Seguimento Meteorológico Livre - 2020

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Não acho de todo expectável que neve em Viseu (cidade), mas com o frio que há em altitude considero que qualquer cota acima de 400 m pode vir a ter surpresas nalguma célula mais potente que faça descer a temperatura uns 2 ou 3ºC...

Eu acho que estou a 485 metros.
 


dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Tenho algumas expectativas em relação ao dia 4/5 para aqui na zona de Fátima. O GFS a dar-me esperanças a cada saída. A cota já teve nos 600, depois 550, 450 e agora 400 nesta última. Neste último meteograma posso observar que a temperatura mais baixa T500 é de -33.3 e a T.850 a -3. Quanto á temperatura ao nível do solo a mais baixa é de 4.5 ºC mas isto é um meteograma de Ourém que está a 160 metros de altura para a zona de Fátima que está sensivelmente a 350/400 metros talvez a temperatura seja uns 2 ºC a menos. Penso que quanto ao factor precipitação esse não irá faltar. A última vez que vim nevar aqui foi no dia 27 de Fevereiro de 2016 mas sem acumular no entanto na parte da serra D Aire virada a Porto de Mós teve acumulação. Mas sinceramente não recordo o tipo de entrada nesse evento se foi algo parecido com o que vamos ter uma entrada polar marítima ou se foi uma entrada continental. Talvez alguém aqui no fórum me possa recordar o tipo de entrada que foi nesse dia.
Edit: Já agora boa saída do modelo ECMWF. No site onde vejo tinha na última run snow depth máximo de 0.6 e agora ele pode atingir o máximo de 1.2.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Tenho algumas expectativas em relação ao dia 4/5 para aqui na zona de Fátima. O GFS a dar-me esperanças a cada saída. A cota já teve nos 600, depois 550, 450 e agora 400 nesta última. Neste último meteograma posso observar que a temperatura mais baixa T500 é de -33.3 e a T.850 a -3. Quanto á temperatura ao nível do solo a mais baixa é de 4.5 ºC mas isto é um meteograma de Ourém que está a 160 metros de altura para a zona de Fátima que está sensivelmente a 350/400 metros talvez a temperatura seja uns 2 ºC a menos. Penso que quanto ao factor precipitação esse não irá faltar. A última vez que vim nevar aqui foi no dia 27 de Fevereiro de 2016 mas sem acumular no entanto na parte da serra D Aire virada a Porto de Mós teve acumulação. Mas sinceramente não recordo o tipo de entrada nesse evento se foi algo parecido com o que vamos ter uma entrada polar marítima ou se foi uma entrada continental. Talvez alguém aqui no fórum me possa recordar o tipo de entrada que foi nesse dia.
Sinóptica muito idêntica:
t6sURPV.png

aGhIEBw.png
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Tenho algumas expectativas em relação ao dia 4/5 para aqui na zona de Fátima. O GFS a dar-me esperanças a cada saída. A cota já teve nos 600, depois 550, 450 e agora 400 nesta última. Neste último meteograma posso observar que a temperatura mais baixa T500 é de -33.3 e a T.850 a -3. Quanto á temperatura ao nível do solo a mais baixa é de 4.5 ºC mas isto é um meteograma de Ourém que está a 160 metros de altura para a zona de Fátima que está sensivelmente a 350/400 metros talvez a temperatura seja uns 2 ºC a menos. Penso que quanto ao factor precipitação esse não irá faltar. A última vez que vim nevar aqui foi no dia 27 de Fevereiro de 2016 mas sem acumular no entanto na parte da serra D Aire virada a Porto de Mós teve acumulação. Mas sinceramente não recordo o tipo de entrada nesse evento se foi algo parecido com o que vamos ter uma entrada polar marítima ou se foi uma entrada continental. Talvez alguém aqui no fórum me possa recordar o tipo de entrada que foi nesse dia.
Edit: Já agora boa saída do modelo ECMWF. No site onde vejo tinha na última run snow depth máximo de 0.6 e agora ele pode atingir o máximo de 1.2.
Estive precisamente a consultar esse dia há pouco, havia no entanto ligeiramente mais frio a 850hpa (-3.5 a -4ºC) e a 500 hpa (-34ºC bem em cima). Desta vez temos a favor uma menor pressão e geopotencial mais baixo pelo que a altitude dos 850 e 500hpa talvez seja mais baixa também :intrigante:. Em 2016 deu acumulação aos 400m nas serras do Porto se bem me recordo.
Também em 23 de março de 2017 numa situação semelhante houve flocos aos 300m.
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Para nevar na Serra D Arga tem de estar muito mas muito frio, uma serra de 800 m que está apenas a uns 14 km do mar...

Costuma nevar com alguma regularidade nos pontos mais altos.
Apesar de estar próxima da costa , já tem uma altitude considerável. E não nos esqueçamos que fica no extremo NO do país .
Claro que para haver acumulação que se veja , é preciso entrar ar muito frio .
Mas esta entrada fria não me parece uma entrada vulgar.
 
Última edição:

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
A Serra d ' Arga tem 825 metros de altitude . Para uma serra tão próxima do mar , mete respeito . E como tem uma altitude que sobe rapidamente , o relevo é espetacular , de cortar a respiração . Lá em cima parece o Gerês .
E uma coisa é certa , é de longe o local em Portugal Continental onde mais vezes cai neve tão próximo do mar.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Também em 23 de março de 2017 numa situação semelhante houve flocos aos 300m.

Nessa altura houve até alguma água neve ( muito fraca) aqui no Porto, mas de muito curta duração, já mais chuva que neve, caiu foi bastante granizo e já estavamos em Março:

archives-2017-3-23-0-0.png


archives-2017-3-23-0-1.png


Esta era a previsão do IPMA na altura:

Previsão para 5ª feira, 23.março.2017

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada,
em especial nas regiões Norte e Centro.
Queda de neve acima de 400/600 metros
, sendo acima de 600/800 metros
no litoral Centro e de 800/1000 metros na região Sul.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando
moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral oeste e nas terras altas.
Pequena descida de temperatura nas regiões do litoral Centro e Sul.

Previsão para 6ª feira, 24.março.2017

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.
Queda de neve acima de 400/600 metros
, subindo gradualmente a cota
para 800/1000 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, rodando
gradualmente para o quadrante leste nas regiões Norte e Centro e
para o quadrante sul na região Sul.
Pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte
e Centro.

Atualizado a 22 de março de 2017 às 11:41 UTC
 
Última edição:

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Estive precisamente a consultar esse dia há pouco, havia no entanto ligeiramente mais frio a 850hpa (-3.5 a -4ºC) e a 500 hpa (-34ºC bem em cima). Desta vez temos a favor uma menor pressão e geopotencial mais baixo pelo que a altitude dos 850 e 500hpa talvez seja mais baixa também :intrigante:. Em 2016 deu acumulação aos 400m nas serras do Porto se bem me recordo.
Também em 23 de março de 2017 numa situação semelhante houve flocos aos 300m.
Sim nesse dia deve ter havido algo. Eu já acompanhava este fórum á algum tempo antes mas penso penso que a minha inscrição se deu ao entusiamo do dia 23 de Março de 2017 pois estou inscrito desde 22 de Março de 2017 possivelmente para comentar algo relativo a esse evento.