Seguimento Meteorológico Livre - 2020

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Nós com temperaturas mais suaves, morre pessoas por falta de aquecimento, com essas temperaturas morria metade da população que vive cá.
Casos tivéssemos temperaturas dessas por cá, as nossas condições para enfrentar o inverno teriam de ser completamente diferentes. Sem dúvida que é outro mundo e isto só mostra que o frio que temos por cá é para meninos. :D Tal depende também daquilo que é habitual em cada zona, claro, mas dá que pensar!
Estes últimos dias com temperaturas abaixo dos 10ºC já foram complicados, mas pronto, foi principalmente devido ao vento.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nós com temperaturas mais suaves, morre pessoas por falta de aquecimento, com essas temperaturas morria metade da população que vive cá.
Também há que salientar que o país teria uma cultura diferente caso tivesse um clima bem mais agreste. :) As casas sempre foram historicamente mal construídas ao nível de isolamento térmico e aquecimento porque, ao contrário do que acontecia no resto da Europa, as temperaturas não são propriamente mortíferas por cá (vale a pena salientar que muitas das mortes no Inverno em Portugal relacionadas com o frio na realidade têm causas indiretas, não são propriamente um resultado de hipotermia - mortes por hipotermia em Portugal são bastante raras). Ou seja, o problema do frio nas casas, como já salientei por aqui, não tem propriamente a ver com o facto de as pessoas terem menos rendimentos, é uma questão essencialmente cultural, embora da maior parte das vezes que digo isto vêm 30.000 pessoas a dizer que não é verdade... :facepalm:
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Ou seja, o problema do frio nas casas, como já salientei por aqui, não tem propriamente a ver com o facto de as pessoas terem menos rendimentos, é uma questão essencialmente cultural, embora da maior parte das vezes que digo isto vêm 30.000 pessoas a dizer que não é verdade... :facepalm:

Vêm pessoas dizer que não é verdade, porque não é totalmente verdade. Não discordo que possa ser o caso em Lx, Alentejo, Algarve, etc.. aí pouco ou nenhum frio faz grande parte do tempo. Mas no interior, especialmente no Norte e Centro não é bem assim. Há muita, MUITA gente que passa frio e não é "por querer" nem por ignorância. É literalmente porque não têm dinheiro para se aquecerem. Eu moro no distrito de Viseu, que não é nada comparado a zonas realmente frias, e é um facto que as casas cá tem pouco isolamento, mesmo onde faz frio e na maioria até pode não ser por falta de dinheiro mas em grande parte dos casos, é. A minha casa não tem grande isolamento, e mesmo que tivesse, com 3 andares (relativamente comum por aqui) ia sempre ser fria, eu felizmente posso gastar 300€ em electricidade por mês e ter o ar condicionado ligado 24/7 se precisar, muita gente aqui não tem dinheiro nem para comprar lenha, se precisar, quanto mais manter aquecimentos ligados, e é muito mais generalizado do que aquilo que quem não conhece possa pensar.

Também tenho casa em Lisboa e o tempo aí é outro... o inverno aí dá para andar de t-shirt na maior parte dos dias, especialmente quem esteja habituado desde pequeno aos invernos (ligeiramente) mais rigorosos daqui. Mas se fores para zonas tipo Amadora, Barreiro, etc há muita gente a passar frio e também não é cultural.

Quer se queira quer não, e por muito que custe a admitir a muita gente, Portugal é um país verdadeiramente pobre. O custo de vida aqui não é nada comparado com aquilo que é em Lisboa e outras cidades maiores.. a vida que faço aqui por 400/500€ por mês em Lisboa nunca gasto menos do dobro. E mesmo sabendo isso, sempre tive colegas na escola que a única refeição deles todo o dia era a que lhes ofereciam na escola ao almoço. Muitos deles passavam frio e não era por os pais quererem. E podes não acreditar, mas um bom bocado deles nem água ou electricidade tinham em casa. E não, não tenho 50 nem 60 anos.. tenho 27, falo de coisas bem recentes.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
É mesmo isso, um país com a energia demasiado cara para o nível de rendimentos da esmagadora maioria da população.
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
O inverno no interior norte é frio . Claro que não é comparável aos países nórdicos ou da Europa de Leste , mas mesmo assim já é um frio que se sente , aqueles nevoeiros gelados com a temperatura máxima a rondar os 0 ° c , em que se não tivermos luvas , em poucos segundos sentimos as mãos a congelar , não são brincadeira nenhuma .
E mesmo no Litoral Norte , no inverno temos muitas vezes a conjugação de temperaturas mais baixas com altos níveis de humidade relativa , em que a sensação térmica é muito baixa , isso já não tem nada de ameno , é frio mesmo .
Não se pode generalizar , pois o pais tem um clima muito diversificado .
Claro que se o nosso termo de comparação forem os países nórdicos ou a Sibéria , aqui nunca vai estar frio .;)
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Sim, o nosso inverno comparado a esses mais continentais ou muito a Norte é para meninos... de vez em quando há uns dias aqui mais frios mas diria que o mais extremo que apanhei terá sido uns 7 ou 8 negativos há uns anos atrás e foi só um dia ou dois...

Se tivéssemos, historicamente, invernos desses claro que pouca gente passava frio, agora se, de repente (é 2020 nunca se sabe), tivéssemos um inverno com 20, 30 graus negativos ia haver MUITA gente a morrer em Portugal infelizmente.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Vêm pessoas dizer que não é verdade, porque não é totalmente verdade. Não discordo que possa ser o caso em Lx, Alentejo, Algarve, etc.. aí pouco ou nenhum frio faz grande parte do tempo. Mas no interior, especialmente no Norte e Centro não é bem assim. Há muita, MUITA gente que passa frio e não é "por querer" nem por ignorância. É literalmente porque não têm dinheiro para se aquecerem. Eu moro no distrito de Viseu, que não é nada comparado a zonas realmente frias, e é um facto que as casas cá tem pouco isolamento, mesmo onde faz frio e na maioria até pode não ser por falta de dinheiro mas em grande parte dos casos, é. A minha casa não tem grande isolamento, e mesmo que tivesse, com 3 andares (relativamente comum por aqui) ia sempre ser fria, eu felizmente posso gastar 300€ em electricidade por mês e ter o ar condicionado ligado 24/7 se precisar, muita gente aqui não tem dinheiro nem para comprar lenha, se precisar, quanto mais manter aquecimentos ligados, e é muito mais generalizado do que aquilo que quem não conhece possa pensar.

Também tenho casa em Lisboa e o tempo aí é outro... o inverno aí dá para andar de t-shirt na maior parte dos dias, especialmente quem esteja habituado desde pequeno aos invernos (ligeiramente) mais rigorosos daqui. Mas se fores para zonas tipo Amadora, Barreiro, etc há muita gente a passar frio e também não é cultural.

Quer se queira quer não, e por muito que custe a admitir a muita gente, Portugal é um país verdadeiramente pobre. O custo de vida aqui não é nada comparado com aquilo que é em Lisboa e outras cidades maiores.. a vida que faço aqui por 400/500€ por mês em Lisboa nunca gasto menos do dobro. E mesmo sabendo isso, sempre tive colegas na escola que a única refeição deles todo o dia era a que lhes ofereciam na escola ao almoço. Muitos deles passavam frio e não era por os pais quererem. E podes não acreditar, mas um bom bocado deles nem água ou electricidade tinham em casa. E não, não tenho 50 nem 60 anos.. tenho 27, falo de coisas bem recentes.
O inverno no interior norte é frio . Claro que não é comparável aos países nórdicos ou da Europa de Leste , mas mesmo assim já é um frio que se sente , aqueles nevoeiros gelados com a temperatura máxima a rondar os 0 ° c , em que se não tivermos luvas , em poucos segundos sentimos as mãos a congelar , não são brincadeira nenhuma .
E mesmo no Litoral Norte , no inverno temos muitas vezes a conjugação de temperaturas mais baixas com altos níveis de humidade relativa , em que a sensação térmica é muito baixa , isso já não tem nada de ameno , é frio mesmo .
Não se pode generalizar , pois o pais tem um clima muito diversificado .
Claro que se o nosso termo de comparação forem os países nórdicos ou a Sibéria , aqui nunca vai estar frio .
O frio no Norte de Portugal pode ser bastante intenso e pode ser sentido, contudo e mesmo que estejam 0°C lá fora, estão mais uns quantos em casa, ou seja, temperaturas já claramente superáveis. :rolleyes:
E, sejamos sinceros, se realmente fôssemos um país com muito frio, os construtores não poriam o aquecimento e o isolamento como uma das prioridades e poupariam noutras para manter os preços de venda das casas?? É que, se não fosse a normativa europeia de há uns anos para cá, nenhuma casa teria isolamento térmico de jeito em Portugal. :disgust:

As casas em Portugal estão tradicionalmente feitas para as pessoas sobreviverem ao inverno português, e resulta - ocorrem pouquíssimas mortes por via direta devido ao frio por cá. Não têm o aquecimento e o isolamento das casas suecas pela simples razão de, na Suécia, se a casa não tiver aquecimento a pessoa morre. Agora sim, se viesse um inverno com temperaturas de -20°C ou -30°C muita gente morreria, mas tenho a certeza que isso não vai acontecer devido à nossa latitude e localização geográfica. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
O que importa é o conforto térmico das habitações, ou, no caso de Portugal, a falta dele. Valores de 15ºC ou menos no interior das habitações também matam. Não matam por hipotermia, mas podem matar de gripe ou de pneumonia.

Nos países mais ricos não usam aquecimento só quando têm -10ºC lá fora. Podem passar do aquecimento, no mês de maio, para o ar condicionado. O que interessa é o conforto térmico, que pode ser condicionado por valores baixos, mas também por valores elevados de temperatura.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
contudo e mesmo que estejam 0°C lá fora, estão mais uns quantos em casa, ou seja, temperaturas já claramente superáveis.

Depende, numa casa sem aquecimento, seja a lenha ou eléctrico no interior Norte por exemplo, com 0ºc no exterior, são bastante frequentes temperaturas dentro de casa na ordem dos 6/7 graus, ou seja muito pouco saudáveis...

Falo por experiência própria, tenho casa na Aldeia de Azinhoso/Mogadouro onde vou bastantes vezes.

A casa ( plana sem andares nem escadas interiores ) tem um bom isolamento e construção, janelas duplas, etc... além disso tenho um bom e potente recuperador de calor a lenha que me espalha o calor por outras divisões através de tubagens próprias que enviam calor para quartos, sala, etc... ficou bem caro mas valeu seguramente a pena ( a casa tem uma área interior de 125 metros quadrados).

Contudo, no Inverno, e se fico por exemplo um mês sem lá ir, já registei temperaturas de cerca de 7/8 graus em algumas divisões, simplesmente porque a casa esteve fechada, sem aquecimento e sem ninguém.

Com o recuperador, e ao fim de algumas horas em funcionamento já tenho boas temperaturas, que andam pelos 19 ou mesmo 20 graus e por vezes um pouco acima dos 20ºc em algumas divisões (depende da quantidade de lenha e a frequência com que a coloque) Quem vem do exterior sente logo o calor homogéneo dentro de casa.

Isto para dizer que, quem não tem bom isolamento e aquecimento, nem posses para instalar ou pagar, passa frio dentro de casa e não é pouco e ainda mais nestas regiões já de si frias :cold:
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
O frio no Norte de Portugal pode ser bastante intenso e pode ser sentido, contudo e mesmo que estejam 0°C lá fora, estão mais uns quantos em casa, ou seja, temperaturas já claramente superáveis. :rolleyes:
E, sejamos sinceros, se realmente fôssemos um país com muito frio, os construtores não poriam o aquecimento e o isolamento como uma das prioridades e poupariam noutras para manter os preços de venda das casas?? É que, se não fosse a normativa europeia de há uns anos para cá, nenhuma casa teria isolamento térmico de jeito em Portugal. :disgust:

As casas em Portugal estão tradicionalmente feitas para as pessoas sobreviverem ao inverno português, e resulta - ocorrem pouquíssimas mortes por via direta devido ao frio por cá. Não têm o aquecimento e o isolamento das casas suecas pela simples razão de, na Suécia, se a casa não tiver aquecimento a pessoa morre. Agora sim, se viesse um inverno com temperaturas de -20°C ou -30°C muita gente morreria, mas tenho a certeza que isso não vai acontecer devido à nossa latitude e localização geográfica. :unsure:

Discordo totalmente, e até há estudos sobre isso. (ex: https://expresso.pt/actualidade/mor...gal-por-falta-de-isolamento-das-casas=f565517 )

Portugal é dos países da Europa onde se morre mais de forma direta/indireta por extremos de temperatura. Tanto de calor, como de frio (pasme-se!).

