Seguimento Meteorológico Livre - 2021

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Pois é hoje fui a Lisboa e estava muito calor.
Reparei que o Baixo Alentejo tem os terrenos completamente secos ainda mais do que o que eu esperava.
Com estas temperaturas esse facto é generalizado. As chuvas de setembro foram um bom começo, mas com estas temperaturas e de forma tão prolongada, não há qualquer hipótese. Nem o GFS até às 384h nos dá um cenário de mudança significativa e as anomalias semanais também não estão famosas. Deve ser um mês para esquecer.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas está bom para a praia.
Pena o bom para a praia ser durante a semana. Porque ao fim de semana não tem estado nada bom para isso. Resta aproveitar a hora de almoço para apanhar um pouco de sol.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Já li por aqui comentários a dizer que estas temperaturas parecem mais de início de junho do que de início de outubro... Caso não saibam, segundo a média 61-90, as médias das máximas de início de outubro são iguais às médias das máximas de início de... junho. Só estão é um pouco acima do normal, mas é relativamente banal este calor no início do outono (início de outubro), tal como o é no fim da primavera (fim de maio). O verdadeiro tempo de outono é só em novembro meus amigos... Outubro é ainda um mês a fazer lembrar o verão, tal como maio. Caso não saibam o semestre mais quente do ano é precisamente o semestre maio-outubro... Portanto estamos ainda no semestre mais quente do ano, logo é relativamente normal este calor.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,061
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Já li por aqui comentários a dizer que estas temperaturas parecem mais de início de junho do que de início de outubro... Caso não saibam, segundo a média 61-90, as médias das máximas de início de outubro são iguais às médias das máximas de início de... junho. Só estão é um pouco acima do normal, mas é relativamente banal este calor no início do outono (início de outubro), tal como o é no fim da primavera (fim de maio). O verdadeiro tempo de outono é só em novembro meus amigos... Outubro é ainda um mês a fazer lembrar o verão, tal como maio. Caso não saibam o semestre mais quente do ano é precisamente o semestre maio-outubro... Portanto estamos ainda no semestre mais quente do ano, logo é relativamente normal este calor.
É tão normal que, na última década, só 2017 teve temperaturas acima destes primeiros 10 dias do mês. Pior ainda é se considerarmos que os outubros da última década foram muito mais quentes do que em médias anteriores (por exemplo, as várias normais do século XX). :calor:

Há um ano atrás também houve uns dias de calor e tempo estável por esta altura, mas para além de as temperaturas não serem do mesmo calibre que as destes dias, não duraram muito tempo e por estas alturas até já se começava a vislumbrar uma mudança de padrão nos 10 dias seguintes. Neste preciso momento não só temos temperaturas extremamente elevadas para esta altura do ano como temos também o facto de não haver sequer mudança de padrão prevista para os próximos 10 dias - existem alguns ensembles longínquos com chuva, mas na saída seguinte esfumam-se todos... De facto, na última saída do GFS, a precipitação prevista na saída das 00h esfumou-se por completo, e o mesmo pode ser dito do ECMWF. Tempo quente em outubro é normal, desde que não dure aquilo que se prevê neste momento que dure! :buh:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
É tão normal que, na última década, só 2017 teve temperaturas acima destes primeiros 10 dias do mês. Pior ainda é se considerarmos que os outubros da última década foram muito mais quentes do que em médias anteriores (por exemplo, as várias normais do século XX). :calor:

Há um ano atrás também houve uns dias de calor e tempo estável por esta altura, mas para além de as temperaturas não serem do mesmo calibre que as destes dias, não duraram muito tempo e por estas alturas até já se começava a vislumbrar uma mudança de padrão nos 10 dias seguintes. Neste preciso momento não só temos temperaturas extremamente elevadas para esta altura do ano como temos também o facto de não haver sequer mudança de padrão prevista para os próximos 10 dias - existem alguns ensembles longínquos com chuva, mas na saída seguinte esfumam-se todos... De facto, na última saída do GFS, a precipitação prevista na saída das 00h esfumou-se por completo, e o mesmo pode ser dito do ECMWF. Tempo quente em outubro é normal, desde que não dure aquilo que se prevê neste momento que dure! :buh:
O que eu acho que ele queria dizer é que estas temperaturas são tão "normais" agora como seriam no começo de junho. Quer dizer, não são normais em nenhuma dessas alturas, mas há maior tendência para achar muito estranho máximas de acima de 30 ºC no litoral agora no começo do outono que no fim da primavera
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pois, Outubro de 2017 foi muito quente, lembro-me bem. Espero que este nao siga o caminho. Hoje esteve muito nublado aqui pelo Oeste com ar bem Outonal mas temperaturas amenas. Mas vem aí calor...e mais calor...
Não acredito muito que seja um mês tão quente como esse de 2017 ou 2011, no entanto será um mês quente, começa a haver alguma possibilidade de mudança a partir do dia 20, veremos.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,061
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
começa a haver alguma possibilidade de mudança a partir do dia 20, veremos.
Eu teria alguma cautela em ver previsões a tão longo prazo. É que, com a sinóptica atual, é bem provável que a mudança do tempo seja adiada... :sono:

Veremos! :pray:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego