Seguimento Meteorológico Livre - 2021



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Temos de esperar e desesperar para ver o que aí vem...agora já só é para Segunda no que ao sul diz respeito. É sempre a adiar!

E ninguém fala na seca terrível que se vai abatendo pelo sul principalmente no Algarve. É normalíssimo deixar de chover no início de Março e com a "grande" estação seca mesmo aí à porta!

Vou manter as espectativas baixas para o próximo evento...estou a ver a depressão a morrer na praia.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Temos de esperar e desesperar para ver o que aí vem...agora já só é para Segunda no que ao sul diz respeito. É sempre a adiar!

E ninguém fala na seca terrível que se vai abatendo pelo sul principalmente no Algarve. É normalíssimo deixar de chover no início de Março e com a "grande" estação seca mesmo aí à porta!

Vou manter as espectativas baixas para o próximo evento...estou a ver a depressão a morrer na praia.

Não compreendo estas tuas afirmações, os modelos indicam muita chuva sobretudo para dia 25 e 26 com cerca de 50mm acumulados e com trovoadas. Para além de vento moderado a forte se sul.
Se chover o previsto todo o sul terá precipitação acima da média no sul.
As vezes não vos entendo!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Não compreendo estas tuas afirmações, os modelos indicam muita chuva sobretudo para dia 25 e 26 com cerca de 50mm acumulados e com trovoadas. Para além de vento moderado a forte se sul.
Se chover o previsto todo o sul terá precipitação acima da média no sul.
As vezes não vos entendo!
Vamos ver...é ainda muito cedo para traçar um cenário ainda por cima tratando-se de uma cut-off.
Eu também não entendo o teu optimismo...tens criticado o pessimismo de muitos interpondo cenários que tem estado longe de serem concretizados. Se calhar tens tido só azar mas lembro- te que a 2/3 dias os modelos até não tem falhado muito, ao contrario de semalmente. Vão vendo grandes cenários que depois vão corrijindo/retirando. Neste caso ainda faltam cerca de 4 dias...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Começo a pensar se a estação do IPMA da Figueira não estará com problemas ao nível do pluviómetro. A chuvada que caiu ontem, com estragos em alguns lugares da cidade e arredores, montes de trovoada e ecos laranja no radar durante pelo menos 20 minutos, e só acumula 2 mm? Eu sei que a estação está a alguns km de onde vivo, mas mesmo assim a diferença parece-me muito grande, e não é a primeira vez que sinto que houve uma grande chuvada (e por mais que 5/10 minutos) e a estação acumula 1/2 mm, ou nem isso...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Começo a pensar se a estação do IPMA da Figueira não estará com problemas ao nível do pluviómetro. A chuvada que caiu ontem, com estragos em alguns lugares da cidade e arredores, montes de trovoada e ecos laranja no radar durante pelo menos 20 minutos, e só acumula 2 mm? Eu sei que a estação está a alguns km de onde vivo, mas mesmo assim a diferença parece-me muito grande, e não é a primeira vez que sinto que houve uma grande chuvada (e por mais que 5/10 minutos) e a estação acumula 1/2 mm, ou nem isso...

É perfeitamente possível que o pluviómetro precise de limpeza/manutenção. E não só esse, as EMA's de Dois Portos (Torres Vedras), Gago Coutinho (Lisboa) e Setúbal ficaram a zero durante o dia de ontem, o que me custa muito a crer, especialmente Lisboa e Torres Vedras.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pois bem, se antes o ECMWF era claramente o modelo mais generoso, nas últimas saídas os outros modelos parece que convergiram com o ECMWF e prevêem bastante precipitação para o Sul neste evento. Ainda bem! :rain:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Núcleos secundários, mais pequenos, são visíveis.

48WNVHm.gif
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Desculpem o off-topic, mas devo confessar que tenho estranhado muito a ausência do @ALBIMETEO :unsure:
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Desculpem o off-topic, mas devo confessar que tenho estranhado muito a ausência do @ALBIMETEO :unsure:
Boa tarde.ainda estou vivo:p,houve uma situação na minha vida,e mudei de casa,não tenho a estação montada,mas brevemente vamos ter dados e vou voltar novamente há rotina normal por aqui :D,e por aqui muito negro :rolleyes: para a zona da raia,agora estou com outras vistas diferentes :rolleyes:.