Seguimento Meteorológico Livre 2019

Cesar

Nimbostratus
Registo
21 Nov 2016
Mensagens
1,330
Local
Aguiar da Beira
Na ultima actualização das previsões a dez dias o IPMA fez subir a temperatura minima para valores acima de zero, isto quer dizer que só ocorrerá neve na Torre Serra da Estrela,isto quer dizer que não irá ocorrer neve a cotas baixas.:nugget:
 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
será que o mais que poderoso senhor dos Açores nos vai deixar ainda ter um inverno interessante este ano, com coisas giras tipo gelo, dias frios a serio e quem sabe neve?? nunca morre a esperança.. :cold::D
...mais que nao seja, chuva. Estamos outra vez com temperaturas algo acima do normal e a chuva tem sido pouca.
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
:palmas::palmas: É de elogiar a tua dedicação @Pek
Na minha situação, vivi deste lado da fronteira e via sempre a TVE, mas nunca tive essa capacidade de escrever ou falar espanhol como tu o fazes, apesar de compreender completamente o idioma. Nunca tive jeito da línguas...

Não posso deixar de notar que quando comecei a frequentar o fórum, o Pek escrevia em castelhano e agora passou a escrever em português, muito correto por sinal. Apesar de as línguas serem semelhantes, não deixo de achar bastante espetacular, até porque o português distingue sons que o castelhano não distingue e normalmente é mais fácil a nós falar a língua deles que o oposto

Muito obrigado!. Tenho mais facilidade para escrever do que para falar, embora às vezes eu fique um pouco confuso entre castelhano, português e catalão :lol:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Os modelos apontam para alguma chuva já para o dia 27, chegando a todo o país no dia 29. Parece que finalmente vêm alterações! Fantástico!!! :thumbsup::rain:
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
será apenas a passagem de uma frente nao é nenhuma mudança de padrão
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
será apenas a passagem de uma frente nao é nenhuma mudança de padrão
Ninguém consegue prever assim muito bem para daqui a 150 horas, mas até lá logo se vê como as previsões irão evoluir. :) Não se devem tirar conclusões precipitadas a partir de modelos a médio prazo.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Na actual run do GFS, parece haver alterações interessantes a partir das 96 h, comparativamente com as anteriores runs.
De certa maneira, até parece que o GFS foi contagiado pela primeira run do ECM.
Será que a próxima run do ECM irá voltar à previsão de ontem? :intrigante: Vamos ver, mas estou com a intuição que a próxima semana irá trazer surpresas inesperadas. ;)
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Na actual run do GFS, parece haver alterações interessantes a partir das 96 h, comparativamente com as anteriores runs.
De certa maneira, até parece que o GFS foi contagiado pela primeira run do ECM.
Será que a próxima run do ECM irá voltar à previsão de ontem? :intrigante: Vamos ver, mas estou com a intuição que a próxima semana irá trazer surpresas inesperadas. ;)
Sim é verdade esta run da GFS parece ver um pouco do que o ECM tinha vista para os dias 29/30. Para já nada de sonho apenas neve a cotas médias/altas nos locais habituais. De cenários de sonho para cenários piores muda tudo num ápice, ao contrário não é sé tão fácil. Mas vamos aguardar pelas próximas saídas.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Sim é verdade esta run da GFS parece ver um pouco do que o ECM tinha vista para os dias 29/30. Para já nada de sonho apenas neve a cotas médias/altas nos locais habituais. De cenários de sonho para cenários piores muda tudo num ápice, ao contrário não é sé tão fácil. Mas vamos aguardar pelas próximas saídas.
O pseudo-cenário de dia 29/30 era apenas um devaneio, nenhuma outra run ou modelo mostrou isso. De qualquer forma a partir de tais dias parece que virá alguma chuva e um pouco de frio com alguma neve a cotas médias. Se começar fevereiro com chuva a sério e quem sabe trovoada e granizo já me dou por feliz :D
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Que alguma mudança vai existir, parece.me já quase uma certeza que sim! As cartas agora estão a mexer , ao que tudo indica com mais fiabilidade! Sabemos como tudo isto é volátil, e as variantes que as condicionam, mas alguma precipitação parece estar mesmo garantida, podendo até algumas zonas do país ter acumulados em três dias superiores ao meses de Dezembro e até dia 30 de Janeiro, e isso parece.me nesta altura o mais importante! O que possa vir por acréscimo cá estaremos :viva:, mas a precipitação essa sim, já está a fazer muita falta e ECM e GFS vão modelando mais ou menos o mesmo :)
 
  • Gosto
Reactions: belem e Dias Miguel

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
será apenas a passagem de uma frente nao é nenhuma mudança de padrão

Não, desta vez parece que o anticiclone dos Açores se vai deslocar mais para oeste ou sudoeste e teremos, já a partir da próxima semana, uma sucessiva entrada de frentes atlânticas sobre Portugal Continental... Parece finalmente que teremos uma clara mudança de padrão a curto prazo.

O resto do Inverno ainda pode ser muito generoso em termos de precipitação em Portugal Continental.

Claro que as frentes irão afectar sobretudo, como é natural, as regiões do norte e centro do continente; o sul, naturalmente, terá menos instabilidade e menos precipitação, o que é perfeitamente natural.