Seguimento Meteorológico Livre - 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Tendo em conta os dados da monitorização diária do IPMA, diria que o mês está a ter anomalia aproximadamente nula ou acima do normal em praticamente todas as regiões, tirando talvez o Litoral Norte e Centro e o Algarve, e isto ao nível da temperatura média. A minha estação comprova esta ideia que tenho, já que a normal de junho é de 19ºC e a média atual do mês de junho de 2021 está nos 19,2ºC, ou seja, muito próxima do normal, e tendo em conta as previsões para os próximos dois ou três dias por aqui acredito que a média deste mês pode ainda subir uma décima ou duas. :)

Acho que o que não foi assim tão normal neste mês de junho de 2021 foi a enorme instabilidade ao longo do mês, ao nível das temperaturas. Esta variabilidade, que já vem desde o mês de março, continuou pelo mês de junho adiante, com picos de calor e de estabilidade e, pelo meio, períodos de maior instabilidade e descida brusca das temperaturas. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego


Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Nem mais. O grande problema tem sido a grande instabilidade de temperaturas, 2 dias altas e logo descidas bruscas e assim sucessivamente já há algum tempo. Assim como amplitudes elevadas com temperaturas mínimas abaixo de 10 graus e máximas acima de 20

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Certamente que esta situação terá alguma relação com o que se vive na Améria do Norte, Canadá.

Por cá o Verão segue algo "fresco", em especial mais a Norte e litoral, com a passagem sucessiva de cavados e algumas frentes que deixam precipitação.

Já nestas zonas, temos uma situação de calor extremo, nada habitual por aquelas paragens, em especial quanto mais a Norte :calor:

GQEb3Jm.png


XojgsVl.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nos próximos dias seguem a tendência de céus nublados e com possível chuva perto do fim de semana está difícil o anticiclone se fortalecer.
No Norte sim, no Sul nem por isso... :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: Cesar e joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Entretanto o calor previsto para 4 a 7 Julho por cá está se evaporando.
Posto isto a primeira dezena de dias de Julho esta previsto poder ser abaixo da média.
Um Verão perfeitamente normal este ano sobretudo atendendo ao previsto pelos modelos sazonais, e face ao normal de 1981-2010
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Entretanto o calor previsto para 4 a 7 Julho por cá está se evaporando.
Posto isto a primeira dezena de dias de Julho esta previsto poder ser abaixo da média.
Um Verão perfeitamente normal este ano sobretudo atendendo ao previsto pelos modelos sazonais, e face ao normal de 1981-2010
Ainda assim, e tendo em conta a média das máximas para julho, não vejo assim temperaturas abaixo do normal para grande parte do país. :) No Algarve até deverão começar as mínimas tropicais e no Vale do Guadiana as temperaturas máximas de 33°C para cima. Acho que só mesmo o Litoral Norte e Centro é que realmente terá temperaturas abaixo do normal.
Quanto ao período após o dia 4, ainda é uma incógnita, e tendo em conta a maneira como andam os modelos, nem sei bem o que esperar... :disgust:

Em contrapartida, já começou a choramingueira nas redes sociais por causa do "verão inexistente". Sejamos sinceros: as temperaturas têm estado, até ao momento, dentro dos valores normais, logo no caso deste ano nem há motivo nenhum para andar a dizer que não está a haver verão. O mais curioso a meu ver é que, no inverno, quando há vagas de calor como as que tivemos em fevereiro de 2020, ninguém diz nada - porque será? :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Ainda assim, e tendo em conta a média das máximas para julho, não vejo assim temperaturas abaixo do normal para grande parte do país. :) No Algarve até deverão começar as mínimas tropicais e no Vale do Guadiana as temperaturas máximas de 33°C para cima. Acho que só mesmo o Litoral Norte e Centro é que realmente terá temperaturas abaixo do normal.
Quanto ao período após o dia 4, ainda é uma incógnita, e tendo em conta a maneira como andam os modelos, nem sei bem o que esperar... :disgust:

Em contrapartida, já começou a choramingueira nas redes sociais por causa do "verão inexistente". Sejamos sinceros: as temperaturas têm estado, até ao momento, dentro dos valores normais, logo no caso deste ano nem há motivo nenhum para andar a dizer que não está a haver verão. O mais curioso a meu ver é que, no inverno, quando há vagas de calor como as que tivemos em fevereiro de 2020, ninguém diz nada - porque será? :rolleyes:

O que tenho visto nos modelos é que eles indicam calor mas a medida que se aproxima a data é sempre cortado.
Portanto desta forma a tendência continuará a ser a mesma.
Temperaturas abaixo da média no litoral e na média ou ligeiramente acima no interior.
Temperaturas de 40c este ano parecem uma autêntica miragem.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
O que tenho visto nos modelos é que eles indicam calor mas a medida que se aproxima a data é sempre cortado.
Portanto desta forma a tendência continuará a ser a mesma.
Temperaturas abaixo da média no litoral e na média ou ligeiramente acima no interior.
Temperaturas de 40c este ano parecem uma autêntica miragem.

Eu diria que não. E porquê?
Porque estamos em ano de eleições autárquicas... E normalmente em ano de eleições autárquicas os verões costumam ser bastante quentes e as épocas de fogos bastante severas. Basta relembrar 2017... A mesma coisa se passou nos anos de 2005, 2009 e 2013. Portanto ainda é muito cedo para falar... :rolleyes:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O que tenho visto nos modelos é que eles indicam calor mas a medida que se aproxima a data é sempre cortado.
Portanto desta forma a tendência continuará a ser a mesma.
Temperaturas abaixo da média no litoral e na média ou ligeiramente acima no interior.
Temperaturas de 40c este ano parecem uma autêntica miragem.
Eu diria que não. E porquê?
Porque estamos em ano de eleições autárquicas... E normalmente em ano de eleições autárquicas os verões costumam ser bastante quentes e as épocas de fogos bastante severas. Basta relembrar 2017... A mesma coisa se passou nos anos de 2005, 2009 e 2013. Portanto ainda é muito cedo para falar... :rolleyes:
Todos os anos se atingem os 40°c, por exemplo no Alentejo, dificilmente também não acontecerá este ano.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
não sei qual o choro com o tempo actual, está bem bom para as casas não aquecerem ao extremo, não chateia muito durante o dia em que qualquer movimento e começa-se logo a transpirar, o vento ajuda a aliviar a sensação de maior calor que não é nem nada bom para a saude, e alem disso não tem havido fogos florestais, embora essa seja outra conversa que daria pano para mangas.
por isso não entendo qual o fetiche com temperaturas tórridas, com os 40 graus ou mais, acho que há muita gente que gostaria que PT fosse como na arábia, felizmente não é, mas tem sempre a opção de se mudarem para o local, ou para Mexicali perto do vale da morte onde também fazem umas temperaturas jeitosas........enfim.