Seguimento Meteorológico Livre - 2021

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré

Não sei bem se o pessoal que fala em calor só quer temperaturas acima dos 40ºC (como é aqui dito por vários users) ou se a coisa dos 40ºC vem à baila para ridicularizar quem fala em calor.
Gosto de frio no Inverno e Calor no verão, para tempo assim assim temos a Primavera e Outono. Quando falo em calor falo em temperaturas perto dos 30ºC ou na casa dos 30ºC durante o dia e temperaturas entre os 15ºC e os 20ºC para a noite. Nada de loucuras.
Em Arouca (não é interior profundo mas é interior) já vamos com a 2ª semana com temperaturas mínimas (maioritariamente) abaixo dos 10ºC. Uma ou outra noite, ainda vá que não vá. Seguido como está a ser, sim, parece-me frio para a época.
 
Última edição:


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Em Arouca (não é interior profundo mas é interior) já vamos com a 2ª semana com temperaturas mínimas (maioritariamente) abaixo dos 10ºC. Uma ou outra noite, ainda vá que não vá. Seguido como está a ser, sim, parece-me frio para a época.
Arouca não é bem interior, é Litoral Norte. E sim, essa zona está a ter temperaturas abaixo da média, nunca ninguém disse o contrário. ;)

Quanto aos 40°C, isso tem mais a ver com os membros alentejanos que passam a vida a dizer que não está calor. :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
A malta está tão habituada ao calor extremo muito cedo que um verão, até agora, basicamente normal é de estranhar.

Também me parece que seja mais por aí... 1 ou 2 graus abaixo da média é normal. As médias são feitas de dias abaixo, outros na média e outros acima da média. Anormal (Ou mais raro) é num mês ter 27 a 29 dias acima ou muito acima da média, como tivemos em alguns meses de Verão dos últimos anos, principalmente no interior.

No Alentejo está ótimo, noites frescas e dias à volta dos 30.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,620
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Aqui foi um mês normalíssimo.
Viseu(cidade) em Junho:
26ºC(0.6ºC acima da média)
18.1ºC(0.3ºC abaixo da média)
10.3ºC(1.2ºC abaixo da média)

As pessoas simplesmente habituaram-se ao clima dos últimos 20 anos, que tem sido bem acima da média.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
No Alentejo está ótimo, noites frescas e dias à volta dos 30.
Sem dúvida, não podia pedir melhor! :D Calor por cá é sempre garantido, pode é ser só assim ou extremo. Gosto de calor, mas é assim com estas temperaturas, valores extremos dispenso totalmente, mas reconheço que, quer queira, quer não, fazem parte deste clima.
Percebo as frustrações no Litoral porque estive em Leiria na última semana e nunca esteve muito agradável, mas também faz parte. Mesmo estando 45ºC no interior, podem estar só 19ºC no litoral e uma ventania desgraçada. :p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O clima não é estático, e considera-se que a normal é a média de 30 anos.
Voltando ao inicio: o clima não é estático.

Não sendo estático, custa-me compreender como é que em 2021 continuamos a comparar os valores de hoje com a normal 1971-2000, quando já se devia estar com a normal 1991-2020 em cima da mesa!

De 2000 a 2020, apenas 3 anos foram "abaixo" da média (anual) (1971-2000). E também só houve 3 meses de Junho abaixo da média.

Logo, se compararmos Junho de 2021 com os Junhos de 1991 a 2020, houve claramente uma anomalia a rondar os -1,5ºC.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Cá para mim, é isto, como a malta engordou com os confinamentos, (embora eu continuo o mesmo palito :lol: deve ser da ruindade), querem calor para derreterem as gorduras localizadas. :lmao:

Junho não tive qualquer noite tropical, nada de estranho, tem acontecido nos últimos anos com alguma regularidade, estranho é quando temos 10/12 noites tropicais em Junho mas aí, ninguémse queixa. :intrigante:Assim, dá para a praia, para dormir, para passear e etc, com mais temperatura assa-se na praia como uma lagosta, não se dorme e anda uma pessoa estoirada todo o dia. :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Dos boletins mensais que vou acompanhando (UK, França, Espanha, Suíça...) há muito que utilizam a normal 1981-2010. Não faz qualquer sentido comprar o clima de hoje ao da década de 70.

Mais dia menos dia, esses e muitos outros países vão passar a utilizar a normal 1991-2020, que é o que faz sentido. Mas nós não. Até na climatologia somos um povo que gosta de viver na nostalgia daquilo que era na década de 70 ou 80.

Independentemente de se gostar de calor ou frio, o que faz sentido é comparar o clima de hoje com o dos últimos 30 anos, e não com o clima de há 50 anos atrás, ignorando os últimos 20.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O que eu sei, é que é difícil de agradar a todos, quase todos os anos nesta altura do ano, os do litoral queixam-se dos nevoeiros e da nortada, os do interior queixam-se do calor, e depois há aqueles que acham que não está calor nenhum e desejam os + 40°c, como sabem, eu não gosto do verão, portanto que chegue rápido a novembro.:D
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Cá para mim, é isto, como a malta engordou com os confinamentos, (embora eu continuo o mesmo palito :lol: deve ser da ruindade), querem calor para derreterem as gorduras localizadas. :lmao:

Junho não tive qualquer noite tropical, nada de estranho, tem acontecido nos últimos anos com alguma regularidade, estranho é quando temos 10/12 noites tropicais em Junho mas aí, ninguémse queixa. :intrigante:Assim, dá para a praia, para dormir, para passear e etc, com mais temperatura assa-se na praia como uma lagosta, não se dorme e anda uma pessoa estoirada todo o dia. :D
Eu por acaso engordei uns kilinhos....:intrigante::hehe:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Eu só digo para a malta ir aproveitando, mais tarde ou mais cedo o dito chegará Olhando os modelos a 190h existe um consenso muito grande entre GFS e ECM para que isso aconteça, contudo tendo em conta o que tem acontecido nos últimos tempos nas previsões a apenas 120h , é esperar para ver! O GFS então mete calor a perder de vista !

3b3b7f939d98a12a4e6d4947bb7bbe3f.gif
45f19307e85c964550088c0dc1d2f132.gif


Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boa tarde meus amigos :p,por aqui continua uns belos dias de verão :pray:,boas temperaturas diurnas para o pessoal não se derreter :D,e as noites são um mimo em casa para dormir,cá por por mim pode continuar assim atá ao fim de setembro,mas há por aqui pessoal...que diz que é ao contrário :nono:.