Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pouca Nortada?!?! ........, temperaturas .....o resto do país nem por isso!!!! Se a tua região está normal e a teu gosto, ainda bem. A minha infelizmente não!! Nortadas de ventos fortes tem sido uma constante, árvores com ramos e fruta no chão por causa do vento! Neste mês de Julho só vi nascer o Sol no fim de semana dos 40 graus, de resto todas as manhãs têm sido nubladas e com nevoeiros. As temperaturas são frias de manhã e algum calor durante o dia!! Não não peço 50 graus, como alguns extremistas aqui falam. Aqui ninguém manda e ainda bem, apenas relato que o verão tem sido anormal na minha região, aqui ninguém tem dúvidas.
:facepalm::facepalm::facepalm:
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pouca Nortada?!?! ........, temperaturas .....o resto do país nem por isso!!!! Se a tua região está normal e a teu gosto, ainda bem. A minha infelizmente não!! Nortadas de ventos fortes tem sido uma constante, árvores com ramos e fruta no chão por causa do vento! Neste mês de Julho só vi nascer o Sol no fim de semana dos 40 graus, de resto todas as manhãs têm sido nubladas e com nevoeiros. As temperaturas são frias de manhã e algum calor durante o dia!! Não não peço 50 graus, como alguns extremistas aqui falam. Aqui ninguém manda e ainda bem, apenas relato que o verão tem sido anormal na minha região, aqui ninguém tem dúvidas.
Alvalade do Sado tem uma média de 31-32°C ao nível das máximas em julho e de 14-15°C nas mínimas. Mais uma vez, não consigo ver nenhuma anormalidade nisto... :facepalm:

E eu não sei onde anda essa "grande nortada" que tu falas, porque eu estive há uns dias por aí e pareceu-me que estava um tempo igual ao de outros anos a esse nível. :intrigante:
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego

Northern Lights

Cumulus
Registo
1 Ago 2019
Mensagens
436
Local
Lisboa (Ocidental)
Pouca Nortada?!?! ........, temperaturas .....o resto do país nem por isso!!!! Se a tua região está normal e a teu gosto, ainda bem. A minha infelizmente não!! Nortadas de ventos fortes tem sido uma constante, árvores com ramos e fruta no chão por causa do vento! Neste mês de Julho só vi nascer o Sol no fim de semana dos 40 graus, de resto todas as manhãs têm sido nubladas e com nevoeiros. As temperaturas são frias de manhã e algum calor durante o dia!! Não não peço 50 graus, como alguns extremistas aqui falam. Aqui ninguém manda e ainda bem, apenas relato que o verão tem sido anormal na minha região, aqui ninguém tem dúvidas.

:facepalm:

Se há coisa que este verão não tem sido é anormal.
Anormal é o que se tem passado no Canadá e nos Estados Unidos com temperaturas absurdas. Anormal têm sido as cheias no centro da Europa e na China.
Penso que por vezes há uma normal falta de memória meteorológica que por vezes nos afeta e que nos leva a ter estas afirmações :) De facto, no passado recente, não têm havido verões normais, tal como este: Verão com tempo mais fresco no litoral, a alternar entre o céu nublado e as nortadas e um verão mais moderado no interior. Nós agradecemos :D
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Alvalade do Sado tem uma média de 31-32°C ao nível das máximas em julho e de 14-15°C nas mínimas. Mais uma vez, não consigo ver nenhuma anormalidade nisto... :facepalm:

E eu não sei onde anda essa "grande nortada" que tu falas, porque eu estive há uns dias por aí e pareceu-me que estava um tempo igual ao de outros anos a esse nível. :intrigante:
É o exagero do costume... para os alentejanos o que é normal o verão todo é ter dias de 40°c e noites tropicais.
 

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré
Aqui está assim já há alguns dias:

Querem lá ver que falsifiquei a fotografia ou estou a mentir ao dizer que estão 20ºC?

O pessoal vem logo mostrar o facepalm a que vem dizer que não está calor. Gostar de calor não é pedir temperaturas de 40ºC ou 50ºC. Eu gosto de calor e só peço o que será de esperar no verão; 25-30ºC. Coisa que raramente tem estado.

Edit:
Podia jurar que já tinha dito isto

ahhhh, já agora, choveu o suficiente durante a noite para ter o chão molhado durante a manhã
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Pouca Nortada?!?! ........, temperaturas .....o resto do país nem por isso!!!! Se a tua região está normal e a teu gosto, ainda bem. A minha infelizmente não!! Nortadas de ventos fortes tem sido uma constante, árvores com ramos e fruta no chão por causa do vento! Neste mês de Julho só vi nascer o Sol no fim de semana dos 40 graus, de resto todas as manhãs têm sido nubladas e com nevoeiros. As temperaturas são frias de manhã e algum calor durante o dia!! Não não peço 50 graus, como alguns extremistas aqui falam. Aqui ninguém manda e ainda bem, apenas relato que o verão tem sido anormal na minha região, aqui ninguém tem dúvidas.


