Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
2020-02-02_19-15-48.jpg
 


Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Ainda um pouco longe , mas o GFS insiste para o próximo fim de semana numa situação com alguma precipitação e cota de neve a rondar os 700/ 900 metros , em especial no Alto Minho .

A acompanhar ...


De resto , teremos ainda temperaturas amenas para a época ( embora não tão altas como ontem , onde aqui no Minho registou - se temperaturas absurdas de 23/24 ° ) , mas a partir de sexta , deverá começar a descer para valores um pouco mais consentâneos para a época , embora ainda sem previsão de grande frio .
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Onde anda o frio tão desejado??? Alguma entrada fria pra final do mês? Quem sabe em março?
E chuva, quando pode voltar?? Começo a ficar preocupado...
Infelizmente, não me parece que haverá entradas frias até ao final de fevereiro... :(
Chuva até dia 15 é para esquecer. :rain: Depois de dia 15, parece que há uma tendência de tempo mais chuvoso em metade dos modelos e, na outra metade dos modelos, tendência de tempo seco, mas tudo ainda muito incerto. É mesmo de esperar para ver!!! :pray:
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e frederico

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Enquanto a circulação zonal estiver muito forte, o frio vai ficar "aprisionado" em latitudes mais elevadas. Na verdade, este Outono/Inverno o vórtice polar manteve-se intacto, o que favorece este padrão que estamos a observar: uma NAO+ bem vincada, que é totalmente desfavorável à ocorrência de frio na Europa e de precipitação no sul da Peninsula Ibérica!

Normalmente este padrão não dura uma temporada inteira, logo acho provável que Março seja um pouco diferente, mas estamos a falar apenas no domínio das probabilidades, o que tem muito que se lhe diga!
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Não sei não Jorge, se isto não tender a mudar no final de Fevereiro, duvido muito que seja em meados de Março!

Bem, como disse nada é garantido. Não seria inédito termos uma mudança de padrão para NAO- apenas em Março, Abril e até mesmo Maio. Lembro Maio de 2016 que teve uma primeira quinzena extremamente chuvosa, no sul inclusive. Ou Março de 2018, depois de Janeiro e Fevereiro sequíssimos. Tal como não seria inédito termos todos esses meses secos.

No entanto, admito que os sinais a longo prazo não parecem muito positivos. O vortex polar vai continuar bem definido, o que pode indiciar a presença de depressões a latitudes mais elevadas. Poderia ser bom, ou pelo menos dar esperanças, um split do mesmo, pois traria mudanças na circulação atmosférica. No entanto, não deixa de ser possível uma descida temporária de latitude nas depressões, como ocorreu em Dezembro, ou o isolamento de alguma cut-off que reponha alguma normalidade no sul. Considero bastante improvável não haver ainda pelo menos um ou outro evento interessante mesmo para o sul até ao Verão, mesmo que o padrão continue desfavorável a eventos de longa duração (>2 semanas).

Falando ainda num prazo mais longo, sei que os modelos climáticos apontam para mais secas e menos precipitação no sul para o futuro. Sem pôr isso em causa, tenho poucas dúvidas que, apesar de menos frequentes, vamos ter Invernos para mais tarde recordar e acredito que esta próxima década 20-30 será mais chuvosa que a última 10-20. Como havemos de passar outros períodos mais críticos que esta última década. É assim o sistema climático, principalmente na nossa região: de enorme variabilidade!
 
Última edição:

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Eu meto as minhas mãos no fogo de que ainda vamos ter um período frio mais para a frente .

Claro que também poderemos ter uma espécie de padrão ( que já tem ocorrido ) misto como algumas entradas frias e períodos de algum aquecimento . Acho que também vai depender da posição da zonal .
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial