Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Boas,
Olhando a sinoptica prevista, ao ensemble dos modelos a 15 dias, a fazer cobiça ao de Verão, no que toca a ausência de precipitação... então eu diria que nas próximas 3 semanas será pouco provável que chova.
Eu até arriscaria um São Martinho antecipado este ano...
Após o dia de S. Martinho logo se verá...

A longo prazo a sinoptica prevista quer nos modelos sazonais, quer a previsão de La Nina muito idêntica ao ano de 2017, então eu diria que este Outono Inverno aparenta poder ser em tudo idêntico ao ano de 2017, mas veremos...

É verdade, Outubro e Novembro de 2017, até foram também quentes tal como este ano está previsto.
 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
Boas,
Olhando a sinoptica prevista, ao ensemble dos modelos a 15 dias, a fazer cobiça ao de Verão, no que toca a ausência de precipitação... então eu diria que nas próximas 3 semanas será pouco provável que chova.
Eu até arriscaria um São Martinho antecipado este ano...
Após o dia de S. Martinho logo se verá...

A longo prazo a sinoptica prevista quer nos modelos sazonais, quer a previsão de La Nina muito idêntica ao ano de 2017, então eu diria que este Outono Inverno aparenta poder ser em tudo idêntico ao ano de 2017, mas veremos...

É verdade, Outubro e Novembro de 2017, até foram também quentes tal como este ano está previsto.
que grande chatice, mais 3 ou 4 semanas deste tempo...a meio de Novembro é quando descem de repente as temperaturas, muitas vezes associado a tempo estável....ou seja, pode ser um Outono bem secante.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
Ainda agora estamos a meio de Outubro e já estás a matar o Outono quando ainda falta metade do Outono?
Houve locais que em Setembro choveu o equivalente ao mês de Setembro e Outubro somados nomeadamente em locais mais encostados a fronteira.
O ano passado para quem se esqueceu passamos de um mês seco para um bastante chuvoso graças a um único dia de chuva.
Esse novo padrão é assustador: muitas vezes estamos a fazer a média de chuva de um mês em poucos dias para depois se voltar a várias semanas de sol. Enquanto há duas décadas a instabilidade era dividida por semanas, agora concentra-se e esgota-se em dias - se isto não é alteração climática, não sei o que seja; as consequências são subtis, mas nefastas e vão começar a acentuar-se ao longo das próximas décadas. Teremos um Sul de Portugal cada vez mais parecido com o levante espanhol?
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Para já o cenário mais provável até ao fim do mês é de pouca chuva hoje na quarta e quinta feira da próxima semana e apenas no norte e centro este mês tento em conta as previsões vai acabar por ser muito seco, em relação a Novembro ainda é muito cedo para saber o que se irá passar espero que chova muito.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
espero que chova muito.
Também eu, mas infelizmente as previsões não estão lá muito favoráveis a isso... o Sotavento Algarvio neste mês vai acabar o mês a zeros, algo, a meu ver, inédito para outubro! :surprise:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Também eu, mas infelizmente as previsões não estão lá muito favoráveis a isso... o Sotavento Algarvio neste mês vai acabar o mês a zeros, algo, a meu ver, inédito para outubro! :surprise:
E é porque tivemos aquela frente no dia 3, senão haveria mais locais a terminar o mês com 0mm.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Y5DAtRw.png


92SDWN6.gif


Mais água precipitável nem sempre significa mais precipitação.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Também eu, mas infelizmente as previsões não estão lá muito favoráveis a isso... o Sotavento Algarvio neste mês vai acabar o mês a zeros, algo, a meu ver, inédito para outubro! :surprise:
Não acredito que acabe com 0 mm. A última semana de Outubro trará alguma precipitação. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Não acredito que acabe com 0 mm. A última semana de Outubro trará alguma precipitação. :D
O GFS delirou com os acumulados para a última semana. :D
esypHoS.png


Como é evidente, tal cenário vai desaparecer, mas já não é mau ver o GFS com as suas saídas desvairadas depois das 240h. :p
______________
Ainda agora estamos a meio de Outubro e já estás a matar o Outono quando ainda falta metade do Outono?
Houve locais que em Setembro choveu o equivalente ao mês de Setembro e Outubro somados nomeadamente em locais mais encostados a fronteira.
O ano passado para quem se esqueceu passamos de um mês seco para um bastante chuvoso graças a um único dia de chuva.
Ontem, criticavas que se estava a matar o outono quando ainda falta metade para o mesmo terminar.
Boas,
Olhando a sinoptica prevista, ao ensemble dos modelos a 15 dias, a fazer cobiça ao de Verão, no que toca a ausência de precipitação... então eu diria que nas próximas 3 semanas será pouco provável que chova.
Eu até arriscaria um São Martinho antecipado este ano...
Após o dia de S. Martinho logo se verá...

