Se acham desconfortável ar um pouco mais húmido, nem queiram imaginar o que é viver no sudeste dos EUA/da Ásia
É óbvio que sabes que não tem sido muito normal. A não ser que já tenhas tido muitos meses aí com temperaturas maximas >=35/38 graus em praticamente todos os dias do mês. Sim, é banal cair neve na Serra da Estrela em Fevereiro. Se nevar fortemente todos os dias na Serra da Estrela em Fevereiro, vais dizer que é um Fevereiro normal? A mesma ideia no Alentejo este mês.
Façamos outro exercício. Chover em Março no Alentejo é algo normal/ banal... Então e se chover todos os dias do mês? Aí já não é muito normal.
Estamos praticamente em agosto de 2020 e o último boletim agrometeorológico disponibilizado pelo IPMA remonta a... setembro de 2019. Praticamente um ano inteiro sem boletins agrometeorológicos. Estes gajos do IPMA... meu Deus.
Aqui a questão não é o ser ou não normal, a questão é NÃO ser anormal/fora do comum, com eventos extremos...e de preferência todos os dias, dia e noite.. Compreendo o gosto por eventos extremos, e no fundo todos nós "meteoloucos" gostamos de presenciar pelo menos uma vez na vida um evento meteorológico mais extremo ( veja-se por exemplo os caçadores de tornados nos EUA, que não só os perseguem e observam como colhem dados e inclusive os seus testemunhos podem servir de alerta às populações). Naturalmente alguém no seu perfeito juízo não vai querer estragos, nem vai desejar esse evento a todo o custo ( mesmo que isso signifique morte e destruição) apenas para seu "deleite" e registo. O que não se pode estar é sempre a desejar os extremos, ou seja, no Inverno chuva, neve, frio e temporais extremos, e no Verão calor extremo. Felizmente a Natureza não se guia pelos nossos desejos, e ainda bem, senão era o caos..
AEMET prevê amanhã 38ºC para Ayamonte e colocou sob aviso laranja. IPMA prevê 39ºC em Faro e tem aviso verde, coloquem aviso laranja como fez a AEMET, será o mais sensato
E ainda bem que ninguém manda no tempo, porque senão, seria mais um motivo de guerra no mundo. Posto isto, podem chorar que não têm 45°c, que não chove etc, o tempo é o que é, e está-se a marimbar para os gostos de cada um.
Realmente não se percebe, 39ºc de máxima para Faro já é aviso Laranja segundo os critérios de emissão, com vento Norte ainda pode subir mais E os avisos são para colocar com antecedência, não em cima da hora.
Segundo os critérios, os avisos só são emitidos caso as temperaturas impostas para o seu lançamento tenham uma duração igual ou superior a 48h. Não faz muito sentido, mas pronto... Ontem a zona de Bilbao atingiu temperaturas superiores a 40 graus e apesar de no dia anterior e no dia de hoje se terem registados temperaturas inferiores a 30 graus, foi emitido logo aviso vermelho.
Ainda bem que vai torrar no Algarve, sempre alivia um pouco no resto do país, temperaturas dessas tenho tido aos pontapés este mês.
Desculpem amantes do calor, mas eu já estou farto do verão e acredito que o @ALBIMETEO e o @Davidmpb também estejam.
Olhando para os critérios de emissão justificava-se pelo menos o aviso amarelo (visto que a máxima baixa para 34ºC no domingo)... mas nem assim.
Também tenho bastante dificuldade em perceber a maneira como o IPMA emite os avisos, e os próprios critérios não me parecem fazer muito sentido, principalmente essa das 48 horas. Além de que as temperaturas me parecem colocadas um pouco ao calhas, há lugares onde teoricamente haveria avisos laranjas/vermelhos "comummente", e outros onde dificilmente alguma vez haverá um aviso amarelo. Não devia ser assim, devia-se definir uma probabilidade de algo acontecer, e definir os critérios dos avisos desse modo, mesmo que isso dê num aviso vermelho nos Açores para temperaturas mínimas de 8 ºC (atirei o valor ao calhas, mas 0 ºC como está agora é que não faz sentido nenhum...)
A AEMET coloca aviso laranja só para amanhã, mesmo o IPMA já lançou avisos dum só dia devido ao calor aqui no Algarve, que sigo com maior atenção. A AEMET, ontem tinha aviso amarelo e hoje passou a laranja e este ano tem colocado muitos avisos de um só dia para Ayamonte. Portanto, como hoje está verde, amanhã pode ser que lancem algum aviso em cima do joelho. O IPMA tem medo de arriscar e até compreendo, isto do vento tem muito de arriscado, basta a não rotação do vento para Norte para a previsão sair furada e isso já aconteceu no passado, mas vendo os modelos todos indicam na sua previsão vento de norte, portanto é que vai estar. Amanhã começa Agosto, entra o estagiário em acção. @1337 , em relação ao assunto que temos falado, em Agosto não tenho novidades que a pessoa vai de férias.