Seguimento Meteorológico Livre - 2021

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Mas é só a agricultura que conta? Então e a seca a sul do tejo? E o fato de estarmos a ter um verão com poucos incêndios? O meu caro, está sempre a queixar-se da seca, não é melhor um verão mais ameno/ normal? Não sei, digo eu..
Será que tem sido um verão assim tão anormal no Alentejo? :suicidio:

Este ano, ainda tenho alguma alfarroba verde, em anos anteriores em metade de Julho já ela estava caída no chão, só agora é que começa a cair, as alfarrobeiras estão mais verdes e viçosas do que em anos anteriores, está um Verão mais soft e não aquele Verão secante em que chegamos a esta altura e já está tudo seco.

Aliás levo 14 anos de fórum e sempre ouvi dizer que o melhor mês de praia no litoral oeste é Setembro, quando a nortada não é tão intensa.

Na ponta sudeste da Europa, estão a viver o verdadeiro Verão

Grécia enfrenta pior vaga de calor dos últimos 30 anos

https://multinews.sapo.pt/atualidade/grecia-enfrenta-pior-vaga-de-calor-dos-ultimos-30-anos/
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Aliás levo 14 anos de fórum e sempre ouvi dizer que o melhor mês de praia no litoral oeste é Setembro, quando a nortada não é tão intensa.
Sim, em muitos anos, Setembro, e por vezes até mesmo Outubro, são os melhores meses para fazer praia, normalmente há menos nortada, e a temperatura da água do mar está mais alta.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O que está a ser anormal neste verão são as descidas bruscas de 10°C das máximas de um dia para o outro. Coisa que já aconteceu inúmeras vezes neste verão de 2021. De resto, em relação à média, não está a ser nem um verão frio nem um verão propriamente muito quente. Os verões da década de 1970 foram, sem dúvida, bem piores... O que está a ser anormal neste verão são, sem dúvida, as descidas de temperatura de um dia para o outro na ordem dos 10°C de uma assentada. É por causa disso que as pessoas se queixam, e os efeitos dessas descidas bruscas são claramente visíveis nas culturas agrícolas, como já foi aqui referido.
Onde andam essas descidas? Que eu saiba não tem havido nada disso nos últimos tempos. Houve sim em junho, mas não nas últimas duas semanas... :hmm:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Onde andam essas descidas? Que eu saiba não tem havido nada disso nos últimos tempos. Houve sim em junho, mas não nas últimas duas semanas... :hmm:

Ai não? É claro que na tua zona não houve... Mas ainda há pouco mais de uma semana no interior norte e centro houve uma descida dessa ordem (de 22 para 23 de julho), uma descida na ordem dos 8-9°C, para ser mais concreto... :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Vergonhoso este verão de treta...
Todos os anos costumo ter dias a fio temperaturas de 30°c este ano se foram 6 dias acima dos 30°c foi muito..

Detesto que no verão não haja tempo de verão assim como no inverno não haja tempo a condizer.
E a ver pelos modelo será para continuar esta pasmaceira...
Mais um fim de semana com chuva por estas bandas e o 3° consecutivo.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Aj3YSrT.gif


E4FmYDe.gif
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Meu caro, as próprias culturas no Alentejo, mostram que não estão a gostar nada deste verão. Nesta altura muitas estão com doenças, folhas queimadas do excesso de humidade e vento frio à noite e do sol quente que fez em poucos dias aqui!!!

Verões mais quentes, (não tórridos), há uma melhor produção em todas as culturas. Quanto mais estável é o Verão, melhor para a vegetação e animais. Este verão tem tido tudo menos isso, variações bruscas na temperatura (entre o dia e a noite), variações de humidade e excesso de vento nesta zona, ou seja os ingredientes necessários para fazer mal às culturas. A juntar a estas flutuações estão já a aparecer em grande número mosca da azeitona e da fruta.

E o consumidor, quem comprar a fruta em anos destes vai ingerir mais pesticidas, e muitas gente nem se apercebe que um verão ameno e húmido é a pior coisa para a agricultura.

Este Verão, está a ser pior que o do ano passado, do ponto de vista agrícola. Em 2014 e 2004 tivemos uns verões assim, húmidos e amenos.
Curiosamente pelos Algarves parece ser o oposto...este Verão normal está a permitir às árvores aguentarem-se e não há nada de mosca da azeitona( pelo menos para já e na minha zona) . Pode mesmo ser um ano espetacular de azeitona! Se viesse alguma chuva no fim de Setembro era o ideal mas isso é pedir muito!
A minha maior curiosidade é saber como será o próximo ano hidrológico...se for seco começamos a entrar num caminho perigoso...
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Ai o drama. O HORROR! Um Agosto sem 45ºC! O pessoal está muito mal habituado. :)
Tem razão no que diz... Mas se vivesse no litoral oeste aonde o casaco ainda é usual neste "verão" , não falava assim. Nortada que até mete dó.
Se formos então analisar os dados vemos que o litoral Norte é o litoral oeste anda abaixo da média.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Tem razão no que diz... Mas se vivesse no litoral oeste aonde o casaco ainda é usual neste "verão" , não falava assim. Nortada que até mete dó.
Se formos então analisar os dados vemos que o litoral Norte é o litoral oeste anda abaixo da média.

Nisso tem razão as temperaturas no litoral oeste neste Verão têm estado sempre abaixo da média e assim vai continuar neste mês...
Acredito que a maioria dos dias até precisem de casaco em especial de manhã..
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Nisso tem razão as temperaturas no litoral oeste neste Verão têm estado sempre abaixo da média e assim vai continuar neste mês...
Acredito que a maioria dos dias até precisem de casaco em especial de manhã..
Casaco de manhã até às 10:30, e casaco depois das 18:00 h... Praia então é para esquecer.. Só se quiserem a pele limpa com jacto de Areia.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego