Seguimento Meteorológico Livre - 2021



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É verdade até dia 7 Julho calor nem vê lo
Eu acho que ele está a dizer o contrário do que tu interpretaste... E sim, as previsões não estão nada famosas para o Alentejo depois de dia 7 (e não só) - 45°C não é propriamente uma temperatura agradável. Veremos como evoluem as previsões! :calor:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)

Deve ser relativo ao litoral oeste. :huhlmao:

Acreditas que o pico do Verão vai ser na 2ª parte da 3ª semana de Julho, acreditas nisso? Tendo em conta, Verões de anos anteriores, quase sempre a coisa esquenta, a prova disso é o Verão de 2018, com um Junho/Julho um pouco atípico e depois sabemos como foi o Agosto de 2018. Afirmar, que o pico do Verão vai ser na 2ª parte da 3ª semana de Julho é como ir a uma consulta do Prof. Chibanga e rezar que as suas profecias se realizem, assim parecem ser estas previsões. :lmao:.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Eu acho que ele está a dizer o contrário do que tu interpretaste... E sim, as previsões não estão nada famosas para o Alentejo depois de dia 7 (e não só) - 45°C não é propriamente uma temperatura agradável. Veremos como evoluem as previsões! :calor:

Não só não é agradavel, como é raro. E não faz parte do nosso clima. É ver que aconteceu em 2003, nos ultimos 5 anos em alguns eventos esporádicos e pouco mais vezes aconteceu..

Estes primeiros dias de julho são muito mais habituais e normais (Temperaturas abaixo da média), do que ter 45 ou mais em Portugal. Mesmo que nos últimos anos ja tenha acontecido e haja um record de 47 graus... Isso não é a regra por agora (Se calhar no futuro vai ser mais normal..)

Falou se da questão da climatologia e bem. No entanto ter uma temperatura 1.5 abaixo da média e 1 quinzena fria, vai acontecendo, não há nada de extraordinario nisso. Já ter uma previsão de 45 em Portugal e 48 no sudoeste de Espanha, saída já de alguns modelos.. Será um evento que poderá ultrapassar o máximo histórico de temperatura na Europa. Isto sim são eventos históricos e atípicos (Se tal acontecer).
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,612
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Deve ser relativo ao litoral oeste. :huhlmao:

Acreditas que o pico do Verão vai ser na 2ª parte da 3ª semana de Julho, acreditas nisso? Tendo em conta, Verões de anos anteriores, quase sempre a coisa esquenta, a prova disso é o Verão de 2018, com um Junho/Julho um pouco atípico e depois sabemos como foi o Agosto de 2018. Afirmar, que o pico do Verão vai ser na 2ª parte da 3ª semana de Julho é como ir a uma consulta do Prof. Chibanga e rezar que as suas profecias se realizem, assim parecem ser estas previsões. :lmao:.
Amigo eu não acredito em nada, apenas partilhei o artigo, lembraste em 2013 de fontes que afirmavam que ia ser o verão mais frio dos últimos 200 anos? Depois no final foi quente, portanto isto para mim pouco ou nada vale.
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas...pelo interior mais um dia de verão ;),já alguém falou por aqui no ano 2003...nem quero pensar nesse verão pelos menos no mês de agosto :pray:,parecia que vivia noutro planeta :wacko:,com grandes incêndios pela zona,ia morrendo sufocado :trovao:.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pelo GFS 0z, mais de 50 graus só no Norte de África, de resto um verdadeiro fiasco de calor previsto, ainda não é desta, tão perto e tão longe... :calor:

Aconselho a não verem o ECMWF, pois a desilusão ainda é maior...:(

xPWIZdC.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Pelo GFS 0z, mais de 50 graus só no Norte de África, de resto um verdadeiro fiasco de calor previsto, ainda não é desta, tão perto e tão longe... :calor:

Aconselho a não verem o ECMWF, pois a desilusão ainda é maior...:(

xPWIZdC.jpg

:lol:... Não está certo pá, a malta estava tão animada :(

Brincadeira à parte, e a distância temporal já não é assim tanta, parece-me que infelizmente vamos passar do 8 ao 80 em poucos dias, e as consequências poderão ser muito graves a confirmar-se o que os modelos vem mostrando à alguns dias :unsure:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Brincadeira à parte, e a distância temporal já não é assim tanta, parece-me que infelizmente vamos passar do 8 ao 80 em poucos dias, e as consequências poderão ser muito graves a confirmar-se o que os modelos vem mostrando à alguns dias :unsure:

Sim, fora as brincadeiras, para mim temperaturas de mais de 40 graus são muito sérias, mesmo em regiões habituadas a mais calor :calor: É insalubre e perigoso em especial para os grupos de maior risco.

Lembro me de há uns bons anos e por alturas do recorde na Amareleja em 2003, ter visto uma reportagem, feita no interior de uma casa nesta localidade e mostraram castiçais com velas e as velas de cera derretidas, dentro de casa, portanto isto só mostra a temperatura que se atingiu mesmo no interior da casa quando no exterior estavam mais de 47ºc :calor:
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Sim, fora as brincadeiras, para mim temperaturas de mais de 40 graus são muito sérias, mesmo em regiões habituadas a mais calor :calor: É insalubre e perigoso em especial para os grupos de maior risco.

Lembro me de há uns bons anos e por alturas do recorde na Amareleja em 2003, ter visto uma reportagem, feita no interior de uma casa nesta localidade e mostraram castiçais com velas e as velas de cera derretidas, dentro de casa, portanto isto só mostra a temperatura que se atingiu mesmo no interior da casa quando no exterior estavam mais de 47ºc :calor:


Concordo totalmente contigo, e atenção que eu gosto de calor, mas mais de 35ºc não é calor , é sufoco! As pessoas e animais sofrem, morrem por isso, já para não falar no elevado risco de incêndio que fica associado inevitavelmente a eventos deste género! :unsure: Contudo percebo que quem é apaixonado por meteorologia fique em êxtase ao ver cartas destas, como ao ver cartas com a rota de uma tempestade tropical a passar por Portugal, etc , etc ! É sensato é que se tenha sempre bem presente a noção , que os extremos matam e deixam muito destruição, e mais de 40ºc é extremo, neste momento temos a RUN 6z do GFS com a ISO 30 a pairar sobre Portugal , apesar de dar pouca credibilidade a Run 6z e 18Z pelos inerentes que todos conhecemos , o ensemble mostra que isso é bem possível, esperemos todos que não! :calor: :hmm:
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Acho que não devem ligar muito a automática do Ecm porque as temperaturas são sempre abaixo..
Com uma ISO 24 temos cerca de 37 a 39.
Uma ISO 26 entre 40 a 42
Uma ISO 28 entre uns 42 a 45
Uma ISO 30 entre uns 45 a 47.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego