Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Tomates verdes? Só se for aí, porque aqui já há tomates maduros, tenho visto vinhas aqui com as uvas quase no ponto de maturação, mais umas 3 semanas e já se pode começar a vindima.

Ai sim? Só se for aí em Portalegre, visto que nessa zona houve pouca ou mesmo praticamente nenhuma instabilidade em junho, o que também ajudou. Em muitos locais do norte e centro as trovoadas e o granizo de junho durante dias a fio dizimaram inúmeras colheitas. Talvez isso explique o facto de aí as culturas agrícolas estarem mais adiantadas, digo eu...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Ai sim? Só se for aí em Portalegre, visto que nessa zona houve pouca ou mesmo praticamente nenhuma instabilidade em junho, o que também ajudou. Em muitos locais do norte e centro as trovoadas e o granizo de junho durante dias a fio dizimaram inúmeras colheitas. Talvez isso explique o facto de aí as culturas agrícolas estarem mais adiantadas, digo eu...
É claro que houve culturas afetadas, não generalizes é todo o norte e centro, porque foram trovoadas, e grande parte das vezes são situações localizadas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Aonde isto já vai, nos tomates, nas melancias, nos melões, não esqueçam das ameixas que também estão uma categoria. :D
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Nos últimos 10 dias, tens uma média de cerca de 18°c de temperatura mínima aí em CB, está exatamente na média para aí. Onde está a anormalidade?:disgust:
As médias enganam, por aqui não é normal termos tantas noites com mínimas de 14/15ºC em Julho.

Mais, CB tem uma média de 9/10 noites tropicais em julho.
Este ano se tivermos tido 5 noites tropicais foi muito.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
As médias enganam, por aqui não é normal termos tantas noites com mínimas de 14/15ºC em Julho.


Este ano se tivermos tido 5 noites tropicais foi muito.
Por acaso, se há lugar onde é relativamente normal haver esta variação na temperatura mínima no verão é Castelo Branco (assim como outro lugares da mesma região), onde facilmente se tem 4/5 dias seguidos com mínimas abaixo dos 15 ºC, e na semana seguinte as mínimas são quase todas tropicais
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Vamos manter a calma e evitar as picardias e ataques pessoais. O staff não quer andar a "varrer" posts e a banir membros.
Ninguém se está a picar, simplesmente divergimos.

Por acaso, se há lugar onde é relativamente normal haver esta variação na temperatura mínima no verão é Castelo Branco (assim como outro lugares da mesma região), onde facilmente se tem 4/5 dias seguidos com mínimas abaixo dos 15 ºC, e na semana seguinte as mínimas são quase todas tropicais
O teu ponto de visto é o ponto de vista de alguém de fora a analisar números. O meu ponto de vista é o de um habitante local que não tolera muito bem temperaturas abaixo dos 17ºC e que não tem memória de alguma vez em Julho ter sequer andado de mangas compridas. Volto a dizer, em Julho, temperaturas de 14/15ºC não são normais. Nos últimos dias tem sido o normal, hoje foi a excepção, pois já tivemos 18ºC de mínima.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Ninguém se está a picar, simplesmente divergimos.


O teu ponto de visto é o ponto de vista de alguém de fora a analisar números. O meu ponto de vista é o de um habitante local que não tolera muito bem temperaturas abaixo dos 17ºC e que não tem memória de alguma vez em Julho ter sequer andado de mangas compridas. Volto a dizer, em Julho, temperaturas de 14/15ºC não são normais. Nos últimos dias tem sido o normal, hoje foi a excepção, pois já tivemos 18ºC de mínima.
Eu não estou a falar de conforto, até porque isso mete muita coisa ao barulho (vento, insolação, humidade, etc...) e não só temperaturas. Mas 3/4 dias com mínimas abaixo dos 15 ºC não é incomum por aí porque a temperatura varia muito consoante esteja tempo mais húmido ou esteja mais para as inversões. Isto pode acontecer até mesmo em meses quentes no geral:
gtxme03201307.jpg
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Eu não estou a falar de conforto, até porque isso mete muita coisa ao barulho (vento, insolação, humidade, etc...) e não só temperaturas. Mas 3/4 dias com mínimas abaixo dos 15 ºC não é incomum por aí porque a temperatura varia muito consoante esteja tempo mais húmido ou esteja mais para as inversões. Isto pode acontecer até mesmo em meses quentes no geral:
gtxme03201307.jpg
Que raio de gráfico é esse? Uma média de 41ºC quando raramente a temperatura chega aos 40ºC? Só por um par de vezes é que isso aconteceu, manifestamente insuficiente para fazer uma média dessas.

EDIT:
Em 41 anos de vida, só por uma vez é que me lembro de a temperatura ter chegado aos 41, foi o dia em que o record de temperatura foi batido, o anterior era de 40.7 se não me engano. Por aqui é raríssimo a temperatura chegar aos 40.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Ninguém se está a picar, simplesmente divergimos.


O teu ponto de visto é o ponto de vista de alguém de fora a analisar números. O meu ponto de vista é o de um habitante local que não tolera muito bem temperaturas abaixo dos 17ºC e que não tem memória de alguma vez em Julho ter sequer andado de mangas compridas. Volto a dizer, em Julho, temperaturas de 14/15ºC não são normais. Nos últimos dias tem sido o normal, hoje foi a excepção, pois já tivemos 18ºC de mínima.
Lá está a tal memória seletiva, recua até julho de 2018 por exemplo.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Lá está a tal memória seletiva, recua até julho de 2018 por exemplo.
Eu faço 42 anos em setembro próprio, já não faço vida de noite, mas nos meus 16-22 anos em que ficava na rua até às 3 da manhã não me lembro de alguma vez ter andado de manga comprida, na segunda quinzena de Agosto lembro-me de ter sentido frio, mas nunca em julho. Esse ano de 2018 foi uma excepção em tudo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego