Seguimento Meteorológico Livre 2019

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Bom dia aquela frente do dia 31 a 2 Fevereiro irá trazer a tão ansiada precipitação e alguma neve.
Não será uma mudança de padrão ... Mas sempre trará alguma chuva para regar as coisas.

Acho que é a melhor análise que se pode concluir neste momento !
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: belem


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não, desta vez parece que o anticiclone dos Açores se vai deslocar mais para oeste ou sudoeste e teremos, já a partir da próxima semana, uma sucessiva entrada de frentes atlânticas sobre Portugal Continental... Parece finalmente que teremos uma clara mudança de padrão a curto prazo.
O resto do Inverno ainda pode ser muito generoso em termos de precipitação em Portugal Continental.
Claro que as frentes irão afectar sobretudo, como é natural, as regiões do norte e centro do continente; o sul, naturalmente, terá menos instabilidade e menos precipitação, o que é perfeitamente natural.

Domingo, 27 de Janeiro: Períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, e que poderão ser de neve acima de 1000/1200 metros;
Segunda-feira, 28 de Janeiro: Períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, e que poderão ser de neve acima de 1000/1200 metros;
Terça-feira, 29 de Janeiro: Períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, de norte para sul. Queda de neve acima de 1200/1400 metros, baixando a cota para 800/1000 metros.

IPMA
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
5jBMMhu.png



'Não chegou aos 50º :sad:' diria o @RedeMeteo se estivesse em Port Augusta.

:D
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
E é isto...Se o RAP não é membro do fórum ( e eu suspeito que seja) devia ser nomeado membro honorário!



Eh eh eh eh
Malta de Lisboa... Aqui há umas semanas foram a Bragança fazer uma reportagem de rua sobre o frio e por baixo o título era: mínimas atingem os 2 e máximas os 12. Os Bragantinos devem ter rido muito. Eu vivo em Viseu e ri.
Já agora, quem é o RAP no fórum? Conta, conta.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Eh eh eh eh
Malta de Lisboa... Aqui há umas semanas foram a Bragança fazer uma reportagem de rua sobre o frio e por baixo o título era: mínimas atingem os 2 e máximas os 12. Os Bragantinos devem ter rido muito. Eu vivo em Viseu e ri.
Já agora, quem é o RAP no fórum? Conta, conta.
Não vi mas também me estou a rir muito :lmao:Mínimas de 2 :lol: Difícil é eu ter uma mínima acima de 2 no inverno (com noites de céu limpo claro), a malta do interior então é que se deve ter rido mesmo.
PS: Já agora, aquelas reportagens em Gimonde com o rio congelado já cheiram mal, sempre a mesma coisa... Como se só lá o acontecesse.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Não vi mas também me estou a rir muito :lmao:Mínimas de 2 :lol: Difícil é eu ter uma mínima acima de 2 no inverno (com noites de céu limpo claro), a malta do interior então é que se deve ter rido mesmo.
PS: Já agora, aquelas reportagens em Gimonde com o rio congelado já cheiram mal, sempre a mesma coisa... Como se só lá o acontecesse.

Não falha! É isso e a reportagem na Amareleja no verão. :D
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Vejo o seguimento dos modelos incomuns ou de sonho muito parado. Uma pessoa passa o dia no passeio e os modelos deixam de nos alimentar os sonhos, é?
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e luismeteo3

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Não vi mas também me estou a rir muito :lmao:Mínimas de 2 :lol: Difícil é eu ter uma mínima acima de 2 no inverno (com noites de céu limpo claro), a malta do interior então é que se deve ter rido mesmo.
PS: Já agora, aquelas reportagens em Gimonde com o rio congelado já cheiram mal, sempre a mesma coisa... Como se só lá o acontecesse.
Até grande parte do Alentejo e Ribatejo que são das regiões mais quentes do país, têm temperaturas negativas constantes nesta altura. Eu, só de olhar para as temperaturas que registo e depois para essas reportagens me dá vontade de rir porque eles fazem de temperaturas abaixo dos 5ºC, o maior drama do mundo quando na verdade, pelo menos para mim, até é uma temperatura algo elevada para esta altura durante tempo estável. Mas pronto, são hábitos e é normal, só não há necessidade de estarem sempre a falar no mesmo.
Quanto a Gimonde, é uma situação idêntica à da Amareleja no verão. A Amareleja, mesmo que agora já hajam outros locais com temperaturas mais elevadas e que têm estações, já ficou marcada graças aos 47ºC registados em 2003 e Gimonde é igual mas no caso do congelamento do Rio. No dia em que o recorde da Amareleja for batido e noutro local, rapidamente se esquecem de tal localidade. :D
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
já começou o corte na chuva de dia 1 :lol::lol::lol:
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
pois é meus amigos os dias passam e o elemento branco nem vê-lo.
desde que registei neste forum este é seguramente o pior inverno que presenciei.
desculpem o desabafo mas depois de olhar para os modelos tinha de ser...
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e dvieira

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
pois é meus amigos os dias passam e o elemento branco nem vê-lo.
desde que registei neste forum este é seguramente o pior inverno que presenciei.
desculpem o desabafo mas depois de olhar para os modelos tinha de ser...
Compreendo e partilho o teu desabafo. Eu também estou á pouco mais de 1 ano no forum e quando via aqueles mapas se sonho pensei que algum deles se tornavam realidade. Já me começo habituar que isso não funciona assim. Mas se calhar foi melhor assim os mapas cortarem já no elemento branco do que chegar quase ao próprio dia para o retirarem, assim não estão a criam falsas expectativas. Mudanças de última hora no evento que seja sempre para melhor nunca para pior.
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
pois é meus amigos os dias passam e o elemento branco nem vê-lo.
desde que registei neste forum este é seguramente o pior inverno que presenciei.
desculpem o desabafo mas depois de olhar para os modelos tinha de ser...

Compreendo e partilho o teu desabafo. Eu também estou á pouco mais de 1 ano no forum e quando via aqueles mapas se sonho pensei que algum deles se tornavam realidade. Já me começo habituar que isso não funciona assim. Mas se calhar foi melhor assim os mapas cortarem já no elemento branco do que chegar quase ao próprio dia para o retirarem, assim não estão a criam falsas expectativas. Mudanças de última hora no evento que seja sempre para melhor nunca para pior.
Como pessoa que já não vê cair neve há 10 anos partilho da vossa frustração. Vá que ainda há possibilidade de algum granizo e trovoada que é o ainda salva estes invernos deprimentes (quando salva).
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Como pessoa que já não vê cair neve há 10 anos partilho da vossa frustração. Vá que ainda há possibilidade de algum granizo e trovoada que é o ainda salva estes invernos deprimentes (quando salva).
Sempre vem alguma chuva que já tanta falta faz e esperemos que não desapareça também, com o passar dos dias. Vamos ver se será para durar ou se serão apenas 2/3 dias para depois o anticiclone voltar ao costume. Sempre se desvia um pouco, o que permite a passagem de qualquer coisa mas continua estendido até às nossas latitudes, o que faz com que depressa volte a bloquear tudo até à PI. É impressionante como dificilmente vai para sul permitindo assim termos um período mais chuvoso.