:facepalm: se for de Évora como diz no perfil, segundo os dados do ipma das observações diárias, desde o dia 13 julho tem temperaturas acima dos 31.5ºC e hoje vai ser mais um dia provavelmente ali nos 35/36, não vejo onde está a anomalia..., eu sou de Coruche e estou habituado também a verão quente e todo o ano bater os 40ºC, este ano ainda não bateu (2 dias ficou perto 39 e algo) mas não me vêm a queixar e aqui até apanho mais manhãs nubladas comparado a Évora, mas acho tudo normal, todos os anos acontece o mesmo, tantas vezes aconteceu nos últimos verões, ir às praias na costa mais perto e acordar com uma manhã nublada
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Só estas críticas?!?! Poucas?!??! Meus senhores, aqui vivo há 40 anos, trabalho no campo, lido com a Natureza todos os dias. O que disse acima, não retiro nem uma única palavra. Sei do que falo, NA MINHA ZONA (ALVALADE DO SADO) as temperaturas mínimas estão baixas para a época do ano, o excesso de nevoeiros e a nortada excessiva têm dominado este Verão até aqui.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,531
Local
Castelo Branco
Só estas críticas?!?! Poucas?!??! Meus senhores, aqui vivo há 40 anos, trabalho no campo, lido com a Natureza todos os dias. O que disse acima, não retiro nem uma única palavra. Sei do que falo, NA MINHA ZONA (ALVALADE DO SADO) as temperaturas mínimas estão baixas para a época do ano, o excesso de nevoeiros e a nortada excessiva têm dominado este Verão até aqui.
Eu aqui pela Beira Baixa tenho exactamente a mesma sensação. Para esta época o normal são as noites tropicais, no entanto estamos a ter mínimas de 15ºC. Em relação à temperatura máxima está dentro do normal.

Este clima é mais típico da segunda quinzena de Agosto, e ainda estamos em Julho. A excepção até agora resumiu-se a 3 dias. Felizmente eu gosto mais de temperaturas frescas por isso esta situação tem-me assentado como uma luva.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu aqui pela Beira Baixa tenho exactamente a mesma sensação. Para esta época o normal são as noites tropicais, no entanto estamos a ter mínimas de 15ºC. Em relação à temperatura máxima está dentro do normal.

Este clima é mais típico da segunda quinzena de Agosto, e ainda estamos em Julho. A excepção até agora resumiu-se a 3 dias. Felizmente eu gosto mais de temperaturas frescas por isso esta situação tem-me assentado como uma luva.
Nos últimos 10 dias, tens uma média de cerca de 18°c de temperatura mínima aí em CB, está exatamente na média para aí. Onde está a anormalidade?:disgust:
Mais, CB tem uma média de 9/10 noites tropicais em julho.
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Só estas críticas?!?! Poucas?!??! Meus senhores, aqui vivo há 40 anos, trabalho no campo, lido com a Natureza todos os dias. O que disse acima, não retiro nem uma única palavra. Sei do que falo, NA MINHA ZONA (ALVALADE DO SADO) as temperaturas mínimas estão baixas para a época do ano, o excesso de nevoeiros e a nortada excessiva têm dominado este Verão até aqui.
Nortada excessiva?:facepalm: talvez isso aí tenha algum efeito como a serra de Sintra, e mereça um estudo...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A verdade é que sim, desde meados de junho que a temperatura tem estado abaixo da média, excetuando alguns dias, claro.
m676vED.gif

O mês deve acabar abaixo da média, principalmente a norte.
 
Última edição:

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Aqui ninguém está a criticar se o verão está a ser frio ou quente. As críticas devem-se ao facto deste verão estar a ser instável em termos de temperaturas, ora as temperaturas sobem, logo a seguir descem, tornam a subir, tornam a descer... E as descidas de temperatura quando elas acontecem não são suaves, antes pelo contrário. Temos tido subidas e descidas (principalmente) bruscas nas temperaturas de um dia para o outro, com valores a roçar os 10°C de diferença. E amanhã está prevista mais uma descida acentuada para o interior norte e centro na ordem desses valores... Tem sido o verão do sobe e desce, um verão com padrões de primavera ou outono. Quem vive da agricultura não está a ser fácil a vida para eles neste verão... Graças a estes variações bruscas e acentuadas na temperatura de uns dias para os outros que as culturas agrícolas têm sofrido doenças como míldio e oídio e quebras de produção um pouco por todo o país. Tomates verdes, pepinos pouco desenvolvidos, feijões podres, cebolas de medíocre qualidade. Só mesmo as batatas, apesar da ocorrência dos ditos focos de míldio e oídio graças à instabilidade das temperaturas, se têm salvado. Este é o retrato da agricultura no Verão 2021. Agora antes de criticarem e meterem facepalms pensem um bocadinho...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Aqui ninguém está a criticar se o verão está a ser frio ou quente. As críticas devem-se ao facto deste verão estar a ser instável em termos de temperaturas, ora as temperaturas sobem, logo a seguir descem, tornam a subir, tornam a descer... E as descidas de temperatura quando elas acontecem não são suaves, antes pelo contrário. Temos tido subidas e descidas (principalmente) bruscas nas temperaturas de um dia para o outro, com valores a roçar os 10°C de diferença. E amanhã está prevista mais uma descida acentuada para o interior norte e centro na ordem desses valores... Tem sido o verão do sobe e desce, um verão com padrões de primavera ou outono. Quem vive da agricultura não está a ser fácil a vida para eles neste verão... Graças a estes variações bruscas e acentuadas na temperatura de uns dias para os outros que as culturas agrícolas têm sofrido doenças como míldio e oídio e quebras de produção um pouco por todo o país. Tomates verdes, pepinos pouco desenvolvidos, feijões podres, cebolas de medíocre qualidade. Só mesmo as batatas, apesar da ocorrência dos ditos focos de míldio e oídio graças à instabilidade das temperaturas, se têm salvado. Este é o retrato da agricultura no Verão 2021. Agora antes de criticarem e meterem facepalms pensem um bocadinho...
Tomates verdes? Só se for aí, porque aqui já há tomates maduros, tenho visto vinhas aqui com as uvas quase no ponto de maturação, mais umas 3 semanas e já se pode começar a vindima.