Seguimento Meteorológico Livre - 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, vendo pelos modelos é quase certo que no sul até dia 19 não deverá cair nada e deverá continuar este tempo soalheiro que tivemos ontem e que estamos a ter hoje. A partir de dia 20, contudo, ainda há muita instabilidade nos modelos, mas é bem possível que tenhamos o regresso da chuva a todo o país, vendo pelos ensembles dos modelos ("cópia" de novembro de 2020?). Veremos o que acontece! :pray: :rain:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Faro teve em Dezembro somente cerca de 12 mm, enquanto que este mês com a chuva de hoje leva cerca de 8 mm.
Olhando aos próximos tempos será de assinalar que a hipótese de chover será bastante baixa por estas bandas e como se sabe ao contrário do Outono, os meses de Inverno são normalmente bastante idênticos.
Assim sendo pelo menos a sul espero mais um mês seco, será apenas mais um Inverno igual a tantos outros recentes.
Por estas bandas instala se o Inverno, instala se o anticiclone.
No Algarve so as barragens do Sotavento, tiveram alguma melhoria.
No Algarve central e Barlavento a miséria continua!
Será que o Inverno será como últimos 11 anos?
No final veremos!
__________________
Tanta coisa com a chuva e as secas e basta chover uma coisinha de forma contínuada e pimba... Barragens cheias..
Não sei o porquê de tanto drama sempre com a falta de chuva e as barragens!
Ainda bem que os teus dramas não se têm concretizado e sempre tem chovido qualquer coisa e entrado alguma água para as barragens. A falta de água tem sido uma realidade, portanto, esta parte do post foi desnecessária.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Só por curiosidade, em que média se baseiam esses 45%? A normal 1971-00 do Montijo é de apenas 55 mm
Onde você conseguiu ver essa normal para o Montijo e qual o site? Eu tenho uma tabela climática que foi fornecida por um colega, no qual diz que a média é de 90 mm em Fevereiro :intrigante:
Perto desse valor que você publicou, apenas tenho abril com 53 mm...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Onde você conseguiu ver essa normal para o Montijo e qual o site? Eu tenho uma tabela climática que foi fornecida por um colega, no qual diz que a média é de 90 mm em Fevereiro :intrigante:
Perto desse valor que você publicou, apenas tenho abril com 53 mm...
O IPMA já teve uma estação na Base Aérea e as normais da mesma estão aqui.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Onde você conseguiu ver essa normal para o Montijo e qual o site? Eu tenho uma tabela climática que foi fornecida por um colega, no qual diz que a média é de 90 mm em Fevereiro :intrigante:
Perto desse valor que você publicou, apenas tenho abril com 53 mm...
Eu duvido que a média para o Montijo em Fevereiro sejam 90mm, mas não sei qual é exatamente a média...
Edit: tens aqui este site, pode haver diferenças na altitude.
https://pt.climate-data.org/europa/portugal/montijo/montijo-26064/
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu duvido que a média para o Montijo em Fevereiro sejam 90mm, mas não sei qual é exatamente a média...
Edit: tens aqui este site, pode haver diferenças na altitude.
https://pt.climate-data.org/europa/portugal/montijo/montijo-26064/
Mas isso é baseado em interpolações, não é mau para se ter uma ideia do clima de uma região, mas para os lugares em que há normais verdadeiras, como é o caso do Montijo, estas são preferíveis
O IPMA já teve uma estação na Base Aérea e as normais da mesma estão aqui.
A estação ainda está funcional, os seus dados de agora podem consultados no ogimet (indicativo 08534)
@RStorm pode-se ver aqui:
http://ogimet.com/cgi-bin/gsynres?i...2021&mes=02&day=14&hora=00&ord=REV&enviar=Ver
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
O IPMA já teve uma estação na Base Aérea e as normais da mesma estão aqui.
Obrigado pela ficha amigo :thumbsup:

Tive a fazer a comparação e de facto esta tabela que tenho não bate nada certo... não sei aonde o meu colega a foi buscar :unsure: Não fazia ideia que os valores de precipitação fossem assim tão baixos, sempre pensei de serem um pouco mais altos :huh:

De qualquer das maneiras vou começar a usar esta nova tabela, pois pelos vistos é mais fiável. Obrigado ;)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
-> http://www.meteociel.fr/modeles/ecmwf.php?ech=72&mode=1&map=0&type=0&para=1

KEHWMDe.png
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Obrigado pela ficha amigo :thumbsup:

Tive a fazer a comparação e de facto esta tabela que tenho não bate nada certo... não sei aonde o meu colega a foi buscar :unsure: Não fazia ideia que os valores de precipitação fossem assim tão baixos, sempre pensei de serem um pouco mais altos :huh:

De qualquer das maneiras vou começar a usar esta nova tabela, pois pelos vistos é mais fiável. Obrigado ;)
Os valores são realmente muito baixos, a precipitação anual é semelhante à de Sagres, que fica num cabo muito mais a Sul. Também não tenho a mínima noção de onde fica a base aérea de Montijo em relação à cidade
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Bem, cada tabela que me apresentam nenhuma coincide :lol:
Obrigado pelos dados, mas vou me centrar mais na tabela que o @joralentejano me forneceu, parece ser a mais fiável e oficial. Obrigado na mesma :thumbsup:
Isto não são normais, são os dados reais dos últimos dias na estação, peço desculpa se não me expliquei bem, as normais do @joralentejano são as corretas, as que o IPMA usa
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Obrigado pela ficha amigo :thumbsup:

Tive a fazer a comparação e de facto esta tabela que tenho não bate nada certo... não sei aonde o meu colega a foi buscar :unsure: Não fazia ideia que os valores de precipitação fossem assim tão baixos, sempre pensei de serem um pouco mais altos :huh:

De qualquer das maneiras vou começar a usar esta nova tabela, pois pelos vistos é mais fiável. Obrigado ;)
90mm é a média de Lisboa para este mês, mas em Abril é de 64mm, portanto também não se poderá ter baseado nos dados de Lisboa visto teres dito que 53mm era o valor desse mês para o Montijo.
Tinha ideia que a Margem Sul fosse uma zona algo seca, mas também não pensei que tivesse valores tão baixos. A média anual é praticamente a mesma de Elvas, que é uma das zonas mais secas do continente, mas está no extremo interior.
Esses são os valores que o IPMA utiliza e portanto, são bastante fiáveis. Os valores entre a Base Aérea e a cidade deverão ser praticamente iguais, pois não é muito distante e a altitude, que por vezes pode fazer alguma diferença, também não difere muito.
F43OYHW.png
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Os valores são realmente muito baixos, a precipitação anual é semelhante à de Sagres, que fica num cabo muito mais a Sul. Também não tenho a mínima noção de onde fica a base aérea de Montijo em relação à cidade

Sim, de facto também acho que os valores são muito baixos, mas não é por acaso que esta zona costuma ser a menos beneficiada da Península de Setúbal em qualquer evento e já tinha reparado nesse pormenor há algum tempo, mas pensava ser "má sorte"... pelos visto não :hmm:

A base aérea fica a pouco mais de 4 Km da cidade, mas já tinha visto que há uma diferença abismal entre essa estação e as outras amadoras pela cidade. O meu vizinho @rozzo é que costuma publicar alguns dados dessa estação e por aí dá para ver as enormes variações climáticas desta zona em tão pouca distância.