Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Acho um grande risco, uma vez que para além da neve prevêem-se rajadas de perto de 100km/h, o que dificultaria ou impossibilitaria as operações de limpeza de neve. De qualquer modo, a teres que arriscar, não subas pela Covilhã, faz Belmonte - Manteigas - Penhas Douradas, sempre circulas a altitudes mais baixas até lá chegares. O ideal seria ir 5ª feira à noite.
Eu já estou a teletrabalhar na Gralheira em Montemuro, a mais de 1100m de altitude, à espera de um bom nevão na sexta-feira.



O quão rapidamente as cotas subirão no dia de domingo ainda está um pouco em aberto, ainda há muita incerteza no quadro de ensembles de GFS e ECMWF. Sendo certo que no domingo não haverá cotas de neve abaixo dos 800m, como deverá acontecer pontualmente na sexta-feira, não é impossível que as cotas se situem cerca dos 1000m (GFS 00z tinha essa hipótese a norte do Vouga). Depende de como e por onde entra a massa de ar tropical, mas em situações passadas já verificámos que o frio instalado costuma resistir melhor do que o modelado.
David espero um report a altura da aldeia da Gralheira!!!!
Se puderes dá um salto até a capela de s. Cristóvão grandes paisagens para o Marão meadas e aboboreira!!!

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu aposto em cotas de 400 / 600 em locais favoráveis a este tipo de entrada como Minho, zona norte Viseu, zona de loriga e trás os montes a cota deverá ser inferior a 600 metros

Não descartaria outra região muitas vezes beneficiada com este tipo de entradas frias: a zona de Fátima e serra de Aire e Candeeiros. Se houver convecção é provável que tenham algo na tarde de sexta-feira.
Portalegre, se a precipitação conseguir lá chegar às horas mais favoráveis, também costuma ser muito favorecida com entradas de NW.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Não descartaria outra região muitas vezes beneficiada com este tipo de entradas frias: a zona de Fátima e serra de Aire e Candeeiros. Se houver convecção é provável que tenham algo na tarde de sexta-feira.
Portalegre, se a precipitação conseguir lá chegar às horas mais favoráveis, também costuma ser muito favorecida com entradas de NW.
O icon mostra qualquer coisa no início da tarde de Sexta-feira na Serra de S. Mamede:
kOphELX.png


O problema habitual no interior, nestas entradas de NW, é o facto de os aguaceiros começarem a vir de NNW, ficando apenas junto ao litoral nas horas mais favoráveis.

Ao final do dia, na Serra de Aire e Cadeeiros aparecem uns tracinhos:
PEbtnOW.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O icon mostra qualquer coisa no início da tarde de Sexta-feira na Serra de S. Mamede:
kOphELX.png


O problema habitual no interior, nestas entradas de NW, é o facto de os aguaceiros começarem a vir de NNW, ficando apenas junto ao litoral nas horas mais favoráveis.

Ao final do dia, na Serra de Aire e Cadeeiros aparecem uns tracinhos:
PEbtnOW.png

O GFS 12z tem mais de 2mm em Portalegre com cota 400, já é bastante significativo.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O icon mostra qualquer coisa no início da tarde de Sexta-feira na Serra de S. Mamede.

O problema habitual no interior, nestas entradas de NW, é o facto de os aguaceiros começarem a vir de NNW, ficando apenas junto ao litoral nas horas mais favoráveis.

Ao final do dia, na Serra de Aire e Cadeeiros aparecem uns tracinhos

Tenho quase a certeza que se cair algum aguaceiro durante a tarde de 6a feira, em S.Mamede será de neve. O problema é mesmo esse, como referes, SE cair um aguaceiro.

Por outro lado, na Serra de Aires e Candeeiros, ou em Montejunto, quase de certeza haverá precipitação, veremos é se há frio suficiente. Parece-me bastante possível no entanto caírem uns aguaceiros de neve/ água-neve ou graupel. Com temperaturas de -2.5ºC a 850hPa e -33ºC a 500hPa, a cota de neve pode baixar temporariamente aos 600 m. Não deverá é ser suficiente para acumular...

Já agora, na Serra de Monchique haverá precipitação por estar junto ao litoral, tem altitude de 900m, mas um pouco menos frio. No entanto o GFS mete temporariamente ali uma iso -2ºC aos 850hPa na Sexta à noite que pode dar umas cotas de 800m e dar uma pequena surpresa na Fóia. Tudo ali no limite...

