Seguimento Meteorológico Livre - 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,061
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estive a ver o facebook do Meteo Trás-os-Montes e lá anda o homem a dizer que junho vai e está a ser bem fresco e chuvoso, e que não está a ter as "temperaturas habituais". Fico triste quando vejo "um dos nossos" aqui do fórum, que era tão inteligente e com tantos conhecimentos sobre o tema, a dizer estas bacoradas para ter gostos no Facebook... E de facto teve resultado: a página dele tornou-se, num ano, a mais popular da Internet ao nível da meteorologia amadora em Portugal. :facepalm:

e por mais que uma vez, sendo que se bem me lembro a segunda já foi na segunda metade do mês, mas de resto não me lembro de nevar em junho
Mas suponho que antes de 2018 deva ter acontecido mais vezes. Há que salientar que houve uma sucessão de junhos bem quentes nos anos 1990 e 2000. :calor:
Tenho registos de familiares que dizem que, há muitos anos, nevou nos pontos mais altos em julho. Não me sabem é dizer os anos, infelizmente... :(
 


Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Em junho já nevou várias vezes que eu me lembro . Não só nos pontos mais elevados da Serra da Estrela , mas também já nevou nos pontos mais altos do Gerês e Larouco .
Aliás , até em julho já nevou . Se não estou em erro , há uns anos atrás ( 2015 ou 2016 , salvo erro ) nevou nos pontos mais altos da Serra da Estrela no início de julho .
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Fico triste quando vejo "um dos nossos" aqui do fórum, que era tão inteligente e com tantos conhecimentos sobre o tema, a dizer estas bacoradas para ter gostos no Facebook...

Das duas uma: ou a inteligência que tem para a meteorologia é a estupidez que usa nas redes sociais (só quem precisa de atenção vive em prol de gostos virtuais), ou então é inteligente para ganhar dinheiro com a publicidade que tem nos diferentes sites que usa. Seja como for, esta situação alimenta-se graças a uma pandemia que lavra no seio da actual sociedade: a desinformação.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Quando os meus pais viviam na Alemanha vinham sempre de férias em Junho e o que não falta são fotos deles na Serra da Estrela com neve à volta, nos anos 60 e 70.

Isso eram outros tempos. Também os meus pais diziam que, em pleno Agosto de 1979, houve geadas intensas no Sabugal, como não havia na minha região em pleno Inverno. ;)
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Das duas uma: ou a inteligência que tem para a meteorologia é a estupidez que usa nas redes sociais (só quem precisa de atenção vive em prol de gostos virtuais), ou então é inteligente para ganhar dinheiro com a publicidade de tem nos diferentes sites que usa. Seja como for, esta situação alimenta-se graças a uma pandemia que lavra no seio da actual sociedade: a desinformação.
E infelizmente consegue aumentar a popularidade da página so com esses sensacionalismos e nem uma única estação meteorológica tem... enfim
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Estive a ver o facebook do Meteo Trás-os-Montes e lá anda o homem a dizer que junho vai e está a ser bem fresco e chuvoso, e que não está a ter as "temperaturas habituais".

Não tendo visto a publicação em questão, qual é o problema associado ao termo?

europe.indice.T_2M.OPER.202006.gif


Houve referência a temperaturas extremas ou raras?

Temperaturas habituais = média
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
LtLMdVv.gif


Objetivamente abaixo da média (mas não e subjetivamente o apocalipse para alguns. Em PT, pelo menos, não parece que sejam temperaturas raras.

Como a configuração atmosfera não é propriamente a das mais comuns, pede-se alguma paciência para os insatisfeitos. Há ainda muito tempo para ocorrerem os >45º anualmente desejados pelo @RedeMeteo (mero exemplo).

r5VQRVj.gif


Como o bom filho sempre a casa regressa, não se preocupem. O anticiclone nunca se esquecerá de nós.
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Será alguma mentira o que está escrito.?
Ate parece que nao está a ser um mês fresco, e será chuvoso na proxima semana com temperatura dignas de Março que fará com no final da 1a quinzena haja uma anomalia de pelo menos menos 4 a 5 normais face ao normal.
Isso é normal? Alguns anos sim outros não..
Contudo pelo menos a ultima dezena de dias promete aquecer.. Bem!

Mas e no final do mês que se faz as contas!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Até ao dia 8 de junho: -0,3ºC de anomalia na média das máximas e -0,7ºC de anomalia na média das mínimas (normal 1981-2010). É possível que esta seja uma das regiões do país com menor anomalia negativa nos valores de temperatura.

Quanto à precipitação; 0mm nestes primeiros 8 dias.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,061
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Dizer que o Junho está a ser fresco pelos vistos para alguns é proibido ou propaganda. Poupem-me, está a ser fresco e não há como negar isso, qual é o problema?
Não é propaganda nenhuma - propaganda é o que se faz nas notícias para patrocinar a ideia de que os verões têm sempre temperaturas acima de 30ºC e que os invernos são secos. Na minha estação estas são as anomalias que tenho:
- Máxima: -1,6ºC
- Média: +0,2ºC
- Mínima: +2,3ºC

Junho está a ser fresco ao nível das máximas apenas, pelo menos por aqui, porque a diferença em relação à média nas temperaturas médias é até positiva, e nos caso das mínimas o mês até está a ser quente. Acho que já neguei isso... Agora, se noutras regiões do país isto não acontece, tudo bem. :rolleyes:

Mas o que mais me chateia é que as pessoas, em geral, só reclamam das temperaturas abaixo da média. Não vejo ninguém a reclamar pelo facto de maio ter sido o mais quente de sempre, com uma anomalia de +4,5ºC em relação às temperaturas médias! :calor:
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,665
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Aqui não está a ser fresco, está ligeiramente abaixo da média de Junho, como é de esperar, tendo em conta que estamos no primeiro terço de um mês que aquece à medida que avança.

Viseu(cidade) até dia 8, com as anomalias em relação à média de Junho, dentro dos parênteses:

24.4ºC(-1ºC) / 17.6ºC(-0.8ºC) / 11.1ºC(-0.4ºC)


Maio teve uma anomalia de +3.7ºC por aqui.
 
Última edição: