Seguimento Meteorológico Livre 2019

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsões da precipitação acumulada para os próximos dias, nem é muita nem pouca, antes pelo contrário, mas nos tempos que correm, toda a que cair será bem vinda:

ECMWF_240_PT_APC_pt-PT_pt.png


240-777-SP.gif



Penso que o maior destaque a partir do meio da próxima semana será a tendência para uma descida acentuada das temperaturas, com uma circulação de Norte/NW trazendo isos baixas a Portugal, chuva/aguaceiros e alguma neve nas terras altas, baixa sensação térmica causada pelo vento.:cold:
 


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Pouca??
Já a partir de Domingo até Quarta condições para aguaceiros e trovoadas. Depois disso ... Descida brutal das temperaturas para máximas que nem no Inverno tivemos com ISO negativa em todo o país . . Muita chuva. Muito vento e muito frio.
O inverno brutal em plena Primavera que vai encher barragens e atenuar bastante a seca. A queda de neve vai repor as barragens do Douro, Mondego, Tejo ..
Clara que seria necessário eu entrar de férias para que viesse . O vento é a chuva

Adoro meteorologia (sobretudo eventos) e esta precipitação é mais que essencial.

O triste é que entro de férias 2ª feira depois de 6 meses a fio sem elas (a ver o sol do escritório) e é isto que tenho como brinde.


Tem aumentado a quantidade de precipitação nas últimas saídas do GFS...
É preciso mais pessoal a entrar de férias para ver se se cumprem mesmo!!! :lmao:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Ainda muito longe meu amigo, se cair uns pingos já é muito...
Bom que pelo menos as temperaturas descem realmente, isso acho que já é certo.

Pouca??
Já a partir de Domingo até Quarta condições para aguaceiros e trovoadas. Depois disso ... Descida brutal das temperaturas para máximas que nem no Inverno tivemos com ISO negativa em todo o país . . Muita chuva. Muito vento e muito frio.
O inverno brutal em plena Primavera que vai encher barragens e atenuar bastante a seca. A queda de neve vai repor as barragens do Douro, Mondego, Tejo ..
Clara que seria necessário eu entrar de férias para que viesse . O vento é a chuva
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Ainda muito longe meu amigo, se cair uns pingos já é muito...
Bom que pelo menos as temperaturas descem realmente, isso acho que já é certo.
Chuva, bem que é precisa, mas frio, depois destes dias seguidos de temperaturas acima da média, muitas árvores de fruto já estão bem avançadas, quem fala em árvores de fruto, fala de outro tipo de árvores...

O nosso clima cada vez mais se torna imprevisível e isso por um lado é bom, mas por outro têm os seus senãos.

Agora o que era preciso era chuvinha

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Rui Rosinha

Cirrus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
22
Local
Castanheira de Pera
Vídeo interessantíssimo do Severe Weather Europe que mostra como vento forte e condições de secura podem ajudar na propagação de um incêndio:


Agora multiplica esse vento por 10, pelo menos, a radiação emanada por 10, pelo menos, a distância ao incêndio DIMINUIS por 5 vezes menos,sem paredes de casas, totalmente expostos, mais o efeito Downburst...E tens o famoso incêndio de 17 de junho de junho, com começo no concelho de Pedrógão Grande.
O que descrevi em cima, foi o que as pessoas na famosa 236/1 sofreram.
Eu e a minha equipa só nos safámos porque tínhamos mais 3 ou 4 metros num entroncamento. Foi a diferença. Sendo que um camarada e grande amigo meu morre no hospital com paragem cardiorespiratória. Falta de assistência. Eu tive 4 e estou cá.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Bom dia
Com novo horário ate parece que eu acordei tarde .
Hoje e amanhã aguaceiros e trovoadas por vezes fortes durante a tarde essencialmente na região sul.
Depois a partir de Quarta Feira chega o Inverno com tempo muito frio, a incursão de diversos sistemas frontais. Queda de neve acima dos 600 ou 800 metros, trovoadas, muito vento, muito frio ... Enfim tudo o que não se deseja nesta altura do ano... Nem para férias nem para a agricultura
Enfim .. E o que temos, mais uma vez Março ou Abril a salvar o Inverno ou a possibilidade de uma grave seca.
Neste momento de acordo com os modelos so até dia 10 Abril e já fica a média mensal do mês de Abril feita.
Já agora veremos se a média mensal de Março aqui no sul não ficará também feita no último dia de Março .
 
  • Gosto
Reactions: ampa62 e joselamego