Seguimento Meteorológico Livre 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Davidmpb 1 Jan 2019 às 17:12.

1. remember

remember
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2016
    Local:
    Póvoa de Santa Iria (12 m)
    Lol essa deve estar rota

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego gostou disto.
  2. Dias Miguel

Dias Miguel
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jan 2015
    Local:
    Portalegre
    Com 99,57 mm/hr, devem ter a torneira ligada ao pluviometro :D:D

joselamego gostou disto.
  3. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Acabava com a seca e também afundava Lisboa. :D Lá ia o pessoal visitar Lisboa de submarino. :lmao:

joselamego gostou disto.
  4. Aurélio Carvalho

Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Out 2018
    Local:
    Faro
    Se com 10 mm em 6h já consegue criar inundações ... Não é fácil ... Com esse valor a cidade juntava se ao oceano Atlântico!!

joselamego e Pedro1993 gostaram disto.
  5. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Essas páginas não têm noção que faltam 23 dias para o mês acabar, e tudo pode acontecer em todos esses dias.
    É muito pouco provável que chova nos próximos 10 dias, mas, mesmo assim, são mais 13 dias em que pode chover. :rain:
    Os modelos falam há pelo menos 3 semanas numa cut-off que se poderá formar a sudoeste do território continental e fará com que haja uma circulação de oeste durante uns dias. Por isso é que eu digo que é provável que chova na segunda metade do mês, mas não deverá ser por muito tempo. É claro que há sempre aquela incerteza comum, mas já nem digo nada. :D

Março é daqueles meses em que basta um ou dois eventos de precipitação para fazer com que o mês seja considerado normal. A média de precipitação para a minha zona ronda os 51 mm, e desses 51 já tenho 35 mm. ;)

6. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures | Rio Tinto
    Começando pelo fim do teu post, a média de precipitação para o mês de março ficou mais de 50% feita nestes últimos dias em muitos locais. O problema é a herança que temos dos meses anteriores em que não choveu praticamente nada. É como se estivéssemos numa empresa em que lucrámos este mês, mas ainda não conseguimos saldar as dívidas que temos dos meses anteriores. (E na verdade em Março ainda nem lucrámos, uma vez que estamos ainda abaixo da média)

Em relação aos dias de chuva, tens toda a razão quando dizes que ainda pode chover em 13 dias, mas o que a minha experiência me diz é que os modelos acertam mais vezes a longo prazo quando prevêem o posicionamento da dorsal em ou perto de Portugal do que quando prevêem situações de chuva. Ou seja, para simplificar, a longo prazo, os modelos acertam mais vezes quando prevêem tempo seco do que quando prevêem situações chuvosas. E portanto, não me admirava nada que até ao fim de Março não caísse uma única pinga, sobretudo nas regiões abaixo do sistema Montejunto-Estrela.

Espero estar bem enganado ;)

7. Tonton

Tonton
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Dez 2017
    Local:
    Mactamã
    Uma "cut-off" a sudoeste provoca circulação de leste ou sueste mas nunca de oeste...??? :confused:

joselamego e remember gostaram disto.
  8. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches, Portalegre (272m)
    Pois, lá está! Mesmo que fosse um mês dentro da média, não seria suficiente para amenizar a situação que já vem de trás, era preciso que a chuva durasse muitos dias como ocorreu em Março do ano passado. Até ao momento, desde o início do ano apenas tivemos dois eventos significativos de chuva: o do final de janeiro e agora este, são significativos porque em 2/3 dias acumula-se bem mas o problema é o que acontece depois, 2/3 semanas sem chover e aqui na minha zona já não chovia nada de jeito há mais de 1 mês, pois, no dia 18 de fevereiro nada choveu neste cantinho sudeste do Alto Alentejo.
    Quanto ás previsões, infelizmente é uma realidade que se tem visto ao longo dos últimos anos e já nem dá vontade de comentar previsões interessantes que por vezes surgem porque acabam sempre por desaparecer e o anticiclone lá fica no mesmo sitio. Infelizmente, tal como já referi no tópico do Sul, a região tem mais um seca terrível pela frente e mesmo que Abril e Maio fossem normais já pouco fazem, os meses de chuva a sério já passaram.
    Em 2017, a Barragem do Caia estava a 45% por esta altura e terminou o verão com 20%. Neste momento, está a 32% mas no último verão notou-se algum racionamento da água e terão mesmo de fazer isso, nos próximos tempos. Não há outro remédio se não ter de aprender a viver com estas situações cada vez mais frequentes!

9. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    ..pois essa de os modelos acertarem a longo prazo tendencialmente mais vezes no tempo seco do que na chuva, ja se percebeu bem aqui, nos últimos anos isso parece ter sido reforçado. E realmente nem da muita vontade de ligar a previsões...mas, a mim chateia/me quando no inicio do Inverno muita gente prometeu um inverno tendencialmente chuvoso e tivemos exactamente o contrario> um inverno tendencialmente seco. :angry:

joselamego gostou disto.
  10. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    joselamego, Thomar e jamestorm gostaram disto.
  11. Aurélio Carvalho

Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Out 2018
    Local:
    Faro
    Bom dia

De acordo com os modelos e depois destas muito fracas chuvas dos últimos dois dias a sul.... Agora teremos 3 ou 4 dias com temperaturas que anularao o efeito desta chuva sobretudo a sul.
    Depois destes dias a temperatura volta a descer para subir novamente mas para valores normais para a época .
    A chuva agora poderá demorar a regressar a estas regiões mais a sul

Astroamador e joselamego gostaram disto.
  12. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Para o meio/final da próxima semana deverá ocorrer um landfall de um ciclone tropical em Moçambique.

A previsão de hoje indica que o referido ciclone poderá chegar com cat. 3 (escala SS). O último a afetar diretamente o país com semelhante intensidade foi o ciclone Jokwe em 2008 (o Funso de 2012 passou ao largo da costa).

As previsões podem ser acompanhadas aqui -> http://www.meteo.fr/temps/domtom/La_Reunion/webcmrs9.0/anglais/index.html

IM de Moçambique -> http://www.inam.gov.mz/index.php/pt/#

Sat -> https://en.sat24.com/en/mg ou https://weather.us/satellite/mozambique/satellite-infrared-15min/20190309-1200z.html

---

A +-120h de distância está longe de estar garantido mas o ciclone pode ficar com um olho colossal.

#897 Orion, 9 Mar 2019 às 12:06
    Última edição: 9 Mar 2019 às 12:24
    Astroamador, joselamego e JCARL gostaram disto.
  13. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    O IM de Madagascar nomeou o ciclone como IDAI.

#899 Orion, 10 Mar 2019 às 11:14
    Última edição: 10 Mar 2019 às 11:23
    joselamego gostou disto.
  14. Astroamador

Astroamador
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    21 Ago 2008
    Local:
    Lousada / Porto

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

celsomartins84 gostou disto.

Utilizadores a ler este tópico (Membros: 3, Visitantes: 4)

1. joralentejano
  2. ecobcg

Partilhar esta Página