Portanto penso que estás muito equivocado relativamente ao impacto na mortalidade do frio em PT. É um contra-senso sim, pelo nosso clima não deveria ter o impacto que tem. Portanto, se o tem... É sinónimo de que não estamos mesmo nada preparados, a um nível quase "ridículo"...

O que referes como "feitas para sobreviver ao inverno português" é mais: "feitas para passar o inverno com frio, vivos, mas com frio, se não fores de um grupo de risco ou muito idoso". Isso já por si é mau, mas se fores então aos grupos de risco, podes ter a certeza que não é bem assim...

É absolutamente incomparável o conforto térmico de viver em casas com boas condições para suportar invernos frios em qualquer país do norte da Europa (onde andas de t-shirt em casa com -10º lá fora), e onde apenas passam frio em curtos períodos de deslocação na rua... versus.... O total desconforto térmico na maior parte do parque habitacional de Portugal, onde se passa frio em casa (vestido quase como para andar na rua), ou seja, no local onde se está a maior parte do tempo.
Na maior parte das habitações "mal e porcamente" consegues manter uma temperatura de conforto, mesmo gastando balúrdios em energia!

Creio que só agora sim se começa a construir com melhor isolamento, mas será ainda uma muito pequena percentagem do parque habitacional. É mesmo um problema estrutural em Portugal, que vai demorar décadas a ser minimizado, e que tem um impacto brutal na Saúde Pública e na mortalidade observada.
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
O total desconforto térmico na maior parte do parque habitacional de Portugal, onde se passa frio em casa (vestido quase como para andar na rua), ou seja, no local onde se está a maior parte do tempo.
Na maior parte das habitações "mal e porcamente" consegues manter uma temperatura de conforto, mesmo gastando balúrdios em energia!

Creio que só agora sim se começa a construir com melhor isolamento, mas será ainda uma muito pequena percentagem do parque habitacional. É mesmo um problema estrutural em Portugal, que vai demorar décadas a ser minimizado, e que tem um impacto brutal na Saúde Pública e na mortalidade observada.

Tal e qual, na minha casa em Viseu são, como já referi antes, centenas de euros para a manter quente (habitável, vá) e sim, ando de casaco dentro de casa :cold::lol:. Mas estamos a falar de uma casa a caminhar para o segundo século de existência, com 3 andares e intervencionada pela última vez no início dos anos 90, é expectável que assim seja. Se tivesse dificuldades em pagar a conta da luz muito seguramente tinha de viver com temperaturas bem abaixo dos 10 graus em muitas alturas. Nada confortável.

Como dizes e bem, agora constrói-se melhor, e se não fosse a existência das normas europeias ainda hoje tínhamos casas a serem construídas como a minha. Felizmente, hoje em dia, há muita coisa a que somos obrigados, mesmo que seja só para remodelar, que é o meu caso. Vou ser ''obrigado'' a meter acessos para pessoas com deficiência (pelo menos no piso térreo), janelas com corte térmico, isolamento, subtelha, painéis solares, etc.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Tanto eu como os meus pais passaram, em novos, bastante friozinho no inverno (e inerentes consequências futuras) pelo simples motivo de as construções serem antigas e nao haver possibilidade financeira de aquecimento decente (o aquecimento "económico" era automaticamente encarecido pelas leis básicas da transmissão de calor...).
Logo sim. É um problema financeiro e não cultural. Ninguém fica exposto prolongadamente e perigosamente ao frio por gosto.
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
A namorada de um familiar meu é polaca. Logo, ela está habituada ao frio. No entanto quando vem a Portugal no inverno morre de frio dentro de casa. Na Polónia, mesmo no inverno, andam de roupa interior dentro de casa...

Deixo uma pista... Será por Portugal ser o 6° país da UE onde a electricidade é mais cara com mais do dobro do preço por Kwh em relação á Polónia?