Resumindo, todas estas serras estão no limite, havendo sempre um parâmetro que falta garantir: precipitação em S.Mamede, altitude em Montejunto e Serra Aires e Candeeiros, frio em Monchique...

Aceitam-se apostas :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Tenho quase a certeza que se cair algum aguaceiro durante a tarde de 6a feira, em S.Mamede será de neve. O problema é mesmo esse, como referes, SE cair um aguaceiro.

Por outro lado, na Serra de Aires e Candeeiros, ou em Montejunto, quase de certeza haverá precipitação, veremos é se há frio suficiente. Parece-me bastante possível no entanto caírem uns aguaceiros de neve/ água-neve ou graupel. Com temperaturas de -2.5ºC a 850hPa e -33ºC a 500hPa, a cota de neve pode baixar temporariamente aos 600 m. Não deverá é ser suficiente para acumular...

Já agora, na Serra de Monchique haverá precipitação por estar junto ao litoral, tem altitude de 900m, mas um pouco menos frio. No entanto o GFS mete temporariamente ali uma iso -2ºC aos 850hPa na Sexta à noite que pode dar umas cotas de 800m e dar uma pequena surpresa na Fóia. Tudo ali no limite...

Resumindo, todas estas serras estão no limite, havendo sempre um parâmetro que falta garantir: precipitação em S.Mamede, altitude em Montejunto e Serra Aires e Candeeiros, frio em Monchique...

Aceitam-se apostas :D

Acho que para os 3 locais o factor-chave é a existência de forte convecção. Para promover os movimentos verticais necessários à redução da cota de neve em Monchique, Montejunto e Aire e Candeeiros (embora nesta última acho mais fácil que haja neve, principalmente no planalto de Fátima à cota 400 e menos exposto à entrada de ar marítimo) e para permitir que as células tenham tempo de vida suficiente para atingirem Portalegre.

Todo o país abaixo dos -30ºC a 500 hpa é um bom indicador para que isso ocorra.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Uma dúvida: por exemplo 1 mm de precipitação em forma de neve corresponde a quantos cm de espessura? (isto se houver acumulação, como é óbvio)

Depende da densidade da neve, se estiver bem frio e ambiente pouco húmido, a neve estará bem cristalizada e 1 mm de precipitação pode corresponder a algo entre 15 e 20mm de neve, mas isso em Portugal é raríssimo. Em entradas marítimas como a que vamos assistir, com temperaturas a rondar os 0ºC e humidades elevadas o rácio andará entre os 5 a 10mm de neve por cada mm de precipitação.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Depende da densidade da neve, se estiver bem frio e ambiente pouco húmido, a neve estará bem cristalizada e 1 mm de precipitação pode corresponder a algo entre 15 e 20mm de neve, mas isso em Portugal é raríssimo. Em entradas marítimas como a que vamos assistir, com temperaturas a rondar os 0ºC e humidades elevadas o rácio andará entre os 5 a 10mm de neve por cada mm de precipitação.

Ah ok, dúvida esclarecida. :) Obrigado.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O icon mostra qualquer coisa no início da tarde de Sexta-feira na Serra de S. Mamede:
kOphELX.png


O problema habitual no interior, nestas entradas de NW, é o facto de os aguaceiros começarem a vir de NNW, ficando apenas junto ao litoral nas horas mais favoráveis.

Ao final do dia, na Serra de Aire e Cadeeiros aparecem uns tracinhos:
PEbtnOW.png
Vamos esperar que haja precipitação, caso haja creio que vai nevar na serra de S.Mamede, a AMET tem cota de 600m para Valência de Alcântara.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Para sexta e sábado dá 10 ° c para Viana do castelo , por exemplo . Com vento NO forte , imagine - se qual será a sensação térmica
Atenção que essa temperatura, de 10°c deve ser registada de madrugada, pelo que durante o dia a temperatura será mais baixa, ou seja um dia de inverno.:D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Vamos esperar que haja precipitação, caso haja creio que vai nevar na serra de S.Mamede, a AMET tem cota de 600m para Valência de Alcântara.
Sim, e para La Codosera é esta a previsão:
KYiuZdS.png


Certamente que irá nevar lá no alto e possivelmente em Marvão também, pode é não acumular. Vamos ver no que dá!
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ainda ninguém me disse se é para levar as botas da neve ou não. :D

Não acho de todo expectável que neve em Viseu (cidade), mas com o frio que há em altitude considero que qualquer cota acima de 400 m pode vir a ter surpresas nalguma célula mais potente que faça descer a temperatura uns 2 ou 3ºC...