Seguimento Meteorológico Livre - 2020

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Penso que típicamente o IPMA prefere emitir avisos certeiros do que criar alarmismos e depois ser acusado de falhar... Cada agência tem o seu modus operandi nestas situações, não acredito que seja negligência. Para além disso, existe sempre cooperação entre as agências, que contribuem todas para o Ecmwf. De qualquer forma os avisos laranja já foram lançados, principalmente para terça-feira...

Recordo-me que no evento do Leslie o IPMA acabou criticado por lançar avisos vermelhos e em certos locais não ter ocorrido nada de excepcional... A meteorologia é assim e todos aqui sabemos isso.

Sent from my ANE-LX1 using Tapatalk
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Penso que típicamente o IPMA prefere emitir avisos certeiros do que criar alarmismos e depois ser acusado de falhar... Cada agência tem o seu modus operandi nestas situações, não acredito que seja negligência. Para além disso, existe sempre cooperação entre as agências, que contribuem todas para o Ecmwf. De qualquer forma os avisos laranja já foram lançados, principalmente para terça-feira...

Recordo-me que no evento do Leslie o IPMA acabou criticado por lançar avisos vermelhos e em certos locais não ter ocorrido nada de excepcional... A meteorologia é assim e todos aqui sabemos isso.

Sent from my ANE-LX1 using Tapatalk
O que o IPMA fez na Leslie foi andar durante dias a fingir que não se passava nada, quando já havia uma propabilidade razoável do furacão vir a atingir o continente...
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas.
Mais do que a precipitação que em dois dias tanto pode ser de 50mm como de 100mm (o que não deixa de ser significativo),
estou bastante apreensivo com o que os principais modelos que preveem rajadas máximas aqui pela minha zona de 90km/h ou até 130km/h, da parte da tarde de terça-feira entre as 14h e as 19h...

ICON-EU
p5h39uC.png


GFS
EiMqPGu.png


UKMO
wuhsXgx.png


ECMWF
xa5NMK3.png
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
A 'Barbara' vai ser um satélite da depressão maior que permanecerá longe no Atlântico. Este satélite estará associado a uma ondulação da frente e a sua localização mais a Leste ou a Oeste e o grau de cavamento ditam a grande variabilidade das previsões, mesmo a esta distância no tempo.

Isto é, a Bárbara nem é uma depressão! Deverá ser um núcleo saído da depressão principal.... lanço isto, numa perspectiva de por exemplo o impa estar mais receoso a não lançar alertas/nomeações, sem verificar correctamente o que aí vem....
Porque nem a 24hs está tudo definido! Basta ver pela madeira até agora! Felizmente passou o grosso de "problemas" ao lado
 

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
O que o IPMA fez na Leslie foi andar durante dias a fingir que não se passava nada, quando já havia uma propabilidade razoável do furacão vir a atingir o continente...
Apenas a 2 dias do Leslie atingir o continente é que se percebeu que viria em direção a Portugal. Fomos todos apanhados de surpresa se bem me lembro.

Sent from my ANE-LX1 using Tapatalk
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
O Facebook trouxe-me à memória um post de 18 de Outubro de 2015...

"Rajada máxima registada, ontem, pela estação do Cabo Carvoeiro 129,6 km/h!!!"
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Isto é, a Bárbara nem é uma depressão! Deverá ser um núcleo saído da depressão principal.... lanço isto, numa perspectiva de por exemplo o impa estar mais receoso a não lançar alertas/nomeações, sem verificar correctamente o que aí vem....
Porque nem a 24hs está tudo definido! Basta ver pela madeira até agora! Felizmente passou o grosso de "problemas" ao lado
Como assim? O grosso da precipitação ainda nem sequer chegou à Madeira - deverá chegar nas próximas horas. Aliás, isso é visível nas imagens de satélite. :rolleyes:
Mas o que é mais interessante é que, mesmo não tendo a "precipitação a sério" chegado à Madeira, já temos acumulados bem significativos nas regiões montanhosas (no caso do Pico do Areeiro chega já perto dos 100 mm)! :rain: :surprise:
 
Última edição:

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
A run das 18z do ICON voltou a meter o vento mais forte um pouco mais para leste (e consequentemente afectando menos o norte de PT) novamente, não quer dizer que na próxima run não volte a subir mas está a sair a última do GFS, vamos ver se vai atrás.


Ao staff, por curiosidade, vai haver (já há?) tópico de seguimento para este evento ou não se justifica?