Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O7YAvBd.png


Agosto não é mês favorável, em geral. Deverá passar muito longe (se chegar a aparecer).

0jrGWIz.png
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O7YAvBd.png


Agosto não é mês favorável, em geral. Deverá passar muito longe (se chegar a aparecer).

0jrGWIz.png
A run 18z do GFS também o mostra

ba34610727b14212c4ffc201da11151e.gif


Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia. Acabei de ver a previsão para hoje na RTP1 e houve uma falha engraçada, bem sei que o verão não está a ser escaldante, mas no mapa aquando da previsão na região centro puseram uma mapa de inverno. Quem tiver gravações automáticas pode sempre ver.
Exemplos;
Lisboa tmin 8 tmax 14
Penhas Douradas tmin -2 tmax 4

Enviado do meu LG-D405 através do Tapatalk
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,696
Local
Loures
Bom dia. Acabei de ver a previsão para hoje na RTP1 e houve uma falha engraçada, bem sei que o verão não está a ser escaldante, mas no mapa aquando da previsão na região centro puseram uma mapa de inverno. Quem tiver gravações automáticas pode sempre ver.
Exemplos;
Lisboa tmin 8 tmax 14
Penhas Douradas tmin -2 tmax 4

Enviado do meu LG-D405 através do Tapatalk

O próprio meteorologista do IPMA disse que havia um erro no mapa ;)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Parece que estamos a dias de uma mudança clara de padrão ao nível de temperaturas, tudo devido a uma depressão nos Açores. Felizmente, por um triz, parece que o calor mais intenso vai ficar no interior espanhol, mas veremos! :calor: :eek:

Ainda mais surpreendente é que tal mudança de padrão deverá ocorrer mais ou menos na altura do meu aniversário e do meu quarto de século - quem diria?!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Parece que estamos a dias de uma mudança clara de padrão ao nível de temperaturas, tudo devido a uma depressão nos Açores. Felizmente, por um triz, parece que o calor mais intenso vai ficar no interior espanhol, mas veremos! :calor: :eek:

Ainda mais surpreendente é que tal mudança de padrão deverá ocorrer mais ou menos na altura do meu aniversário e do meu quarto de século - quem diria?!
Mas já são várias operacionais que também colocam temperaturas algo extremas por cá, hoje é o ECM que está agressivo Contudo a distância temporal é enorme, e o GFS que era quem vinha insistindo nesses extremos, hoje até teve uma operacional bem mais soft! Agora já é praticamente consensual entre os modelos que teremos uma mudança de sinotica para as duas próximas semanas


Run 0z ECM

0083b88276eee922716522bf0b27f518.jpg


Run 0z GFS,
Calor a perder de vista...

449dd592852d85f6f9709e53e109e099.gif
e7699db84e4d1f3209c8de649c263743.gif
 
Última edição:

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Sei que estamos em agosto, mas já passou uma semana e o tópico de seguimento com mais mensagens é o das ilhas, com quase 4 vezes mais que o do litoral centro, que é o que tem menos, costuma ser mais é ao contrário!

Esse facto diz tudo sobre a pasmaceira miserável de tempo que foi esta primeira semana de agosto. Nem calor, nem trovoadas, nem chuva em condições, apenas uns miseráveis chuviscos que não prestam para nada. O que vale é que a partir de amanhã regressa finalmente o calor, quanto às trovoadas é caso para dizer que desapareceram sem deixar rasto e não têm data para voltar, agosto será mais um mês de pasmaceira como foi o julho. Isto depois do melhor junho dos últimos 15 anos no que diz respeito a trovoadas.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Isto depois do melhor junho dos últimos 15 anos no que diz respeito a trovoadas.
Isto também diz muito da região onde vives, porque por aqui a última trovoada de jeito que tive foi em abril. Junho teve de facto algumas coisas, com uns trovões mal audíveis ao longe, mas não foi nada de especial... E mesmo a primavera foi pouco instável a sul do Tejo, tanto que o Algarve, mesmo tendo tido um inverno bem melhor que o anterior, acumula menos precipitação anual que em 2020 por esta altura do ano, em parte devido à falta de instabilidade atmosférica em forma de trovoadas (há zonas da região que acumulam menos de 100 mm nestes últimos 8 meses do ano, mesmo com um fevereiro bem chuvoso). :surprise:

Este verão está, de facto, a ser muito fraquinho ao nível de trovoadas. Está a ser inclusive pior que 2019, ano em que tive apenas 1 dia de trovoada por aqui e foi simplesmente um trovão ao longe e uma chuvinha que estragou a Festa de Corroios (e está resumido o único dia de trovoada do verão e do ano). 2020, em contrapartida, foi um ano que contrastou com os anteriores (e com este ano) ao nível das trovoadas, pois a primavera foi talvez uma das mais instáveis em tempos recentes (pena que o país estava confinado na altura), o mês de julho teve um evento que ficará na memória de qualquer um que o viu e ouviu (falo obviamente do dia 21 de julho do ano passado) e, no outono, a tempestade Clemente trouxe umas trovoadas bem jeitosas também para aqui... :trovao:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Finalmente o tempo vai animar a partir de quinta. Ja não era sem tempo... Esta pasmaceira ja estava a enjoar