Seguimento Meteorológico Livre - 2021

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Estou a ver que há aqui muito potencial para arrendar a minha casa em Várzea da Serra, Tarouca.

Temperaturas mínimas inferiores a 10ºC estão garantidas em praticamente todas as noite de verão. Máximas > 30ºC são uma raridade.
A temperatura no interior da casa nunca ultrapassa os 20ºC. Tem lareira que é usada o ano inteiro.

Existe ainda a piscina fluvial, com água de nascente, pública e gratuita. Em Junho a água da piscina estava a 10ºC.

Também existe a probabilidade de ver geada da janela, nos lameiros junto ao rio, mesmo no mês de Agosto.

Troco, JÁ, por uma casa no Algarve ou no Alentejo com piscina! :D
49746212397
Eu sei que este comentário foi feito na brincadeira, mas tirando a água a 10 ºC não há aí nada que não me agrade :D
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Gentes do Interior, aproveitem estes dias frescos que a partir de dia 8 parece que volta o calor!

Verão normal?
Em agosto do ano passado também houve dias frios e bem mais chuvosos no Litoral Norte e todos os anos é raro o mês que não chove no Litoral Norte, portanto sim, é totalmente normal. :rain:

A realidade é que este padrão já tem um fim visível, pois no dia 8 voltam os 28-30°C ao Litoral Norte, ou seja, as temperaturas normais para esta altura do ano. :calor:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Gentes do Interior, aproveitem estes dias frescos que a partir de dia 8 parece que volta o calor!


Em agosto do ano passado também houve dias frios e bem mais chuvosos no Litoral Norte e todos os anos é raro o mês que não chove no Litoral Norte, portanto sim, é totalmente normal. :rain:

A realidade é que este padrão já tem um fim visível, pois no dia 8 voltam os 28-30°C ao Litoral Norte, ou seja, as temperaturas normais para esta altura do ano. :calor:

Amanhã, já sobe a temperatura no sotavento algarvio e voltam as noites tropicais, bem antes do dia 8. :D

Os do Sul levam o Inverno todo a queixarem-se que não chove e os do Norte levam o Verão todo a queixarem-se que não faz calor.

Ou seja, ninguém tem o tempo ideal na zona onde vive. :huhlmao:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Os do Sul levam o Inverno todo a queixarem-se que não chove e os do Norte levam o Verão todo a queixarem-se que não faz calor.
Lá isso é verdade, mas não é preciso ir mais longe, até os próprios alentejanos ( alguns), se têm queixado desde verão, quando até agora tem sido bem melhor do que o do ano passado.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Amanhã, já sobe a temperatura no sotavento algarvio e voltam as noites tropicais, bem antes do dia 8. :D

Os do Sul levam o Inverno todo a queixarem-se que não chove e os do Norte levam o Verão todo a queixarem-se que não faz calor.

Ou seja, ninguém tem o tempo ideal na zona onde vive. :huhlmao:
Em Monchique penso que as noites não serão tropicais

Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Lá isso é verdade, mas não é preciso ir mais longe, até os próprios alentejanos ( alguns), se têm queixado desde verão, quando até agora tem sido bem melhor do que o do ano passado.

Meu caro, as próprias culturas no Alentejo, mostram que não estão a gostar nada deste verão. Nesta altura muitas estão com doenças, folhas queimadas do excesso de humidade e vento frio à noite e do sol quente que fez em poucos dias aqui!!!

Verões mais quentes, (não tórridos), há uma melhor produção em todas as culturas. Quanto mais estável é o Verão, melhor para a vegetação e animais. Este verão tem tido tudo menos isso, variações bruscas na temperatura (entre o dia e a noite), variações de humidade e excesso de vento nesta zona, ou seja os ingredientes necessários para fazer mal às culturas. A juntar a estas flutuações estão já a aparecer em grande número mosca da azeitona e da fruta.

E o consumidor, quem comprar a fruta em anos destes vai ingerir mais pesticidas, e muitas gente nem se apercebe que um verão ameno e húmido é a pior coisa para a agricultura.

Este Verão, está a ser pior que o do ano passado, do ponto de vista agrícola. Em 2014 e 2004 tivemos uns verões assim, húmidos e amenos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Meu caro, as próprias culturas no Alentejo, mostram que não estão a gostar nada deste verão. Nesta altura muitas estão com doenças, folhas queimadas do excesso de humidade e vento frio à noite e do sol quente que fez em poucos dias aqui!!!

Verões mais quentes, (não tórridos), há uma melhor produção em todas as culturas. Quanto mais estável é o Verão, melhor para a vegetação e animais. Este verão tem tido tudo menos isso, variações bruscas na temperatura (entre o dia e a noite), variações de humidade e excesso de vento nesta zona, ou seja os ingredientes necessários para fazer mal às culturas. A juntar a estas flutuações estão já a aparecer em grande número mosca da azeitona e da fruta.

E o consumidor, quem comprar a fruta em anos destes vai ingerir mais pesticidas, e muitas gente nem se apercebe que um verão ameno e húmido é a pior coisa para a agricultura.

Este Verão, está a ser pior que o do ano passado, do ponto de vista agrícola. Em 2014 e 2004 tivemos uns verões assim, húmidos e amenos.
Mas é só a agricultura que conta? Então e a seca a sul do tejo? E o fato de estarmos a ter um verão com poucos incêndios? O meu caro, está sempre a queixar-se da seca, não é melhor um verão mais ameno/ normal? Não sei, digo eu..
Será que tem sido um verão assim tão anormal no Alentejo? :suicidio:
 
Última edição:

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
O que está a ser anormal neste verão são as descidas bruscas de 10°C das máximas de um dia para o outro. Coisa que já aconteceu inúmeras vezes neste verão de 2021. De resto, em relação à média, não está a ser nem um verão frio nem um verão propriamente muito quente. Os verões da década de 1970 foram, sem dúvida, bem piores... O que está a ser anormal neste verão são, sem dúvida, as descidas de temperatura de um dia para o outro na ordem dos 10°C de uma assentada. É por causa disso que as pessoas se queixam, e os efeitos dessas descidas bruscas são claramente visíveis nas culturas agrícolas, como já foi aqui referido.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mas é só a agricultura que conta? Então e a seca a sul do tejo? E o fato de estarmos a ter um verão com poucos incêndios? O meu caro, está sempre a queixar-se da seca, não é melhor um verão mais ameno/ normal? Não sei, digo eu..
Será que tem sido um verão assim tão anormal no Alentejo?
Não, não está, e os dados de julho comprovam exatamente isso. Até agora o Alentejo teve sempre temperaturas próximas ou superiores à média. Só mesmo nestes dias é que a temperatura estará um pouco abaixo da média, porque daqui a uns dias voltarão a estar acima... :disgust:

E digamos: até é bom que este verão não fosse muito quente, até porque a maioria das barragens no Sul estão num nível que não se via há muitos anos. Até a cascata do Pego do Inferno, em Tavira, corre neste preciso momento, o que contrasta e bem com os 22 meses em que nada correu por ali (entre janeiro de 2019 e finais de novembro de 2020). :uau:
A cereja no topo do bolo este ano seria um outono muito chuvoso que pusesse as barragens de norte a sul na cota máxima ou próximo disso. Não é assim tão irreal como muitos pensam, até porque já tivemos verões amenos no passado recente que deram origem a outonos bem chuvosos. Veremos o que acontece! :pray: