Seguimento Meteorológico Livre - 2020



cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Vou subir para o hotel nas penhas douradas na sexta pelas 9 da manhã, acham que vou ter problemas? Vou passar o confinamento na serra, tinha ideia de ir a torre no sábado mas com a sensação térmica de -15, duvido que consiga sair do carro...


parece-me complicado subir para as penhas douradas sexta de manha a estarem certas as previsoes às 9 da manha podes já não conseguir subir mas está muito à justa, porque basta a iso 0 chegar um pouco mais tarde e sobes na boa.


Muito frio na Galiza e Minho sexta de manha pode haver surpresas, aqui para estes lados com frentes de noroeste é melhor esperar para ver porque não costumam dar mais que água-neve
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Vou subir para o hotel nas penhas douradas na sexta pelas 9 da manhã, acham que vou ter problemas? Vou passar o confinamento na serra, tinha ideia de ir a torre no sábado mas com a sensação térmica de -15, duvido que consiga sair do carro...

Se não quiseres arriscar, o ideal seria ires a 5a à noite, mesmo que chegues mais tarde. Deve começar a never nas Penhas Douradas por volta das 3 da manhã. Sendo que ao longo da madrugada e manhã até em Manteigas poderá estar a nevar, o que dificultará imenso ou impossibilitará a subida para as Penhas Douradas. Falo por mim que em Fevereiro de 2018 tinha hotel marcado em Manteigas e tive de pernoitar em Belmonte tal não era o nevão que até foi impossível chegar a Manteigas.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos
21 de outubro de 2013 . Foi a única vez que me entrou água dentro de casa .
Essa foi uma verdadeira tromba de água , se não me engano a precipitação foi perto de 80 mm , uma boa parte concentrado em apenas meia hora de dilúvio , que provocou uma autêntica enxurrada , que até pontes levou .
Atingiu os concelhos de Esposende , parte de Barcelos e parte de Viana .

E vila verde também.. o rio neiva nessa noite ocupou a parte de baixo de uma casa perto da nascente...
Por Barcelos, passamos a noite manhã e tarde a tirar água de casas...
Até um corsa andou no ar e a água deixou o capotado no meio da estrada.
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
Se não quiseres arriscar, o ideal seria ires a 5a à noite, mesmo que chegues mais tarde. Deve começar a never nas Penhas Douradas por volta das 3 da manhã. Sendo que ao longo da madrugada e manhã até em Manteigas poderá estar a nevar, o que dificultará imenso ou impossibilitará a subida para as Penhas Douradas. Falo por mim que em Fevereiro de 2018 tinha hotel marcado em Manteigas e tive de pernoitar em Belmonte tal não era o nevão que até foi impossível chegar a Manteigas.

Não tenho mesmo possibilidade de ir mais cedo, apenas vou sair de Lisboa por volta das 5 da manhã para estar no hotel por volta das 8.. Disseram-me do hotel que os limpa neves andam sempre para cima e para baixo, no máximo, se fôr preciso vou comprar umas correntes na covilhã apesar do meu carro ser 4x4..
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
A menos de 48 horas do evento polar e os modelos continuam bem firmes quer em cotas de neve muito baixas quer em temperaturas baixas .
Próxima sexta - feira com temperaturas muito baixas no Norte ( mesmo no Litoral ) ao longo do dia e com previsão ( para já ) de precipitação bem distribuída ao longo do dia ( pormenor que poderá fazer toda a diferença ) .
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Próxima sexta - feira com temperaturas muito baixas no Norte ( mesmo no Litoral ) quer em cotas de neve muito baixas.

Temperaturas baixas e sobertudo sensação térmica baixa causada pelo vento forte :cold:

Quanto a cotas de neve "muito baixas" tenho sérias dúvidas, mas vamos acompanhando, talvez ainda possam descer um pouco dos 800 metros numa célula mais forte.

Resta ver a previsão actualizada do IPMA, que pode muito bem incluir a possibildade de queda de granizo para sexta e sábado :unsure:
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Temperaturas baixas e sobertudo sensação térmica baixa causada pelo vento forte :cold:

Quanto a cotas de neve "muito baixas" tenho sérias dúvidas, mas vamos acompanhando, talvez ainda possam descer um pouco dos 800 metros numa célula mais forte.

