Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2020 às 01:11.

1. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    :D

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores

Para impedir uma vaga temporária de migrantes climáticos, que fogem do 'frio' opressivo, o governo vai ter que impor uma cerca sanitária no Algarve :D

"Charneca" Mundial, N_Fig e joselamego gostaram disto.
  3. Aurélio Carvalho

Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Out 2018
    Local:
    Faro
    Situação complexa nos modelos após as 72h.
    Difícil se prever o que se vai passar... sendo que aquilo que se mantém é a tendência após as 240h, com a iso16 presente.
    Amanhã teremos mais certezas!

4. Marco pires

Marco pires
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Out 2017
    Local:
    Pinhal novo
    Continente
    Previsão para 6ª feira, 12.junho.2020

Céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade

na região Sul a partir do final da manhã.

Períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos e frequentes nas

regiões Norte e Centro.

Possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da

Estrela até início da manhã.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando

moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.

Atualizado a 10 de junho de 2020 às 11:4 UTC

como eu disse, não sendo inédito, não deixa de ser curioso como quase a meio de junho ainda se espera queda de neve na estrela.

5. bandevelugo

bandevelugo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    Nesta competição de junhos esquisitos, nunca mais me esquecerei do junho de 88, chovia dia sim, dia sim, e a chuva entrou bem pelo mês de julho.

Na escola secundária os relvados, que nunca eram regados, estavam bem verdinhos no final de julho, até parecia os Açores!

6. PedroNTSantos

PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Dez 2008
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]

Esse junho foi efetivamente um caso à parte; pelo menos, nos meus 46 anos, não me recordo de nada semelhante...

Nesse ano, era Presidente da República Mário Soares, as comemorações oficiais do 10 de junho foram na Covilhã e estava um tempo chuvoso e frio como não recordo para este mês (lembro-me de ter ido ao centro da cidade, assistir às cerimónias, de camisola de lã por cima da camisa). Depois, ao longo do mês, o tempo foi aquecendo mas choveu praticamente todos os dias, tendo havido já para o final do mês uma trovoda absolutamente descomunal na zona da Covilhã (a maior chuvada, de longe, a que assisti na vida) e que infelizmente, recordo ter matado duas ou três pessoas, devido a um raio, na zona do Fundão.

E sim, como relatou o bandevelugo, o tempo fresco e chuvoso prolongou-se até meados de julho. Recordo o dia dos meus anos (4 de julho) como tendo sido um daqueles dias a fazer lembrar o outono: fresco, chuvoso e todo o dia sem se ver o sol...

Os prejuízos na agricultura foram brutais e, em jeito de anedota, recordo-me de, num programa da televisão espanhola (TVE1), assistir a uma "espécie de bruxo" fazer um ritual para afastar a chuva da Pensínsula Ibérica!

Por outras palavras, e para quem não era nascido na altura, contado não dá para acreditar. Junho de 1988 foi um um caso verdadeiramente excecional e nada do que possa vir, nos próximos dias, se compara ao que foi esse mês...

7. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Faço anos a 3 de Julho e lembro-me de andar na primária e ter tido um aniversário invernal com muita chuva e frio. Os adultos todos encolhidos e recolhidos no interior e a miudagem no quintal pouco a lixar-se para a chuva e o frio. Não sabia era o ano mas agora sei que foi no meu nono aniversário. Lembro-me perfeitamente. Estava lá a minha professora da primária.

8. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    A memória é mesmo seletiva... temos a mesma idade, mas não tenho qualquer registo desse junho atípico na minha memória. Acho que aos 14 anos a meteorologia não estava mesmo no top das minhas áreas de interesse, devia ser a geografia por essa altura :D

9. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores

10. Crazyrain

Crazyrain
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Jan 2020
    Local:
    Viana do Castelo
    Junhos esquisitos também me lembro do tórrido junho de 1981 , com uma extensa onda de calor . Aqui no Litoral Norte , junhos muito quentes são tão " habituais " como junhos muito chuvosos.

11. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores

12. 1337

1337
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Máxima aqui hoje foi de apenas 19.9ºC:cold::cold:.

5ºc abaixo da média, que continue assim que está bom, depois do forno que passei...

13. comentador

comentador
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Out 2012
    Local:
    Évora
    Boa noite!! Em relação ao comentário deste membro, volto a dizer que há aqui muita coisa que estou completamente de acordo, relata aqui muita realidade do País sobretudo quando fala dos incêndios. Sou agricultor, faço queimadas conheço a minha região e sei que é bem verdade do que diz.

Peço aqui a certos membros que tenham cuidado com certas palavras quando estão 100% em desacordo com muitas opiniões!! Antes de julgarem, pensem primeiro naquilo que vão dizer e não atirem palavras ofensivas!! Lembrem-se que o nosso País é pequeno e tem muitas diferenças climáticas de região para região. Um fenómeno climático pode ser normal numa determinada zona nesse mês, mas pode ser anormal nesse mesmo mês noutra região.

"Que eu saiba junho é já um mês de pleno verão. É já um mês de dorsais africanas e de 40°C" Muitos aqui estão em desacordo com estas palavras!! Mas concordam que fazer 40ºC em Junho não é inédito??!! Exemplo: Fazer 1ºC em Junho na Serra da Estrela e 48ºC em Alvalade em Junho não é inédito!!!

Temos que ver aqui uma coisa: Muitos de nós somos de regiões diferentes com as respectivas diferenças climáticas, o que pode ser normal para uma dada região, pode ser anormal para outra, CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS e CUIDADO COM AS INTERPRETAÇÕES DOS COMENTÁRIOS QUE LÊEM.

E SE ALGUÉM ESTIVER ERRADO; TENTEM AJUDAR E NÂO DENEGRIR; OK!! PORQUE ERRAR, TODOS ERRAMOS!!

1337 e joselamego gostaram disto.
  14. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Não é inédito, mas não é normal, disso tenho a certeza. A média do começo de junho para grande parte do Interior nem ultrapassa os 30°C. 40°C são só mais 10°C que o valor normal! :calor:
    48°C no Alentejo em junho, que eu saiba, é inédito sim. O máximo absoluto para o país inteiro é de 47,3°C na Amareleja. 48°C seria quase 1°C acima do atual valor extremo!!! :shocking:

#1049 "Charneca" Mundial, 12 Jun 2020 às 23:25
    Última edição: 12 Jun 2020 às 23:42
    joselamego gostou disto.
  15. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Na maioria do interior ultrapassa. Em lugares de maior altitude e mais a Norte como Bragança não chega lá, mas noutros como Beja até já ultrapassa os 25 ºC em maio

joselamego e "Charneca" Mundial gostaram disto.

Partilhar esta Página