Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
@Charneca
Antes de vires ao ataque e mandares bitaites ofendendo outros membros se calhar tu é que deverias te informar melhor. E mais não digo. Assunto encerrado!


For the medium-range forecasts an ensemble of 52 individual ensemble members are created twice a day. One member is at a higher spatial resolution than the other members (called the HRES at ECMWF), its initial state is the most accurate estimate of the current conditions and it uses the currently best description of the model physics.

The HRES provides a highly detailed description of future weather and averaged over many forecasts it is the most accurate forecast for a certain period, which is currently estimated as 10 days for large scale properties of the atmosphere. However for any particular forecast it may not be the most skilful member of the ensemble. Also when viewed in isolation it cannot provide an estimate of forecast uncertainty or confidence.

Another member of the ensemble (CNTL: Control forecast) is at a lower spatial resolution than the HRES but at that lower resolution it utilises the most accurate estimate of the current conditions and the currently best description of the model physics. Its significance for the ensemble is that it provides the unperturbed member to which the perturbations for the remainder of the ensemble members are applied.

The perturbed members (50 members) are similar to the CNTL but their initial states and model physics have been perturbed to explore the currently understood range of uncertainty in the observations and the model. They provide a range of possible future weather states. When averaged over many forecasts (although not necessarily for any particular forecast) these have lower skill than either the HRES or the CNTL. However they do provide an estimate of the forecast uncertainty or confidence.

The CNTL and perturbed members are continued beyond fifteen days at a reduced horizontal resolution.

The sections below highlight the variety of ECMWF medium-range forecast products.

Depending on who you are, you will be able to access different types of products. The linked charts are only displayed if you have correct access rights for that product. Find out about access to our forecasts.
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Se cair entre 20 a 25mm já não será mau, contudo é sempre uma sinóptica muito difícil de modelar

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

É verdade Ricardo basta pequenas oscilacoes para tudo mudar.
Estas supostas cut offs com efeito retrógrado são as mais benéficas para o sul, e basta pequenas mudanças para 25 mm se transformar em 100 mm, mas neste momento nenhum modelo mostra isso.
Para se ter algo mais benéfico teria que ser algo ao estilo do ukmo e essa cutt off ficar aí retida a sudoeste.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Acho que está confirmado como o pior janeiro que tenho memória...pasmaceira meteorológica no seu máximo explendor..
A temperatura mínima registada foi de apenas -1c cotas de neve sempre superiores a 1800M..
Alterações climáticas pois claro.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Acho que está confirmado como o pior janeiro que tenho memória...pasmaceira meteorológica no seu máximo explendor..
A temperatura mínima registada foi de apenas -1c cotas de neve sempre superiores a 1800M..
Alterações climáticas pois claro.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

