Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Uqem82n.gif


Para os interessados nas temperaturas da Rússia (e não só) -> http://www.ogimet.com/cgi-bin/ogimet_nav
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Um pequeno resumo dos últimos 12 dias aqui no Nordeste. Muito provavelmente aquele que ficará como o período mais frio deste inverno. Para esses 12 dias, temos médias diárias em torno de 2ºC, com vários dias, em quase todas as estações, com valores de temperatura média diária negativa. Coloco também o valor da mínima mais baixa e da máxima mais baixa do período observado (27 de dezembro a 7 de janeiro).

21662880_0AMaL.png
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
No que toca a precipitação o que salvou um pouco isto foi a depressão Elsa apesar dos estragos que causou. Nos próximos tempos não se avizinha grandes acumulados de precipitação mas é verdade que os modelos ainda podem dar uma grande volta. Com agravante de não podermos contar com a água das montanhas pois neste momento há 0 de neve.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Nao me recordo de um mês de janeiro com cotas de neve tão altas com o deste ano...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Até podemos ter tido temperaturas baixas a nível do solo mas nas camadas altas da atmosfera muito mau mesmo...
Desapontante, amanhã faz 11 anos desde a última vez que nevou cá, não voltou a repetir-se e cada vez estou mais certo que não voltará. Nem fazia ideia na altura do quão especial aquele dia foi... :sad: Ainda mais estranho é a falta de neve em geral abaixo dos 600m ultimamente, assim está cada vez mais complicado ver neve :(
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Esta ano é para esquecer, há mesmo muito pouco frio até em altitude...
Se reparares nos últimos anos nem sequer temos tido vagas de frio típicas...penso que o frio tem sido feito mais pela inversão térmica do que pela instalação de massas de ar com muito frio e que ficavam dias dias seguidos como era antigamente, tipo anos 90. Corrijam me se estiver errado

Desapontante, amanhã faz 11 anos desde a última vez que nevou cá, não voltou a repetir-se e cada vez estou mais certo que não voltará. Nem fazia ideia na altura do quão especial aquele dia foi... :sad: Ainda mais estranho é a falta de neve em geral abaixo dos 600m ultimamente, assim está cada vez mais complicado ver neve :(
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Esta ano é para esquecer, há mesmo muito pouco frio até em altitude...
Se reparares nos últimos anos nem sequer temos tido vagas de frio típicas...penso que o frio tem sido feito mais pela inversão térmica do que pela instalação de massas de ar com muito frio e que ficavam dias dias seguidos como era antigamente, tipo anos 90. Corrijam me se estiver errado
Sem dúvida! Até ao momento, janeiro está a ser uma cópia do ano passado, sendo que a única diferença é que as noites são menos frias. :p Não há frio nenhum instalado e isso pode-se observar pelas estações em altitude. Na estação de Portalegre, durante a noite, está a ocorrer o típico "despejo" de calor, que ocorre no verão. Nos dias em que certas estações ultrapassaram os 20ºC, houve noites em que a EMA não baixava dos 15/16ºC.
Safam-se mesmo as inversões térmicas e no Interior Norte e Centro só tem feito mais frio por causa do nevoeiro persistente.

No que diz respeito à precipitação, no ano passado não choveu nada até dia 20 e até ao final do mês apenas choveu de forma significativa 2/3 dias e quando digo isto, falo apenas pela minha zona. De qualquer das maneiras, é grave isto já ser constante. Dezembro foi como foi graças a 1 semana, porque de resto, o AA tem sido rei disto tudo.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e c0ldPT

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
o frio tem sido feito mais pela inversão térmica do que pela instalação de massas de ar com muito frio e que ficavam dias dias seguidos como era antigamente, tipo anos 90. Corrijam me se estiver errado
Vai de encontro à situação atual, mínimas baixas devido à inversão térmica e estabilidade anticiclónica, máximas não muito altas devido às próprias mínimas baixas ou ao nevoeiro. Frio em altitude 0!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Curiosa a incerteza em relação à precipitação a partir de segunda... Estamos a 4 dias de um possível evento generalizado de precipitação, mas tanto no ECMWF como no GFS não há ainda consenso sobre o quão intenso será o evento. :rain:

O ECMWF é o mais generoso neste momento, com um ensemble que prevê quase 100 mm (valor máximo) para as próximas 300 horas no Algarve e 200/300 mm no Norte.:surprise: Destes 100 mm, a saída operacional prevê quase 50 mm logo no dia 17, numa espécie de "rio atmosférico". :eek:

O GFS é menos generoso, mas, digamos, tem vindo a mudar constantemente e as suas previsões a mais de 150 horas não me convencem. :rolleyes:

De qualquer maneira, parece que o anticiclone será empurrado para leste, umas centenas de quilómetros, num período de tempo ainda indeterminado. Mau para a Europa Central, mas muito bom para Portugal e, como é óbvio, para nós, meteoloucos. ;)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3