Seguimento Meteorológico Livre - 2020

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Esperemos que Fevereiro traga alguma animação porque (até agora!) os dois últimos invernos foram os mais aborrecidos de que me lembro. É que nem os modelos nos fazem sonhar um pouco de forma mais consistente. Se não fosse a Elsa e o Fabien não havia nada a dizer no que à minha zona diz respeito.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
@Pedro1993 Olha aqui um vídeo de um torrejano acerca da neve de 29 de janeiro de 2006:


Lembro-me bem desse dia, eu tinha 12 anos na altura, e quando acordei de mahã, e saí á rua, aqui mais parecia um sonho, tenho aqui algumas fotos, mais ainda em formato "papel", ontem queria postar algumas delas, mas acabei por não ter, reconheço a grande maioria dos locais, que estão aí no vídeo.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Desde setembro passado que não via o ensemble tão em baixo. Nem sequer o GFS dá alguma esperança. Ora vejam: :facepalm:
https://kachelmannwetter.com/at/vorhersage/2262744-tavira/ensemble/euro/niederschlag/

A isto, podemos acrescentar outra coisa: as temperaturas bem elevadas para a época do ano. :angry:
Parece que, com a subida da dorsal africana, teremos um suposto período "interminável" de temperaturas máximas entre os 17 e os 21°C, que são temperaturas típicas de abril ou maio, não de fevereiro. As mínimas no Litoral nem sequer serão muito frias, andando à volta dos 9 a 11°C (no Interior poderão arrefecer até valores mais normais, por outro lado). :calor:

Se este tempo continuar durante muito tempo, teremos rapidamente sérios problemas de abastecimento de água no Algarve. Na minha opinião, acho que as câmaras municipais do Algarve deveriam começar já a construir uma central de dessalinização. Neste momento não interessam as avaliações de impacto ambiental ou o raio que a parta, interessa é ter a população com água canalizada. :mad: No entanto, isso nunca irá acontecer em Portugal. :(
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Começa hoje a "vaga de calor" de fevereiro, quando deveríamos ter a continuação da chuva. :rain:
Tristeza... :angry:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Dias de neve no solo ou apenas com dias com precipitação de cristais de neve?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Estamos a 2 de Fevereiro, ou a 2 de Maio?? :shocking:

i-gJBrCXs.gif


Temperaturas bem acima dos 20 em muitos sítios de norte a sul...

A propósito do adágio popular:

Fevereiro, velhaco e traiçoeiro

Alexandre Parafita


Cuidado com este fevereiro. Ele aí está, o safado. E promete ser como os outros: velhaco e traiçoeiro. Quem hoje, por estas bandas, abrir as janelas dá com ele tal qual é: agora com um sol promissor, depois uma forte ventania, logo uma valente chuvada ou uma saraivada. Sempre enganador. Afinal, enganou a própria mãe. E “matou-a ao soalheiro”. Em Sabrosa, conta-se que a pobre velhinha, ao olhar pela janela e, vendo o sol a raiar, perguntou ao filho:

– Olha lá, ó fevereiro, hoje não mandas chuva?

– Hoje não – diz ele. – Hoje mando uma ressa de sol.

Ela então pegou na roca e no fuso e foi para o soalheiro fiar. Nisto, o safado mandou vir uma forte saraivada, e a pobre, como era velhinha, não teve tempo de fugir e morreu ali mesmo. Assim se conta em Sabrosa. Noutros sítios conta-se mais: conta-se em Vinhais que o fevereiro fez vir uma ressa de sol e mandou a mãe ao monte nua. A seguir, mandou uma saraivada e matou-a. Por isso, é que o povo diz que ele “é velhaco e traiçoeiro” e que “fevereiro quente traz o diabo no ventre”.


Bibliografia: Os Provérbios e a Cultura Popular, Vila Nova de Gaia, Gailivro, 2007

https://lebucaodevalpacos.blogspot.com/2016/01/fevereiro-quente-traz-o-diabo-no-ventre.html
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Só me lembro de um ano que fui a serra da estrela em pequeno que tinha cerca de 3 metros ou mais de neve

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
Isso aconteceu à relativamente pouco tempo novamente, Março de 2018

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk