David espero um report a altura da aldeia da Gralheira!!!! Se puderes dá um salto até a capela de s. Cristóvão grandes paisagens para o Marão meadas e aboboreira!!! Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Eu aposto em cotas de 400 / 600 em locais favoráveis a este tipo de entrada como Minho, zona norte Viseu, zona de loriga e trás os montes a cota deverá ser inferior a 600 metros
Não descartaria outra região muitas vezes beneficiada com este tipo de entradas frias: a zona de Fátima e serra de Aire e Candeeiros. Se houver convecção é provável que tenham algo na tarde de sexta-feira. Portalegre, se a precipitação conseguir lá chegar às horas mais favoráveis, também costuma ser muito favorecida com entradas de NW.
O icon mostra qualquer coisa no início da tarde de Sexta-feira na Serra de S. Mamede: O problema habitual no interior, nestas entradas de NW, é o facto de os aguaceiros começarem a vir de NNW, ficando apenas junto ao litoral nas horas mais favoráveis. Ao final do dia, na Serra de Aire e Cadeeiros aparecem uns tracinhos:
Tenho quase a certeza que se cair algum aguaceiro durante a tarde de 6a feira, em S.Mamede será de neve. O problema é mesmo esse, como referes, SE cair um aguaceiro. Por outro lado, na Serra de Aires e Candeeiros, ou em Montejunto, quase de certeza haverá precipitação, veremos é se há frio suficiente. Parece-me bastante possível no entanto caírem uns aguaceiros de neve/ água-neve ou graupel. Com temperaturas de -2.5ºC a 850hPa e -33ºC a 500hPa, a cota de neve pode baixar temporariamente aos 600 m. Não deverá é ser suficiente para acumular... Já agora, na Serra de Monchique haverá precipitação por estar junto ao litoral, tem altitude de 900m, mas um pouco menos frio. No entanto o GFS mete temporariamente ali uma iso -2ºC aos 850hPa na Sexta à noite que pode dar umas cotas de 800m e dar uma pequena surpresa na Fóia. Tudo ali no limite... Resumindo, todas estas serras estão no limite, havendo sempre um parâmetro que falta garantir: precipitação em S.Mamede, altitude em Montejunto e Serra Aires e Candeeiros, frio em Monchique... Aceitam-se apostas
Acho que para os 3 locais o factor-chave é a existência de forte convecção. Para promover os movimentos verticais necessários à redução da cota de neve em Monchique, Montejunto e Aire e Candeeiros (embora nesta última acho mais fácil que haja neve, principalmente no planalto de Fátima à cota 400 e menos exposto à entrada de ar marítimo) e para permitir que as células tenham tempo de vida suficiente para atingirem Portalegre. Todo o país abaixo dos -30ºC a 500 hpa é um bom indicador para que isso ocorra.
Uma dúvida: por exemplo 1 mm de precipitação em forma de neve corresponde a quantos cm de espessura? (isto se houver acumulação, como é óbvio)
Depende da densidade da neve, se estiver bem frio e ambiente pouco húmido, a neve estará bem cristalizada e 1 mm de precipitação pode corresponder a algo entre 15 e 20mm de neve, mas isso em Portugal é raríssimo. Em entradas marítimas como a que vamos assistir, com temperaturas a rondar os 0ºC e humidades elevadas o rácio andará entre os 5 a 10mm de neve por cada mm de precipitação.
Vamos esperar que haja precipitação, caso haja creio que vai nevar na serra de S.Mamede, a AMET tem cota de 600m para Valência de Alcântara.
Atenção que essa temperatura, de 10°c deve ser registada de madrugada, pelo que durante o dia a temperatura será mais baixa, ou seja um dia de inverno.
Sim, e para La Codosera é esta a previsão: Certamente que irá nevar lá no alto e possivelmente em Marvão também, pode é não acumular. Vamos ver no que dá!
Não acho de todo expectável que neve em Viseu (cidade), mas com o frio que há em altitude considero que qualquer cota acima de 400 m pode vir a ter surpresas nalguma célula mais potente que faça descer a temperatura uns 2 ou 3ºC...