Seguimento Meteorológico Livre - 2021



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
No Facebook abundam os grupos e previsões catastrofistas. Vivemos uma sociedade de exageros. As pessoas querem extremos. Excessos. Uma miséria.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
Boa noite.

Ora, caro @Iceberg , nem mais!
Uma sociedade de consumo imediato...

Já tive (e tenho, mas está "em pausa") uma página no facebook mas a visibilidade era pouca. Não uso chavões "urgente", "tempestade severa", ou outros para captar audiências.
Não interessa uma página tipo "tablóide", vou acompanhando algumas e evito intrometer-me porque às tantas ainda passo por "negacionista".

A informação deve ser simples, objectiva, informativa e realista. Temos boa gente nas redes sociais, mas por vezes a paixão "tolda-lhes" (no bom sentido) a mente.

Fazer uma previsão é informar.
Para avisos, temos as estruturas oficiais do estado, é nessas que temos de nos apoiar\balizar.

Bom acompanhamento a todos! :cheers:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Previsões de acumulados nas próximas 72 horas em Lisboa, ciclo das 12z de hoje:

ECMWF: 70mm (com 125mm em Mafra);
ICON: 50mm;
UKMO: 100mm;
GEM: 90mm;
CMA: 65mm;
ARPEGE: 40mm;
ACCESS-G: 100mm;
HIRLAM (só até a T+54h): 50mm;
GDAPS: 100mm;

GFS: 12mm...

Será que quando acordarmos amanhã já teremos ultrapassado os 12mm de acumulado que o GFS prevê para as próximas 72 horas?
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
Previsões de acumulados nas próximas 72 horas em Lisboa, ciclo das 12z de hoje:

ECMWF: 70mm (com 125mm em Mafra);
ICON: 50mm;
UKMO: 100mm;
GEM: 90mm;
CMA: 65mm;
ARPEGE: 40mm;
ACCESS-G: 100mm;
HIRLAM (só até a T+54h): 50mm;

GFS: 12mm...

Será que quando acordarmos amanhã já teremos ultrapassado os 12mm de acumulado que o GFS prevê para as próximas 72 horas?
previsão fraquinha por parte do GFS
O radar está bem composto, vamos ver o que trás ...acho que vamos ter boa chuvadas pelo menos de Lisboa pra cima....com sorte será bem distribuída tb a Sul.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boa noite.

Ora, caro @Iceberg , nem mais!
Uma sociedade de consumo imediato...

Já tive (e tenho, mas está "em pausa") uma página no facebook mas a visibilidade era pouca. Não uso chavões "urgente", "tempestade severa", ou outros para captar audiências.
Não interessa uma página tipo "tablóide", vou acompanhando algumas e evito intrometer-me porque às tantas ainda passo por "negacionista".

A informação deve ser simples, objectiva, informativa e realista. Temos boa gente nas redes sociais, mas por vezes a paixão "tolda-lhes" (no bom sentido) a mente.

Fazer uma previsão é informar.
Para avisos, temos as estruturas oficiais do estado, é nessas que temos de nos apoiar\balizar.

Bom acompanhamento a todos! :cheers:
Eu tenho uma página de facebook ligada ao meu blog, em que partilhava automaticamente os posts que publicava no meu blog e o facebook achou que era spam e bloqueou o acesso, existe tanta "informação não credível" que continua no face, eu que posto informação mais oficial e credível é bloqueado o acesso e só a panóplia de coisas que pedem para desbloquear chega a ser patético. :lol: Mas, também em quase 10 anos de facebook ter pouco mais de 1200 seguidores, acho que a via não é ser-se credível. :huhlmao:

A maioria critica o Correio da Manhã, mas o que não falta são páginas meteo no Face que são mais sensacionistas que o próprio Correio da Manhã, só falta fazerem um directo e dizerem isto é um "Alerta Meteo" ai meu Deus, mesmo agora passou por aqui uma vaca voadora devido ao vento forte. :D

O meu blog fez 14 anos na passada 3ª feira e as pessoas continuam interessadas, pelo inúmeros e-mails a pedirem informações, então no Verão, o pessoal quer saber o tempo na semana que vai tirar férias em Setembro e ainda estamos em Maio. :D
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Tenham calma que poderá ainda haver surpresas... nada está perdido! :)

Seja como for, eu há uns tempos fiz uma aposta em que dizia que a chuva a sério só deveria chegar ao Algarve na segunda metade de dezembro. Veremos se é mesmo assim, mas para já está a correr bem (porque chuva a sério neste evento não será)! :rain:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
A região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental irá enfraquecer, e permitir a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 28 e 29 e, posteriormente, a influência de uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico.

A meteorologia é uma área que, com bons gráficos, suscita interesse em quase toda a gente. É pena que as TV's não estejam para aí viradas.

Há rios atmosféricos com muita nebulosidade e outros com pouca nebulosidade. Há rios atmosféricos que geram muita precipitação e outros com pouca precipitação. O mesmo rio atmosférico pode gerar muita chuva numa região (ex: centro-norte) e pouca ou nenhuma em outra (ex: sul). Rios atmosféricos são extremamente comuns nos Açores.

No fim do dia, os rios atmosféricos são apenas mais um sistema frontal. Mas como a elevada água precipitável faz com que tenham maior potencial para gerar acumulados (muito) elevados, acrescentou-se mais um termo.

RvkdW8p.gif


Como escrevi anteriormente, é um termo que já devia ter sido introduzido há muito. Agora, pode gerar alguma confusão.
 
Última edição:

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
No Facebook abundam os grupos e previsões catastrofistas. Vivemos uma sociedade de exageros. As pessoas querem extremos. Excessos. Uma miséria.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
É isso mesmo. Páginas que se gabam de ter milhares de gostos o problema é que esses gostos são ha custa de notícias sensacionalistas. Quem faz um trabalho sério como eu, o Meteo Estrela ou o Meteo Fontes por exemplo não têm tanta visibilidade
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
É isso mesmo. Páginas que se gabam de ter milhares de gostos o problema é que esses gostos são ha custa de notícias sensacionalistas. Quem faz um trabalho sério como eu, o Meteo Estrela ou o Meteo Fontes por exemplo não têm tanta visibilidade
Desculpa a sinceridade, mas na previsão de hoje na tua página para este evento, baseias-te na previsão de um único modelo, neste caso o GFS, e sabendo nós que o GFS é um modelo que tem perdido fiabilidade, também não pode ser 8 ou 80.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
É isso mesmo. Páginas que se gabam de ter milhares de gostos o problema é que esses gostos são ha custa de notícias sensacionalistas. Quem faz um trabalho sério como eu, o Meteo Estrela ou o Meteo Fontes por exemplo não têm tanta visibilidade
Nessas páginas falam recorrentemente em tornados, inundações catastróficas, cenários de fim de mundo. E as pessoas, quais carneiros, seguem atrás. Uma miséria.