Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Boas
Bem pouco a dizer..
Teremos amanhã ainda um dia fresco de forma geral e depois sábado a segunda dias com temperaturas normais de Março.
Entre a próxima terça a quinta/sexta provavelmente as máximas poderão chegar aos 26/27 c em alguns locais. Após isso muita incerteza embora os modelos apontem para um padrão mais fresco e instável.
De forma geral este mês deverá ser por estas bandas mais um mês seco e quente!
 


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
hoje naquele belo pasquim chamado CM TV, uma noticia em clima de festa: está a chegar a primavera?

e a seguir: temperaturas acima dos 25º

e era uma alegria, porque os dias frios e chuvosos ao que parece iam ficar para trás nos próximos tempos.

como se este inverno tivesse sido frio e chuvoso, esta gente mete-se nojo e desculpem o desabafo, podem ver os campos a morrerem por falta de água mas o que interessa é sol, calor e praia.
vem um dia mais fresco ou com chuva, e cai o carmo e trindade porque nunca mais acaba o inverno e já chateia a chuva e o frio...............patéticos.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
hoje naquele belo pasquim chamado CM TV, uma noticia em clima de festa: está a chegar a primavera?

e a seguir: temperaturas acima dos 25º

e era uma alegria, porque os dias frios e chuvosos ao que parece iam ficar para trás nos próximos tempos.

como se este inverno tivesse sido frio e chuvoso, esta gente mete-se nojo e desculpem o desabafo, podem ver os campos a morrerem por falta de água mas o que interessa é sol, calor e praia.
vem um dia mais fresco ou com chuva, e cai o carmo e trindade porque nunca mais acaba o inverno e já chateia a chuva e o frio...............patéticos.
frio até não foi mas não fora do normal e chuvoso o país anda a duas velocidades do eixo Montejunto Estrela para norte já não se pode com a chuva o solo esta saturado e os taludes mais inclinados já mostram derrocadas e daí para sul é o oposto sem chuva e quente
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
frio até não foi mas não fora do normal e chuvoso o país anda a duas velocidades do eixo Montejunto Estrela para norte já não se pode com a chuva o solo esta saturado e os taludes mais inclinados já mostram derrocadas e daí para sul é o oposto sem chuva e quente
Não acho que seja devido aos nortenhos que surgem estas notícias, até porque a maior parte dos jornalistas destes jornais são de Lisboa. :rolleyes:

Quando falo com pessoas noto uma coisa curiosa na população citadina: esquece-se bastante rapidamente do que era normal após uma certa sucessão de anos.
Por exemplo, após vários verões extremamente quentes na década de 2000 e no período de 2015 a 2017, as pessoas esqueceram-se realmente do que era um "verão". Tanto que, nos dias de hoje, quando as temperaturas estão nos valores normais ou ligeiramente acima, é quase como se o céu caísse de críticas. :angry:

O mesmo está a acontecer lentamente com o Inverno. Tem vindo a surgir nos últimos anos a "caricatura" que os invernos em Portugal são soalheiros e amenos. As gentes da cidade até já ignoram a chuva e o frio. Qualquer dia este tempo que temos tido passará a ser considerada a "normal" no Inverno. :facepalm:

Nós aqui no fórum somos uns completos malucos para a maior parte da população. A maior parte do povo é analfabeto em questões relacionadas com o clima, e isso é bem visível nas conversas que se veem por aí nas redes sociais. :sad:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Venho eu, em defensor do diabo: :D

Ora vejamos: Não é, isso que as previsões do IPMA indicam para a próxima semana com temperaturas acima de 25ºC em algumas regiões? Estão a mentir, claro que não...

Vá lá, que disseram que é a Primavera, porque já li num facebook ligado à meteorologia a falar de temperaturas de Verão, mas aí já não estão a fazer sensacionalismo?

Em alguns desses facebook's quando chove vem sempre aí o fim do mundo, é rara a vez que não vejo em períodos de instabilidade vai ocorrer tornados, granizo enorme, trovoadas e o diabo a quatro, aí já não é sensacionalismo será o quê? :lol:


Algarve precisa de reutilizar água para travar seca

https://www.cmjornal.pt/sociedade/d...-agua-para-travar-seca?ref=Pesquisa_Destaques

Reportagem: https://www.cmjornal.pt/multimedia/...e-precisa-de-reutilizar-agua-para-travar-seca



Nem sei, como o pasquim faz notícias tão interessantes como esta e já fez várias reportagem sobre a seca no Algarve-.

Sensacionalismo existe em todos os lados e quem tem sites, blogs ou facebook's para crescerem a grande maioria vai pela via do sensacionalismo, é a forma mais fácil e rápida de crescer, nunca fui grande defensor do sensacionalismo tanto que não faço publicações sensacionalistas no meu blog, faço previsões semanais erro e acerto mas nunca publiquei nada como vai ocorrer tornados, vem aí temperaturas de Verão etc etc, mas se calhar se fizesse teria muito mais gostos.

Deixo aqui uma questão: Se a maioria diz que as pessoas gostam de sol e calor então expliquem lá, porque no Inverno tenho mais visitas em dias de chuva do que em dias a fio com sol, como tem sido este Inverno? :intrigante:
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Não acho que seja devido aos nortenhos que surgem estas notícias, até porque a maior parte dos jornalistas destes jornais são de Lisboa. :rolleyes:

Quando falo com pessoas noto uma coisa curiosa na população citadina: esquece-se bastante rapidamente do que era normal após uma certa sucessão de anos.
Por exemplo, após vários verões extremamente quentes na década de 2000 e no período de 2015 a 2017, as pessoas esqueceram-se realmente do que era um "verão". Tanto que, nos dias de hoje, quando as temperaturas estão nos valores normais ou ligeiramente acima, é quase como se o céu caísse de críticas. :angry:

O mesmo está a acontecer lentamente com o Inverno. Tem vindo a surgir nos últimos anos a "caricatura" que os invernos em Portugal são soalheiros e amenos. As gentes da cidade até já ignoram a chuva e o frio. Qualquer dia este tempo que temos tido passará a ser considerada a "normal" no Inverno. :facepalm:

Nós aqui no fórum somos uns completos malucos para a maior parte da população. A maior parte do povo é analfabeto em questões relacionadas com o clima, e isso é bem visível nas conversas que se veem por aí nas redes sociais. :sad:
Boa noite,
Concordo com os vossos comentários, embora dê um certo desconto aos jovens (ex. nascidos depois de 2000) por considerarem como normal um inverno ameno como o que temos tido mais a sul. Isto porque não têm como comparação invernos mais agrestes do passado. Mantendo as devidas diferenças, sendo eu um rapaz maduro, assemelha-se às conversa do meu pai, nascido nos idos de 1938, explicando-me como o fevereiro era um mês tempestuoso. Tendo memória de alguns fevereiros duros, não os vivi como o meu pai, logo assumo como normal os fevereiros menos ásperos. Agora, que há uma tremenda falta de informação, desinteresse e percepção deturpada dos estados do tempo e dos ciclos das estações por parte de comunicadores e de profissionais com a obrigação de bem informar, sem qualquer dúvida. No fundo, acomodam a informação aos anseios (também deturpados) de uma parte substancial da população. Ex. Se tivermos um outubro e novembro com temperaturas elevadas, semelhantes às do final do verão, é uma alegria. Invertamos o cenário e olhemos para um abril e um maio com temperaturas frescas e relativamente chuvosos e, quais são os comentários? "que raio de clima (confundindo-o com o tempo) sempre frio e chuva. Então não estamos na primavera?!".
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Concordo com os vossos comentários, embora dê um certo desconto aos jovens (ex. nascidos depois de 2000) por considerarem como normal um inverno ameno como o que temos tido mais a sul. Isto porque não têm como comparação invernos mais agrestes do passado. Mantendo as devidas diferenças, sendo eu um rapaz maduro, assemelha-se às conversa do meu pai, nascido nos idos de 1938, explicando-me como o fevereiro era um mês tempestuoso. Tendo memória de alguns fevereiros duros, não os vivi como o meu pai, logo assumo como normal os fevereiros menos ásperos. Agora, que há uma tremenda falta de informação, desinteresse e percepção deturpada dos estados do tempo e dos ciclos das estações por parte de comunicadores e de profissionais com a obrigação de bem informar, sem qualquer dúvida. No fundo, acomodam a informação aos anseios (também deturpados) de uma parte substancial da população. Ex. Se tivermos um outubro e novembro com temperaturas elevadas, semelhantes às do final do verão, é uma alegria. Invertamos o cenário e olhemos para um abril e um maio com temperaturas frescas e relativamente chuvosos e, quais são os comentários? "que raio de clima (confundindo-o com o tempo) sempre frio e chuva. Então não estamos na primavera?!".
Não diria "jovens", até porque são mais os adultos que se esquecem destas coisas. :angry:

