Seguimento Meteorológico Livre - 2021



Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ah pois então deve ser isso. Porque andava a ver os meteogramas do GFS. E vi valores um bocado baixos de CAPE/LI para haver assim muita instabilidade.

O IPMA tem o centro europeu como modelo base para as suas previsões. Não quer dizer que os meteorologistas não cruzem informações com outros modelos.

Quanto a esta situação, o CAPE está previsto atingir valores muito significativos em grande parte do território, acima de 1000 J/Kg. No mar, a Oeste/ Sudoeste do continente, onde as células se estão formar, os valores podem ser ainda significativamente mais elevados. A somar a isso, a troposfera está toda ela muito húmida, com valores elevados de água precipitável, o que garante o desenvolvimento de células convectivas intensas.
 

JJViseu

Cirrus
Registo
6 Jan 2021
Mensagens
11
Local
Viseu
O IPMA tem o centro europeu como modelo base para as suas previsões. Não quer dizer que os meteorologistas não cruzem informações com outros modelos.

Quanto a esta situação, o CAPE está previsto atingir valores muito significativos em grande parte do território, acima de 1000 J/Kg. No mar, a Oeste/ Sudoeste do continente, onde as células se estão formar, os valores podem ser ainda significativamente mais elevados. A somar a isso, a troposfera está toda ela muito húmida, com valores elevados de água precipitável, o que garante o desenvolvimento de células convectivas intensas.
Muito obrigado pela explicação.
Por acaso fui ver os meteogramas (MeteoPT) do GFS para Viseu e reparei em valores mais baixos, daí que perguntei claro.

Onde posso ver os modelos onde estão previstos esses valores? Obrigado!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
NHC a ser cruel :D

Showers and thunderstorms remain very limited in association with a non-tropical area of low pressure over the far northeastern Atlantic, about midway between the Azores and Portugal. Tropical or subtropical development of this system is no longer expected while it moves eastward and then inland over Portugal by late Tuesday.
* Formation chance through 48 hours...low...near 0 percent.
* Formation chance through 5 days...low...near 0 percent.

SJmQ1B5.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Aliás nem sei porquê que o IPMA colocou o aviso laranja para os distritos aqui do norte.

Eu até acho que o IPMA esteve bem tendo em conta a imprevisibilidade, os modelos é que falharam redondamente, havia de facto condições para tempo mais severo, indicado por vários modelos e a própria sinóptica era favorável a isso mas os modelos são isso mesmo, modelos.

Um falhanço tão grande a uma distância curta não é muito comum, mas acontece.

Neste caso falharam bastante na maioria do território, pelo menos para já pois o evento ainda não acabou, se calhar ainda nem começou ...aguardemos. :unsure:
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Eu até acho que o IPMA esteve bem tendo em conta a imprevisibilidade, os modelos é que falharam redondamente, havia de facto condições para tempo mais severo, indicado por vários modelos e a própria sinóptica era favorável a isso mas os modelos são isso mesmo, modelos.

Um falhanço tão grande a uma distância curta não é muito comum, mas acontece.

Neste caso falharam bastante na maioria do território, pelo menos para já pois o evento ainda não acabou, se calhar ainda nem começou ...aguardemos. :unsure:
Sim, mas só me estou a referir ao norte, em que os modelos não previam nada de especial para a madrugada e manhã e não aconteceu nada de mais.
Veremos se as próximas horas trazem alguma coisa interessante. :trovao:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Este evento tem potencial. Ainda vai surpreender. Provavelmente próxima madrugada e dia de amanhã. Aguardemos com serenidade. :)
O dia com mais potencial de instabilidade é amanhã e não hoje, aguardemos, sem criar demasiadas expetativas, pois pode ser 8 ou 80, como se viu hoje.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Pelo satélite e radar parece que o Baixo Alentejo e Algarve ja nao vão apanhar nada mais hoje nem amanhã
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Pelo satélite e radar parece que o Baixo Alentejo e Algarve ja nao vão apanhar nada mais hoje nem amanhã
Hoje nunca dava grande coisa, amanhã a partir da madrugada até à hora de almoço é a hora mais favorável para ocorrer precipitação forte no Algarve e durante a tarde no interior algarvio, não esquecer que a maré cheia é durante a manhã e nas horas em que se prevê mais precipitação.