Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
A norte contrastes ainda mais acentuados que o normal entre temperaturas no interior e junto ao litoral nos últimos 2 dias.

d5po0O3.png
ahVGZ8U.png
 


comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde!

Grandes contrastes térmicos nas últimas semanas (na minha região). Madrugadas e inícios de manhãs bastantes frescas e nubladas e algum calor durante as12;00 e as 15:00 horas.
Até aqui o Verão tem sido ameno, sem excessos, mas bastante ventoso com ventos do quadrante OESTE.

Em contrapartida as culturas de Primavera-Verão estão a ressentirem-se por causa das madrugadas e manhãs frias (mais doenças e quebras na produção).
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Boa tarde!

Grandes contrastes térmicos nas últimas semanas (na minha região). Madrugadas e inícios de manhãs bastantes frescas e nubladas e algum calor durante as12;00 e as 15:00 horas.
Até aqui o Verão tem sido ameno, sem excessos, mas bastante ventoso com ventos do quadrante OESTE.

Em contrapartida as culturas de Primavera-Verão estão a ressentirem-se por causa das madrugadas e manhãs frias (mais doenças e quebras na produção).

Concordo. É exatamente isso que eu mencionei aqui há alguns posts atrás. Há mais de um mês (com relativa exceção dos últimos dias no interior do país) que as temperaturas andam sempre num constante sobe e desce e com variações bruscas. E no próximo fim de semana, já na sexta-feira, está prevista mais uma descida brusca... O Verão 2021 tem sido assim até ao momento. Tal como mencionei num post que fiz anteriormente, quem sofre com isto é a agricultura. Tomates verdes, pepinos pouco desenvolvidos, feijões podres, cebolas de medíocre qualidade... Só mesmo as batatas é que escapam. Um pouco por todo o país tem sido este o retrato da agricultura neste Verão.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O que eu não entendo é as críticas a este verão feitas pelo povinho do costume. Acredito que tenha a ver um pouco com o nosso hábito de dizer que tudo está mal e extrapolamos a situação social à situação climática.
Vejamos: este verão (ou melhor, estes dias) está(ão) a ser fantástico(s) ao nível de temperatura! Pouca nortada tendo em conta o normal por esta altura do ano, água do mar a 17/18ºC, temperaturas máximas amenas em redor dos 26-28ºC (muito melhor do que ter 37ºC)... a sério, outros verões foram muito piores que este ao nível de temperaturas, seja em níveis elevados ou baixos! :hmm:

Sim, tem havido muitos nevoeiros no litoral de manhã, mas isso não é o costume no verão? Que eu saiba sempre foi assim, e basta ir ver os registos antigos para comprovar este facto. O verão também está a ter calor no interior, e isso também é visível na monitorização diária do IPMA. Não vejo a anormalidade nisto - tirando o Litoral Norte, que de facto está a ter temperaturas abaixo da média, o resto do país nem por isso... :intrigante:
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
O que eu não entendo é as críticas a este verão feitas pelo povinho do costume. Acredito que tenha a ver um pouco com o nosso hábito de dizer que tudo está mal e extrapolamos a situação social à situação climática.
Vejamos: este verão (ou melhor, estes dias) está(ão) a ser fantástico(s) ao nível de temperatura! Pouca nortada tendo em conta o normal por esta altura do ano, água do mar a 17/18ºC, temperaturas máximas amenas em redor dos 26-28ºC (muito melhor do que ter 37ºC)... a sério, outros verões foram muito piores que este ao nível de temperaturas, seja em níveis elevados ou baixos! :hmm:

Sim, tem havido muitos nevoeiros no litoral de manhã, mas isso não é o costume no verão? Que eu saiba sempre foi assim, e basta ir ver os registos antigos para comprovar este facto. O verão também está a ter calor no interior, e isso também é visível na monitorização diária do IPMA. Não vejo a anormalidade nisto - tirando o Litoral Norte, que de facto está a ter temperaturas abaixo da média, o resto do país nem por isso... :intrigante:

Pouca Nortada?!?! ........, temperaturas .....o resto do país nem por isso!!!! Se a tua região está normal e a teu gosto, ainda bem. A minha infelizmente não!! Nortadas de ventos fortes tem sido uma constante, árvores com ramos e fruta no chão por causa do vento! Neste mês de Julho só vi nascer o Sol no fim de semana dos 40 graus, de resto todas as manhãs têm sido nubladas e com nevoeiros. As temperaturas são frias de manhã e algum calor durante o dia!! Não não peço 50 graus, como alguns extremistas aqui falam. Aqui ninguém manda e ainda bem, apenas relato que o verão tem sido anormal na minha região, aqui ninguém tem dúvidas.
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
O que eu não entendo é as críticas a este verão feitas pelo povinho do costume. Acredito que tenha a ver um pouco com o nosso hábito de dizer que tudo está mal e extrapolamos a situação social à situação climática.
Vejamos: este verão (ou melhor, estes dias) está(ão) a ser fantástico(s) ao nível de temperatura! Pouca nortada tendo em conta o normal por esta altura do ano, água do mar a 17/18ºC, temperaturas máximas amenas em redor dos 26-28ºC (muito melhor do que ter 37ºC)... a sério, outros verões foram muito piores que este ao nível de temperaturas, seja em níveis elevados ou baixos! :hmm:

Sim, tem havido muitos nevoeiros no litoral de manhã, mas isso não é o costume no verão? Que eu saiba sempre foi assim, e basta ir ver os registos antigos para comprovar este facto. O verão também está a ter calor no interior, e isso também é visível na monitorização diária do IPMA. Não vejo a anormalidade nisto - tirando o Litoral Norte, que de facto está a ter temperaturas abaixo da média, o resto do país nem por isso... :intrigante:
Tirando aquela onda de calor de quinta a sábado onde, as temperaturas foram exageradas, o resto do verão aqui tem sido ameno. Desde domingo que morrinha todos os dias de manhã e à tarde é a nortada típica.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Maravilha de verão. Dos de antigamente. Tradicional.

Nublado e mais fresco no litoral. Quente e seco no interior.

Nos próximos dias chuviscos no NW e temperaturas mais contidas no interior.

Com esta circulação atmosférica, temos menos nortada.

Anticiclone dos Açores menos próximo da Iberia.