O mês ainda não acabou! E há a possibilidade de a próxima semana ser interessante, com algum frio e mesmo precipitação, apesar de poder não ser generalizada. Podia ser pior ;)
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Acho que está confirmado como o pior janeiro que tenho memória...pasmaceira meteorológica no seu máximo explendor..
A temperatura mínima registada foi de apenas -1c cotas de neve sempre superiores a 1800M..
Alterações climáticas pois claro.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Ainda a procissão vai no adro e já o andor vai a cair. :D
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Acho que está confirmado como o pior janeiro que tenho memória...pasmaceira meteorológica no seu máximo explendor..
A temperatura mínima registada foi de apenas -1c cotas de neve sempre superiores a 1800M..
Alterações climáticas pois claro.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Ainda há alguma possibilidade de neve principalmente dia 20, diria que a haver precipitação onde caísse seria a cotas relativamente baixas, durante a manhã e/ou final de tarde e noite. Nos dias seguintes 21-24 a depressão ainda andará por cá aos rodopios mas fragilizada, mas havendo mais probablilidade de precipitação que seria de neve a cotas médias. Destaque para o windchill bem baixo e mínimas "miseráveis" dado o vento de leste constante. :cold:
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Ainda há alguma possibilidade de neve principalmente dia 20, diria que a haver precipitação onde caísse seria a cotas relativamente baixas, durante a manhã e/ou final de tarde e noite. Nos dias seguintes 21-24 a depressão ainda andará por cá aos rodopios mas fragilizada, mas havendo mais probablilidade de precipitação que seria de neve a cotas médias. Destaque para o windchill bem baixo e mínimas "miseráveis" dado o vento de leste constante. :cold:
Eu ainda estou agarrado a essa possibilidade irrisória. Sim nos dias seguintes a possibilidade ainda existe mas já a cotas mais altas. Estamos dependentes da dimensão da gota fria mas deve ficar tudo em Espanha como habitualmente. Dia 20 será o dia mais próximo de termos as condições para neve a cotas baixas. Como já é hábito vai faltar o factor precipitação. De vez em quando o GFS ia-nos mostrando mapas de sonho para os amantes da neve a cotas baixas a longo prazo. Mas não temos tido essa sorte de sonhar neste mês de Janeiro.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Eu ainda estou agarrado a essa possibilidade irrisória. Sim nos dias seguintes a possibilidade ainda existe mas já a cotas mais altas. Estamos dependentes da dimensão da gota fria mas deve ficar tudo em Espanha como habitualmente. Dia 20 será o dia mais próximo de termos as condições para neve a cotas baixas. Como já é hábito vai faltar o factor precipitação. De vez em quando o GFS ia-nos mostrando mapas de sonho para os amantes da neve a cotas baixas a longo prazo. Mas não temos tido essa sorte de sonhar neste mês de Janeiro.
Sim de facto é pena. Se a cut-off se colocasse mais a NO e fosse de menor dimensão conservava mais o frio e criava mais condições para a existência de precipitação. No entanto fica o registo, é deste tipo de sinópticas, depressões retrógadas vindas do mediterrâneo, que a neve a cotas baixas depende em Portugal.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É verdade que o ECMWF moveu a precipitação da cut-off para Huelva, mas é de salientar que também já aconteceu o oposto, em 2017, em que o ECMWF previa muita precipitação para o Sotavento e foi tudo para Espanha à última hora. :rain:

Portanto, é de esperar para ver... :)
Afinal, fugiu tudo, para a Espanha. Já, não encheu o túnel, mas se chovesse cá, tinha enchido. :D

Mas, desta vez, venho aplaudir e talvez pela 1ªvez, o IPMA veio explicar porque falhou a previsão. :palmas:

De certa maneira, nos próximos dias deverá ocorrer queda de neve na Serra da Estrela. Cotas baixas?? Não me parece... :(
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores


Estava ontem a 'Gloria' em cavamento...

tTl7GZC.png


... e foi inferida por satélite ondulação a rondar os 19 metros (63 pés). Nada mau.

Nbw1PtZ.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boas se tudo correr bem vem aí a "salvação"... Chama-se Cut-off e pode salvar o Algarve da desgraça total! Ainda nada definido quanto à posição, duração, etc e por conseguinte aos acumulados. A partir de Segunda/Terça podemos ter melhor ideia do que poderá vir sendo que para já existe a hipótese de "algo" mas muita incerteza ainda. A situação ideal seria passarmos a barreira dos 100mm. Permitiria um encaixe nas barragens que talvez desse para suportar o Verão mais descansados. Aguardemos...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Parece que vem aí ventania de nordeste bem forte para o interior, não estou no Alentejo mas vamos ver que registos há por lá. Alguns modelos prevêm rajadas de 70-90 km/h durante quase 24h com ventos médios de 40 a 60 km/h a começar amanhã. A sensação térmica vai ser bonita... :D

Vendo rapidamente os registos da EMA de Portalegre no Ogimet, a única (ou das únicas) vezes que a estação registou rajadas de 90 km/h com uma situação de nordeste foi em 2005, mas com muito muito mais frio em altitude.