No entanto, mesmo assim, acho que as gentes se esquecem rapidamente das coisas. Não há muito tempo atrás tivemos verões e invernos frios... Em 2014, por exemplo, tivemos um verão frio, mas foi obscurecido pelos vários verões muito quentes dos anos seguintes. :facepalm:
E quem é que não se lembra do maravilhoso inverno de 2010 aqui no fórum? Ou daquelas trovoadas em abril de 2011 que duraram a noite toda?? ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
frio até não foi mas não fora do normal e chuvoso o país anda a duas velocidades do eixo Montejunto Estrela para norte já não se pode com a chuva o solo esta saturado e os taludes mais inclinados já mostram derrocadas e daí para sul é o oposto sem chuva e quente
Ficaria admirado se dissesses que tinha sido algo fora do normal. Achas que as temperaturas registadas ao longo do mês de fevereiro foram normais? O problema aqui é que não foi 1 dia ou 2, mas sim quase o mês todo.

Quanto à precipitação, tirando aquela situação excepcional em dezembro, as depressões mal desceram em latitude e nem pós frontais decentes surgiram. Saudades de sistemas frontais que atravessavam o país com muita chuva e uma valente descida de temperatura logo de seguida. Até eu que sou novo, sei que este padrão é tudo menos tempestuoso. No entanto, basta uma frente ter força para chegar cá e deixar uns restos, e é logo o fim do mundo nas notícias. Vento tem havido algum, mas não é devido a tempestades ao contrário do que se diz.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Ficaria admirado se dissesses que tinha sido algo fora do normal. Achas que as temperaturas registadas ao longo do mês de fevereiro foram normais? O problema aqui é que não foi 1 dia ou 2, mas sim quase o mês todo.

Quanto à precipitação, tirando aquela situação excepcional em dezembro, as depressões mal desceram em latitude e nem pós frontais decentes surgiram. Saudades de sistemas frontais que atravessavam o país com muita chuva e uma valente descida de temperatura logo de seguida. Até eu que sou novo, sei que este padrão é tudo menos tempestuoso. No entanto, basta uma frente ter força para chegar cá e deixar uns restos, e é logo o fim do mundo nas notícias. Vento tem havido algum, mas não é devido a tempestades ao contrário do que se diz.
Fevereiro não teve nada de normal, já que foi o mais quente desde que há registo.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Boas,

Os primeiros dias de Março trouxe tempo chuvoso a norte e seco a sul, e tempo muito frio a norte e na média ou algo acima a sul.
Agora a partir de amanhã mas sobretudo a partir de segunda teremos temperaturas caraterísticas de Maio na ordem dos 23 a 26 e essa situação vai durar até dia 13 no máximo.
Essa situação fará com que a primeira quinzena tenhamos temperaturas acima da média a sul, bem acima por sinal.
Após estes dias teremos posteriormente tempo mais fresco e instavel
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré
Os chorões estão em todos os quadrantes.
O meu lado chorão salta à vista no verão. Então quando vejo aqui pessoal a reclamar pelos 35ºC de julho e estou em Aveiro com os meus espetaculares 22ºC... ui ui
Privamera e Outono é para termos tempo assim assim
Inverno é para termos frio, chuva
Verão é para termos tempo quente. Não tem que estar tudo arder, mas ter máximas de 25ºC na maioria dos dias seria bom

O normal nisto é nosso canto ser mais importante do que o canto dos outros. É um resumo um bocado triste mas é o que se retira desta choradeira toda.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,617
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Por aqui de Outubro a Dezembro, todos os meses tiveram precipitação acima da méda, as máximas estiveram aproximadamente na média e as mínimas acima da média.
Janeiro e Fevereiro tiveram precipitação abaixo da média, e máximas e mínimas acima da média, principalmente Fevereiro.

Este ano hidrológico está nos 1000mm mais coisa menos coisa, nada mau.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
lá porque não gostam não deixa de normal, mas já sei da opinião para tal existe outro tópico sobre o Apocalipse do clima
:lol:
É normalíssimo o mês de fevereiro ter uma anomalia na temperatura de quase +3ºC. No entanto, não vale a pena perder tempo a "discutir" este tema contigo, porque só tu é que tens razão. Todos os outros que referem aquilo que não te agrada, só inventam e estão errados.