muito menos do que o modelo europeu. :eek:

Onde é que andam os típicos cortes de precipitação? :lol:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nesta saída das 12, mais uma vez o ECMWF volta a carregar nas precipitações para as próximas 240 horas. É a primeira vez que vejo o percentil 90 dos modelos acima dos 100 mm no Algarve, desde há muito tempo. :surprise:

Em termos de ensemble, estamos assim:
:rain:
Tavira
Máximo: 117,5 mm
Percentil 90: 102,3 mm
Mediano: 62,6 mm
Percentil 10: 36,1 mm
Mínimo: 18,8 mm

Almada
Máximo: 135 mm
Percentil 90: 127,2 mm
Mediano: 86,1 mm
Percentil 10: 53,9 mm
Mínimo: 28,6 mm

Bem, se as previsões se concretizarem, cairia a média mensal numa semana ou duas. Isso já por si é um milagre! :uau:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Nesta saída das 12, mais uma vez o ECMWF volta a carregar nas precipitações para as próximas 240 horas. É a primeira vez que vejo o percentil 90 dos modelos acima dos 100 mm no Algarve, desde há muito tempo. :surprise:

Em termos de ensemble, estamos assim:
:rain:
Tavira
Máximo: 117,5 mm
Percentil 90: 102,3 mm
Mediano: 62,6 mm
Percentil 10: 36,1 mm
Mínimo: 18,8 mm

Almada
Máximo: 135 mm
Percentil 90: 127,2 mm
Mediano: 86,1 mm
Percentil 10: 53,9 mm
Mínimo: 28,6 mm

Bem, se as previsões se concretizarem, cairia a média mensal numa semana ou duas. Isso já por si é um milagre! :uau:

Os dados são da saída das 00 e não das 12, essa deve estar quase a sair.

São estes da saída das 12:

Tavira

Máximo: 125,9 mm
Percentil 90: 107,1 mm
Mediano: 70,6 mm
Percentil 10: 30,3 mm
Mínimo: 14,8 mm

Para comparar para Olhão:

Máximo: 144.1 mm
Percentil 90: 108,2 mm
Mediano: 73,5 mm
Percentil 10: 37,6 mm
Mínimo: 19,8 mm

Parece ser a prima de 2009. :lol:
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Os dados são da saída das 00 e não das 12, essa deve estar quase a sair.

São estes da saída das 12:

Tavira

Máximo: 125,9 mm
Percentil 90: 107,1 mm
Mediano: 70,6 mm
Percentil 10: 30,3 mm
Mínimo: 14,8 mm

Para comparar para Olhão:

Máximo: 144.1 mm
Percentil 90: 108,2 mm
Mediano: 73,5 mm
Percentil 10: 37,6 mm
Mínimo: 19,8 mm

Parece ser a prima de 2009.

A run 12z carrega ainda mais E tirando o GFS , praticamente todos os outros modelos seguem as pisadas do ECM

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
É impressão minha ou está alerta laranja para amanhã e sexta? Pelo menos pareceu-me no site do IPMA mas não fui confirmar...
Sim, alguns distritos em alerta laranja e amarelo por causa da agitação marítima



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
7a23201edc68540eb545eb483fc959c8.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É impressão minha ou está alerta laranja para amanhã e sexta? Pelo menos pareceu-me no site do IPMA mas não fui confirmar...

Confirma-se apenas seis distritos de Portugal Continental estão sem alerta, os outros estão sob aviso laranja e amarelo, devido á precipitação e agitação marítima.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
havia quem no inicio do mês estivesse a condenar dezembro a ser seco, o AA instalava-se e não ia chover nada ou quase nada, felizmente que os arautos da desgraça acabam sempre por meter a viola no saco.:lol:
Este ano tivemos sorte, aliás, tivemos sorte logo no início do mês. A formação de uma depressão barométrica no Sul da Europa fez puxar o anticiclone dos Açores para norte. Se o anticiclone não se tivesse formado no Atlântico Norte, estaríamos em Sarilhos (Grandes). :lmao:

Por exemplo, no ano passado o anticiclone, no final de novembro, subiu em crista na Península Ibérica. Durante as primeiras duas semanas do mês, a posição do anticiclone favoreceu a ocorrência de um rio atmosférico, que transportou carradas de humidade, que formaram nevoeiros interessantes nos vales de todo o país, e o Norte recebeu entre 100 a 120 mm de precipitação na primeira semana. :angry: No meio do mês, houve ainda a passagem de superfícies frontais fraquinhas e, no final do mês, o anticiclone dos Açores subiu ainda mais e ficou praticamente estável sobre a Península Ibérica até ao fim de março. :(