Resta ver a previsão actualizada do IPMA, que pode muito bem incluir a possibildade de queda de granizo para sexta e sábado :unsure:

Para sexta e sábado dá 10 ° c para Viana do castelo , por exemplo . Com vento NO forte , imagine - se qual será a sensação térmica .
O GFS , por exemplo , tem cotas de neve para o Litoral Norte de 300 metros há já muitas saídas . Apesar de ser um modelo longe de ser o melhor a médio / longo prazo , é um modelo bastante razoável a curto prazo .
E o ECM acho que aumentou o frio na última saída.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IPMA também já baixou a cota de neve para os 700 metros , entre sexta e domingo de madrugada .
Grande evento em perspetiva .

Só vi agora a previsão actualizada do IPMA, e incluiu a queda de granizo para sexta feira:

Previsão para 6ª feira, 4.dezembro.2020

Céu geralmente muito nublado.

Períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que

poderão se de granizo e acompanhados de trovoada.

Queda de neve acima de 1400/1600 metros nas regiões Norte e Centro,

descendo gradualmente a cota para 700/900 metros.

Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante oeste, soprando forte

(35 a 50 km/h) no litoral, com rajadas até 75 km/h na costa

ocidental, e nas terras altas, com rajadas até 95 km/h.

Descida da temperatura máxima.

Atualizado a 2 de dezembro de 2020 às 13:19 UTC

Nas terras altas ( e não só) vai ser cá um "briol" com estas rajadas previstas.. as cotas de 700/900 metros mantêm-se até Domingo, mas subindo rápidamente ao longo do dia.
 
Última edição:

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não tenho mesmo possibilidade de ir mais cedo, apenas vou sair de Lisboa por volta das 5 da manhã para estar no hotel por volta das 8.. Disseram-me do hotel que os limpa neves andam sempre para cima e para baixo, no máximo, se fôr preciso vou comprar umas correntes na covilhã apesar do meu carro ser 4x4..

Acho um grande risco, uma vez que para além da neve prevêem-se rajadas de perto de 100km/h, o que dificultaria ou impossibilitaria as operações de limpeza de neve. De qualquer modo, a teres que arriscar, não subas pela Covilhã, faz Belmonte - Manteigas - Penhas Douradas, sempre circulas a altitudes mais baixas até lá chegares. O ideal seria ir 5ª feira à noite.
Eu já estou a teletrabalhar na Gralheira em Montemuro, a mais de 1100m de altitude, à espera de um bom nevão na sexta-feira.

Nas terras altas ( e não só) vai ser cá um "briol" com estas rajadas previstas.. as cotas de 700/900 metros mantêm-se até Domingo, mas subindo rápidamente ao longo do dia.

O quão rapidamente as cotas subirão no dia de domingo ainda está um pouco em aberto, ainda há muita incerteza no quadro de ensembles de GFS e ECMWF. Sendo certo que no domingo não haverá cotas de neve abaixo dos 800m, como deverá acontecer pontualmente na sexta-feira, não é impossível que as cotas se situem cerca dos 1000m (GFS 00z tinha essa hipótese a norte do Vouga). Depende de como e por onde entra a massa de ar tropical, mas em situações passadas já verificámos que o frio instalado costuma resistir melhor do que o modelado.
 
Última edição:

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
Acho um grande risco, uma vez que para além da neve prevêem-se rajadas de perto de 100km/h, o que dificultaria ou impossibilitaria as operações de limpeza de neve. De qualquer modo, a teres que arriscar, não subas pela Covilhã, faz Belmonte - Manteigas - Penhas Douradas, sempre circulas a altitudes mais baixas até lá chegares. O ideal seria ir 5ª feira à noite.
Eu já estou a teletrabalhar na Gralheira em Montemuro, a mais de 1100m de altitude, à espera de um bom nevão na sexta-feira.



O quão rapidamente as cotas subirão no dia de domingo ainda está um pouco em aberto, ainda há muita incerteza no quadro de ensembles de GFS e ECMWF. Sendo certo que no domingo não haverá cotas de neve abaixo dos 800m, como deverá acontecer pontualmente na sexta-feira, não é impossível que as cotas se situem cerca dos 1000m (GFS 00z tinha essa hipótese a norte do Vouga). Depende de como e por onde entra a massa de ar tropical, mas em situações passadas já verificámos que o frio instalado costuma resistir melhor do que o modelado.

Obrigado pela sugestão David, vou trocar a minha reserva e pedir para entrar amanhã, vamos ver o que cai :)