Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas estes outubros e maios muito quentes não eram normais, têm-se tornado normais na última décadas
Eu recorde-me particularmente do mês de outubro de 2011, estava eu no secundário, e num desses dias quentes nem fizemos a aula de EF ao ar livre, parecia que estávamos em pleno mês de Agosto.:calor:
 


Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Mas estes outubros e maios muito quentes não eram normais, têm-se tornado normais na última décadas
Exatamente. Há duas ou três décadas atrás o FDS dos Santos (1 Nov), no planalto mirandês, era muitas vezes já bastante frio. Nós últimos anos não tenho sentido frio nessa época do ano.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Mas estes outubros e maios muito quentes não eram normais, têm-se tornado normais na última décadas
Sim, mas nesses outubros e maios de há 20/30 anos atrás ditos normais sempre houve dias que fazia lembrar o verão, uns anos mais e outros menos

Exatamente. Há duas ou três décadas atrás o FDS dos Santos (1 Nov), no planalto mirandês, era muitas vezes já bastante frio. Nós últimos anos não tenho sentido frio nessa época do ano.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Por acaso em 2018 nos Santos estava já bastante frio para a época do ano, em 2008 e 2012 idem...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Pelas previsões a médio prazo parece que este será apenas mais um outubro em que a t-shirt estará para durar, o que tem sido o normal nestes últimos largos anos... Ou não tivesse outubro as mesmas médias de temperatura de maio.
Aliás, na minha vida sempre me lembro de andar de t-shirt em outubro, uns anos mais vezes e outros menos. Agora gorro e luvas em outubro (como já cheguei a ler aqui no fórum) é praticamente impensável, embora não seja de todo inédito (basta relembrar o final de outubro de 2018). Portanto não percebo o porquê de tanto alarido por causa de haver calor em outubro... :unsure:
Para a realidade, pouca interessam as percepções e se andamos ou não de t shirt. O que conta é a climatologia e as anomalias. E nos últimos 10 anos um dos meses com maior anomalia positiva e maior número de anos com grande anomalia positiva foi outubro.
Só olhei para Lisboa e no IPMA temos a previsão de 27/28 graus. Praticamente a média das máximas dos meses mais quentes, e se forem 6 dias consecutivos (Nao estará longe), poderia ser vaga de calor.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para os apreciadores das imagens de satélite, a destruição do Sam será épica -> https://www.star.nesdis.noaa.gov/GOES/sector.php?sat=G16&sector=na

BHkG7hA.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Calor infinitos? O ipma faz a previsão com 3/5 dias de avanço, até poderias ver 40° para dia 8 que até lá isso iria ser alterado... é esperar para ver mas as temperaturas para a semana estao dentro da média.....
Por aqui parece que vão estar bem acima de média, apesar de não ser inédito neste últimos anos :unsure: Temperaturas de 28/29ºC são muito elevadas para Outubro!

Mas sim, eu sei que as coisas podem se alterar de um momento para o outro, mas no entanto as previsões mais parecem de um inicio de Junho do que propiamente Outubro... :wacko:
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Estamos em Outubro, estação de transição, não acreditem em previsões a longo prazo neste mês!
Exatamente nos meses de transição(outono e Primavera) não devemos ligar muito ás previsões de longo prazo mesmo no curto médio prazo podem haver alterações bruscas nas previsões.
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Outubro é mais um mês "perdido" constituindo uma prorrogação das condições meteorológicas do mês anterior, ou seja, tempo seco e mais ou menos quente. Há muito tempo que me deixei de ilusões, tanto que já nem ligo! :lol: Claro que existem anos em que ocorrerm surpresas, mas, a priori, coloco sempre a fasquia em baixo. :D

A climatologia está aí corroborar a percepção que há muito tinha, a de Outubros quentes (anomalias positivas consideráveis) e secos, reflexo de poucas cut-offs e da chegada cada vez mais tardia a estas latitudes das perturbações da frente polar (mais no final do mês ou em Novembro adentro).

Outubro é o "novo Maio".
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Outubro é mais um mês "perdido" constituindo uma prorrogação das condições meteorológicas do mês anterior, ou seja, tempo seco e mais ou menos quente. Há muito tempo que me deixei de ilusões, tanto que já nem ligo! :lol: Claro que existem anos em que ocorrerm surpresas, mas, a priori, coloco sempre a fasquia em baixo. :D

A climatologia está aí corroborar a percepção que há muito tinha, a de Outubros quentes (anomalias positivas consideráveis) e secos, reflexo de poucas cut-offs e da chegada cada vez mais tardia a estas latitudes das perturbações da frente polar (mais no final do mês ou em Novembro adentro).

Outubro é o "novo Maio".
Quentes, sim, mas secos? A média da última década foi de 99 mm, que é ligeiramente superior ao valor 71-00
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Quentes, sim, mas secos? A média da última década foi de 99 mm, que é ligeiramente superior ao valor 71-00
Eu acho que nos últimos anos, Outubro até nem tem sido um mês tão seco quanto isso, tem havido alguma variabilidade entre mais chuvoso e um pouco mais seco, acho que a maior perda de precipitação tem se verificado mais no inverno, e em particular no sul do país.