A longo prazo a sinoptica prevista quer nos modelos sazonais, quer a previsão de La Nina muito idêntica ao ano de 2017, então eu diria que este Outono Inverno aparenta poder ser em tudo idêntico ao ano de 2017, mas veremos...

É verdade, Outubro e Novembro de 2017, até foram também quentes tal como este ano está previsto.
Hoje, já disseste que o outono e inverno podiam ser muito idênticos a 2017, portanto, com os meses bastante secos. Ou seja, basicamente estás a matar o resto do outono e o inverno também.
Acho que não vale a pena estar a atirar ao ar o que poderá acontecer nos próximos meses. Logo se verá!
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Vamos lá a ver....
Uma coisa é mencionar a sinoptica e comparação entre este ano e 2017, que aparentemente é muito semelhante.
Outra coisa é o nosso feeling e aquilo que acho que vai acontecer... com base nas previsões.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É ótimo que comece a haver devaneios nos modelos a longo prazo, pois é sinal de que já vai havendo alguma instabilidade nas previsões e, consequentemente, uma possibilidade de haver um devaneio que acerte. Contudo, isso não implica que chova muito nos próximos tempos... :(

Lembro-me que, no primeiro inverno depois de me inscrever no fórum (já lá vão quase 3 anos - nem parece!), o GFS a longo prazo apresentava, por vezes, sinópticas extremas que, uma saída depois, desapareciam por completo - e foi assim de meados de janeiro até ao finalzinho de março de 2019, quando finalmente veio uma sinóptica de chuva a sério. Foram, portanto, aproximadamente 10 a 15 semanas de devaneios constantes... Se juntarmos estas semanas ao dia de hoje, dá ali por volta de começos de janeiro do próximo ano. :unsure:
Sei perfeitamente que isto não passa de adivinhação, contudo para este outono as perspetivas não são lá muito boas. Veremos! :pray:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
É ótimo que comece a haver devaneios nos modelos a longo prazo, pois é sinal de que já vai havendo alguma instabilidade nas previsões e, consequentemente, uma possibilidade de haver um devaneio que acerte. Contudo, isso não implica que chova muito nos próximos tempos... :(

Lembro-me que, no primeiro inverno depois de me inscrever no fórum (já lá vão quase 3 anos - nem parece!), o GFS a longo prazo apresentava, por vezes, sinópticas extremas que, uma saída depois, desapareciam por completo - e foi assim de meados de janeiro até ao finalzinho de março de 2019, quando finalmente veio uma sinóptica de chuva a sério. Foram, portanto, aproximadamente 10 a 15 semanas de devaneios constantes... Se juntarmos estas semanas ao dia de hoje, dá ali por volta de começos de janeiro do próximo ano. :unsure:
Sei perfeitamente que isto não passa de adivinhação, contudo para este outono as perspetivas não são lá muito boas. Veremos! :pray:
Entretanto o GFS já retirou os devaneios, creio que em termos de chuva, estamos praticamente arrumados até ao fim do mês, a não ser que haja uma grande reviravolta, mas é pouco provável.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Outubros secos não são novidade. E já houve alguns Outubros com 0mm de norte a sul do país, o que não é o caso deste.
Recentemente é que os meses de Outubro têm tido mais precipitação quando comparados com Outubros da década de 50, 60, 70 ou mesmo 80.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Hoje ira sair nova actualização do ecm no que toca a previsão mensal. Vale o que vale, mas pelo menos teremos uma ideia do que vai acontecer.
No que toca ao mês de Outubro trata se um mês de transição e por isso isto das médias pouco significa porque tanto pode ser um mês quente e seco, como muito chuvoso e frio.
Quanto aos Outonos e sobretudo Outubro como o André já mencionou nesses anos e sobretudo a sul os Outonos eram muito secos mesmo mas depois os Invernos eram sempre muito chuvosos.

Muito raramente temos um Outono e Inverno chuvoso de forma geral ou um Outono e Inverno muito seco.
Ambas as situações se calhar acontece uma vez em 10 anos.
Vamos ter calma pois Novembro pode e tem sido costume trazer boas cutt offs