Seguimento Meteorológico Livre 2019



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Esta saída da 00 da Gfs estava um sonho para dia 12 e 13 de Março. Será que foi um devaneio do modelo ou ainda vamos ter um pouco de inverno para compensar o que não tivemos. Ficamos a saber já na próxima saída

Há 2 ou 3 dias o GFS previa mais de 40mm para terça/quarta em Lisboa, ontem chegou a prever 12mm, agora anda pelos 18mm.

Isto para dizer que, se o GFS mesmo a uma distância de 4/5 dias tem saídas tão diferentes umas das outras, imagina a 8/9 dias. Eu digo sempre que previsões a mais de 5 dias não nos dão certezas de que um evento poderá ocorrer, quanto muito uma possível tendência. Portanto isso do ficamos a saber já na próxima saída é completamente errado.

E já agora aproveito para alertar para que este tipo de posts que se enquadram perfeitamente nos tópicos de previsões sejam lá colocados, para que não haja uma banalização do seguimento meteorológico livre ;)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jamestorm

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Há 2 ou 3 dias o GFS previa mais de 40mm para terça/quarta em Lisboa, ontem chegou a prever 12mm, agora anda pelos 18mm.

Isto para dizer que, se o GFS mesmo a uma distância de 4/5 dias tem saídas tão diferentes umas das outras, imagina a 8/9 dias. Eu digo sempre que previsões a mais de 5 dias não nos dão certezas de que um evento poderá ocorrer, quanto muito uma possível tendência.

E já agora aproveito para alertar para que este tipo de posts que se enquadram perfeitamente nos tópicos de previsões sejam lá colocados, para que não haja uma banalização do seguimento meteorológico livre ;)

Estas previsões do weatheronline, que são baseadas no GFS, já tiveram cerca de 40mm para Lisboa amanhã, e ontem mostravam cerca de 8...
Mais para diante (12 ou 13) quae nem vale a pena tomar em conta.

i-TctXg7x.gif
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Há 2 ou 3 dias o GFS previa mais de 40mm para terça/quarta em Lisboa, ontem chegou a prever 12mm, agora anda pelos 18mm.

Isto para dizer que, se o GFS mesmo a uma distância de 4/5 dias tem saídas tão diferentes umas das outras, imagina a 8/9 dias. Eu digo sempre que previsões a mais de 5 dias não nos dão certezas de que um evento poderá ocorrer, quanto muito uma possível tendência. Portanto isso do ficamos a saber já na próxima saída é completamente errado.

E já agora aproveito para alertar para que este tipo de posts que se enquadram perfeitamente nos tópicos de previsões sejam lá colocados, para que não haja uma banalização do seguimento meteorológico livre ;)
Sim é verdade não se pode confiar em previsões dos modelos em mais de 4 ou 5 dias ao não ser seja para previsões de anticiclone. Para a minha zona o Gfs previa cerca de 60mm para terça feira e agora já vai só nos 20mm. De qualquer maneira o GFS das 6h insiste na tendência de algo de tempo invernal com frio/ chuva/neve para os dias 12 e 13 mas agora já um pouco pior esta saída. O mais provável é continuar a piorar em cada saída. Eu quando abri hoje o meteograma da minha zona fiquei estupefacto a ver neve a 300 metros. Pensava que tinha me enganado a colocar a zona.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boa noite
Num mês em que a situação das barragens melhorou algo .. A situação de terça e quarta promete encher as barragens a norte do Mondego pois estão Previstos quase 100 mm em 24 horas a norte do Mondego.
A sul do Mondego e a norte do Tejo se pode contar com cerca de 20 a 40 mm nestes 2 dias e posteriormente a sul do Tejo a precipitação que ocorra deverá rondar cerca dos 10 a 15 mm de precipitação.
Esta situação se deverá manter até Quinta !
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Vamos dar por muito contentes nos últimos 10 anos ter nevado em grande parte do nosso território.
Não estou a ver a que tal ocorra num futuro próximo,estes últimos anos tem sido para esquecer mesmo na questão das mínimas.

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Vamos dar por muito contentes nos últimos 10 anos ter nevado em grande parte do nosso território.
Não estou a ver a que tal ocorra num futuro próximo,estes últimos anos tem sido para esquecer mesmo na questão das mínimas.

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Boa treta, ainda o ano passado por esta altura estava tudo branco.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Estive a ver os posts desde o início do mês e acabei por mover 21 das 33 mensagens postadas aqui neste tópico, que achei que se enquadravam perfeitamente noutros tópicos.

Uma vez mais para apelar a todos vós para não resumirem todo o fórum a este tópico. Não custa nada colocar as coisas no sítio certo.

Não tenho, muito pelo contrário, a intenção de andar aqui a fazer de polícia. Gostava apenas que o fórum se mantivesse como estava até ao momento. Se por um lado, o seguimento meteorológico livre foi criado para posts mais de carácter off-topic, parece que agora vem tudo cá parar.

Recordo o post inicial do 1º seguimento livre que tivemos:

p3UOqVD.png


Quando quiserem iniciar uma discussão sobre um post que está no tópico das previsões, por exemplo, fazem uma quote desse post, vêm aqui ao seguimento livre e inserem a quote junto da vossa mensagem.

Vamos todos contribuir para uma casa mais arrumada. Porque afinal, esta é a casa de todos nós.

Obrigado uma vez mais pela atenção.