Seguimento Meteorológico Livre - 2021



LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
836
Local
Madorna - São Domingos de Rana
O Dia de Hoje novamente com mais chuva a favorecer o Algarve, mas muitas estações da WU com acumulados +20 m/m, a estação que registou mais foi perto de Paderne com 44,2 m/m. Existe uma perto de Pedrogão com +50 m/m, mas não deve estar bem calibrada!
O registo de radar com maior intensidade foi perto de Tarouca com 48 Dbz, mas no Algarve houve vários registos com +45 Dbz.
As previsões para os próximos 3 dias beneficiam o Minho e Beira Interior.

FELIZ NATAL a TODOS!! :1143:

resumo dia 23122021.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,482
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Chuva torrencial em Peniche

Já se ouviu uns roncos bem fortes e longos. Um parece ter sido uma descarga no mar entre Peniche e a Berlenga

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,715
Local
Açores
Podes explicar para um leigo como eu o que queres dizer com isto?

Uma situação de ciclogénese explosiva caracteriza-se por um decréscimo muito acentuado da pressão atmosférica no centro de uma depressão num curto intervalo de tempo. Em particular, à latitude de 60ºN, nestas situações, observa-se um decréscimo médio da pressão atmosférica igual ou superior a 1hPa por hora durante 24 horas. Nas latitudes de Portugal Continental, uma ciclogénese pode ser considerada como explosiva para um decréscimo médio da pressão atmosférica ligeiramente inferior 1 hPa por hora em 24 horas.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,089
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A única coisa que posso dizer é que foi um completo fiasco a Sul, isso sim! :angry:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego